Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Veja como foi o Tríduo preparatório

03/03/2012

Notícias

Encerrando a semana missionária, a celebração dessa sexta-feira, último dia do Tríduo, foi marcada pela forte presença do Apostolado da Oração e da devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

Frei Cláudio Broca, primo e conterrâneo de Frei Jeferson, presidiu a celebração e falou sobre a grandeza do ministério presbiteral. Também Frei Mário Stein, que conviveu com Frei Jeferson em Imbariê e que por seis anos foi missionário na África, falou para o povo em que consiste a vocação missionária, partilhando um pouco da sua própria experiência enquanto esteve em Angola, lugar onde Frei Jeferson irá desempenhar sua atividade pastoral como religioso franciscano e sacerdote.

Em seguida, depois de fazer a promessa de fidelidade, Frei Jeferson, num gesto muito singelo e profundo, lavou os pés de sua mãe, como símbolo e exercício do verdadeiro sacerdócio, que é estar a serviço dos irmãos e irmãs.

Após a comunhão, houve a benção de um pão, o qual foi partilhado por Frei Jeferson entre todos os participantes da celebração. Assim, após uma semana de visitas e bênçãos de casas, muitos encontros e partilhas de vida, é só esperar o grande momento da ordenação, que acontecerá no sábado (03/03), às 19h, na Igreja nossa Senhora da Glória, em Guaratinguetá.

No domingo, suas primícias serão celebradas na sua comunidade de origem, Comunidade Sagrada Família, às 10h, tendo como pregador Frei Gilberto da Silva, que é confrade de turma de Frei Jeferson e será ordenado no dia 28 de abril, em Jacarezinho-PR.

2º DIA

No dia em que o Seminário Frei Galvão completava seus 70 anos de existência, cuja festa será celebrada na próxima terça-feira, com missa solene presidida pelo Ministro Provincial Frei Fidêncio Vamboemmel, o guardião do Seminário Frei Galvão, Frei Daniel Dellandrea, presidiu o segundo dia do tríduo em preparação a ordenação do Frei Jeferson Broca, igreja Nossa Senhora da Glória, em Guaratinguetá.

Na sua homilia, Frei Daniel ressaltou a importância da profissão religiosa para os frades menores, enfatizando a fidelidade aos votos religiosos para a verdadeira realização dos religiosos.

Após a homilia, Frei Jeferson, conduzido por Frei Pedro da Silva, realizou a sua promessa de castidade, seguida da oração de São Francisco diante do crucifixo.

Depois da oração pós-comunhão, o Santíssimo Sacramento foi exposto, sendo levado pelo meio do povo por Frei Jeferson. Em meio a muitas preces, pedidos, cantos e aclamações, o povo que lotava a igreja procurava uma forma de tocar no ostensório, expressando sua fé e amor no verdadeiro Pão descido do céu.

Nesta sexta, último dia do tríduo preparatório, a celebração será presidida pelo primo e conterrâneo de Frei Jeferson, Frei Cláudio Broca, que atualmente está morando em Paty do Alferes.

1º DIA

A igreja Nossa Senhora da Glória, em Guaratinguetá, paróquia que já foi franciscana, relembrou os tempos de outrora e acolheu numeroso grupo de frades para o início do Tríduo em preparação a Ordenação Presbiteral do Frei Jeferson Palandi Broca, que acontecerá nessa mesma igreja, no próximo sábado, às 19 horas.

Contando com a participação dos fiéis devotos de nossa Senhora Aparecida, cuja homenagem lhe prestam com a novena de todas as quartas-feiras, a celebração presidida por Frei Pedro da Silva transcorreu de modo harmonioso e tranqüilo.

Além dos frades missionários, também estiveram presentes 6 postulantes que ao longo desse primeiro dia de missões também puderam acompanhar os frades nas visitas e bênçãos de casas.

Nesta quinta-feira, segundo dia do Tríduo, a presidência da celebração será de Frei Daniel Dellandrea, que atualmente é guardião do Seminário Frei Galvão.

Frei Diego Atalino de Melo