Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Dois pedidos que fazem história

04/03/2012

Notícias

Frei Leonardo A. Santos

Guaratinguetá (SP) – No último sábado, 3 de março, a matriz de nossa Senhora da Glória, no Pedregulho, Guaratinguetá, recebeu gente de vários lugares  para celebrar a eucaristia e participar da Ordenação presbiteral de Frei Jeferson, o Quinho, como a família sempre o chamou. As famílias Palandi e Broca tinham o coração apertado entre a alegria de ver mais um padre na família e a que com certeza virá quando o menino que cresceu por ali partir para atravessar o Atlântico, rumo às terras de Angola.

O bispo ordenante foi Dom Raimundo Damasceno. Logo no início do rito de ordenação, o Ministro Provincial Frei Fidêncio Vanboemmel, frisou que no último ano houve dois pedidos de Frei Jeferson. O primeiro estava se cumprindo naquela noite: a ordenação presbiteral. O outro será cumprido em breve quando o novo presbítero deixar esta nossa terra para além-mar.

Na homilia, Dom Raimundo realçou sua alegria em estar ali. Lembrou que a Sagrada Ordenação é o único sacramento cuja administração é exclusividade do bispo. Suas palavras foram esclarecedoras ao povo e animadoras ao novo presbítero: “Quanto a ti, Frei Jeferson, transmite a todos a Palavra de Deus… Procura crer no que leres, ensinar o que creres, praticar o que ensinares! Toma consciência do que fazes e põe em prática o que celebras! Tem sempre diante dos olhos o exemplo do bom pastor que não veio para ser servido, mas para servir, e para buscar e salvar o que estava perdido.”

Ao final da celebração, diante de pessoas de tantos lugares que, de alguma maneira, ajudaram a construir sua vocação, Frei Jeferson agradeceu. Segundo ele, a vida de cada pessoa é um livro no qual escrevem aqueles com quem se convive. Todos escreveram no livro de sua vida, a cada encontro, uma linha de sua vocação ganhava pontuação e sentido. Ele também agradeceu pela confiança de deixarem seus livros abertos para que ele pudesse escrever.