Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Três diáconos ordenados para a Igreja do Senhor

14/05/2012

Notícias

Petrópolis (RJ) – Na manha do sábado, 12 de maio, a Província Franciscana da Imaculada Conceição ganhou mais três diáconos. Pela imposição das mãos de Dom Frei Caetano Ferrari, bispo da Diocese de Bauru (SP), Frei André Luiz da R. Henriques, Frei Clauzemir Makximovitz e Frei Rodrigo da Silva Santos foram ordenados para o primeiro grau do sacramento da Ordem.
Com a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Petrópolis (RJ), repleta e com a presença das fraternidades franciscanas da Serra, da Baixada, do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Guaratinguetá, além dos familiares e amigos dos ordenandos, às 10 horas, Frei Edrian Josué Pasini, em seu comentário, introduziu os participantes a esta festa da ordenação para o ministério do Serviço.
Ao som do órgão e da flauta tocada pela irmã de Frei André, deu-se início à linda celebração, presidida por Dom Caetano Ferrari. Estiveram presentes: o Vigário Provincial Frei Estêvão Ottenbreit; o mestre do tempo da Teologia e Definidor, Frei César Külkamp; o Definidor Frei Sandro Roberto da Costa, bem como os frades das fraternidades mencionadas acima. Além destes, marcaram presença os párocos diocesanos de Levy Gasparian (RJ) e Paraíba do Sul (RJ) , onde Frei Rodrigo e Frei Clauzemir atuaram pastoralmente.

Rito de Ordenação Diaconal
Após a liturgia da Palavra, deu-se início ao rito de ordenação diaconal. Frei João Francisco da Silva, na qualidade de diácono, chamou pelo nome os candidatos. Respondendo “presente”, sinal de prontidão e resposta generosa, os que serão ordenados colocam-se diante do Bispo. Frei César, delegado do Ministro Provincial Frei Fidêncio Vanboemmel, que devido às visitas canônicas no Sul da Província não pôde comparecer, apresentou os candidatos eleitos para o diaconato, pedindo que os ordenasse, atestando assim, a idoneidade de cada um bem como a aprovação do governo provincial. Em seguida, os ordenandos, que até então estavam sentados junto à assembleia, foram convidados a tomar um lugar no presbitério.

Homilia
O bispo franciscano e ex-ministro desta Província, Dom Caetano Ferrari, expressou durante a homilia sua alegria e satisfação em poder ordenar estes confrades. Acolhendo, franciscanamente, a todos os participantes desta celebração explicou, a partir das próprias leituras escolhidas para esta liturgia, a origem, o significado e o sentido de ser diácono. “O diácono é aquele que serve a mesa da eucaristia e a mesa da Palavra. E, a partir destas, vai em direção ao povo de Deus para ensinar e testemunhar”, afirmou Dom Caetano.

Olhando para os ordenandos, disse que são privilegiados por escolherem o tema de ordenação a partir da espiritualidade mariana. “Fazei tudo o que ele vos disser” (Jo 2,5). “A espiritualidade mariana que vocês escolheram deve reger o ministério para o qual serão ordenados. Espelhem-se em Maria”, disse o bispo.

Terminadas as palavras de exortação, Dom Caetano interrogou os eleitos sobre seus propósitos. Por ser um ministério em prol do povo, o desejo de assumir tal serviço deve ser de livre e espontânea vontade, assim como o modo de desempenhar este ofício. Por esta razão, os eleitos são indagados publicamente. Seguindo o rito, os eleitos prometem respeito e obediência aos sucessores dos apóstolos. Terminada esta parte, Dom Caetano convidou o povo de Deus a cantar a Ladainha, pedindo a Deus que derrame sua bênção sobre estes seus servos. Momento forte e de simbolismo rico quando os eleitos ao diaconato se prostraram no chão em sinal de total entrega a Deus, confiando plenamente nas mãos Daquele que tudo pode. Neste instante, a Ladainha de Todos os Santos, ao ser entoada, motivou a Igreja a rezar por este irmãos.

Em seguida, estando os ordenandos de joelho, Dom Caetano impõe as mãos sobre a cabeça dos eleitos. No rito de ordenação diaconal, apenas o bispo é quem impõe as mãos, diferentemente da presbiteral, quando todo o colegiado dos presbíteros impõe as mãos também. Após um breve momento de silêncio, o bispo ordenante, de mãos estendidas, faz a prece de ordenação.
Frei Roberto Ishara e Frei João Francisco, os diáconos da celebração, vestiram os ordenados com a estola diaconal e a dalmática. Um a um, de joelhos, receberam o Evangeliário do bispo ordenante. Neste momento, o bispo diz: “Recebe o Evangelho de Cristo, do qual foste constituído mensageiro; transforma em fé viva o que leres, ensina aquilo que creres e procura realizar o que ensinares”. E, por fim, através de um caloroso abraço, o epíscopo acolhe os neodiáconos e deseja-lhes a paz.

Ao término desta celebração, Frei Cesar Külkamp, em nome da Província, agradeceu o dom da vocação dos confrades e agradeceu ao bispo que, generosamente, se dispôs a ordená-los. Frei Clauzemir Makximovitz, representando os demais ordenados, também dirigiu algumas palavras de agradecimento.

Dom Caetano Ferrari agradeceu pelo convite e se colocou à disposição da Província. E, voltando-se para os neodiáconos os exortou para que possam, assim como Maria Santíssima, colocarem-se a serviço do povo de Deus. Com a bênção solene do bispo franciscano aos ordenados e ao povo fiel, concluiu-se esta belíssima e franciscana celebração eucarística.