Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“Todo frade deve renovar, todos os dias, a sua consagração”, diz Frei César

04/12/2020

Notícias

Moacir Beggo  

Petrópolis (RJ) – “Se nós já fôssemos perfeitos, santos, não precisaríamos ser frades. Ser frade é a fórmula de vida daqueles que são pecadores, daqueles que precisam de conversão, de transformação. E é nessa lógica que nós também renovamos os votos. Então, não são apenas vocês que estão aqui para renovar os votos, mas todo frade menor deve renovar, todos os dias da sua vida, a sua consagração”. Foi assim que o Ministro Provincial, Frei César Külkamp, exortou com carinho o grupo de professos temporários, de Angola e do Brasil, que está na etapa de Teologia, em Petrópolis (RJ), durante a celebração de renovação dos votos temporários na Ordem dos Frades Menores.

Esse momento reuniu os jovens Frei Crisóstomo Pinto Ngala (FIMDA); Frei Honorato S. Gaspar Gabriel (FIMDA); Frei André dos S. S. Mingas (FIMDA); Frei José João Ganga (FIMDA); Frei Miguel T. T. Filipe (FIMDA); Frei Danilo Santos Oliveira; Frei Felipe Medeiros Carretta; Frei Thiago da Silva Soares; e Frei Jonas Ribeiro da Silva durante a Oração da Vésperas, nesta sexta-feira (4/12), às 19h30, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus. A celebração teve a participação da Fraternidade e familiares, respeitando as normas sanitárias, e foi transmitida pelo Facebook da Paróquia.  Anualmente, até a profissão solene, os frades professos renovam seus votos.

OS NOVE FRADES QUE FIZERAM A RENOVAÇÃO DOS VOTOS

Segundo o Ministro Provincial, não apenas esses jovens frades estavam renovando os votos, mas “todos somos convidados a este espírito de renovação, renovação das nossas vidas, das nossas opções, no sentido de nos fundamentar novamente naquilo que é a vontade de Deus”, disse.

Para Frei César, esse momento não é apenas uma formalidade jurídica. “Renovamos esse compromisso também mais com o sentido de que precisamos renovar tudo em nós”, explicou.

Tomando a segunda Carta do Apóstolo Pedro, que fala do tempo de Deus, questionou: Como é o nosso tempo que vivemos aqui e agora? “Vivemos tempos bastante acelerados que exigem respostas, exigem resultados imediatos, porque hoje significa alguma coisa, amanhã pode não valer mais nada. Tudo tem sentido diferente e isso se torna também um dificultador para todos nós que fizemos a nossa opção vocacional, nossa consagração”, observou. Segundo o Apóstolo Pedro, mais importante é o tempo de Deus, porque ele não é movido por essas circunstâncias, por esses fenômenos modernos. No tempo de Deus, mil anos podem ser igual a um dia. Ele não age de acordo com essa necessidade de respostas, mas Ele não tarda em cumprir aquilo que ele mesmo nos prometeu”, indicou.

Segundo o Ministro Provincial, o tempo de Deus, a vontade de Deus, é suprema e ela aguarda que a gente a compreenda. Pedro adianta duas condições para entender a vontade de Deus: O Pai não quer que ninguém se perca, quer que todos sejam salvos; e que todos venham a se converter.

“A nossa vida franciscana é essencialmente uma vida chamada à conversão. São Francisco de Assis pedia que os frades até se chamassem penitentes, os Penitentes de Assis. Porque converter-se é a condição da nossa vida. Se nós já fôssemos perfeitos, santos, não precisaríamos ser frades. Ser frade é a fórmula de vida daqueles que são pecadores, daqueles que precisam de conversão, de transformação. E é nessa lógica que nós também renovamos os votos. Então, não apenas vocês que estão aqui para renovar os votos mas todo frade menor deve renovar todos os dias da sua vida a sua consagração. Deve rezar essa fórmula que vocês vão repetir daqui a pouco para que nós possamos, nessa renovação constante, chegarmos ao tempo, à lógica da vontade de Deus e não a nossa”, ensinou.

Para abraçar a lógica de Deus, é preciso vencer o próprio eu, como dizia São Francisco. “E essa lógica de Deus, de salvação, de conversão, nesta paciência que ele tem para conosco, não está tão preocupada com resultados imediatos. Está muito mais atenta ao processo que tem a ver com nossos encontros, nossas relações. É o recomeçar, o renovar todos os dias, tanto que São Francisco mesmo nos afirma: ‘Comecemos, irmãos, pois até agora pouco ou nada fizemos!’ Isso nos indica justamente o nosso caminho de conversão, de transformação, para que nesse processo de conversão nós nos tornemos também, nas mãos de Deus, instrumentos de salvação, nossa e do nosso irmão. Esta é a alma, o sentido de sermos uma fraternidade e, como nos provoca o Papa Francisco, na sua mais recente encíclica, é o nosso compromisso também de dar testemunho ao mundo, de vivermos a fraternidade no sentido amplo. Fraternidade como lugar de mútua ajuda, de encontro, de pessoas que querem se converter”, enfatizou.

“Por isso, de modo especial vocês que renovam seus votos, e nós todos que somos chamados à renovação e à conversão, comecemos, irmãos!”, completou.

Terminada a reflexão, Frei César deu início ao Rito de Renovação. O mestre Frei Marcos Andrade chamou a cada um dos frades, que fizeram o pedido e depois se comprometeram dizendo: “Faço voto a Deus Pai santo e todo-poderoso de viver por mais um ano, em obediência, sem nada de próprio e em castidade”. Cada frade fez essa promessa nas mãos do Ministro Provincial.