Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Renovação dos votos de Frei Andrei e Frei Fábio no Convento do Sagrado de Petrópolis (RJ)

07/11/2020

Notícias

Frei Augusto Luiz Gabriel

Petrópolis (RJ) – Às 8 horas deste sábado, 07 de novembro, Frei Andrei Nascimento dos Anjos e Frei Fábio Melo Vasconcelos, da Custódia Franciscana São Benedito da Amazônia, renovaram os votos de obediência, sem nada de próprio e em castidade na centenária Igreja do Sagrado Coração de Jesus de Petrópolis (RJ). O Guardião, Frei Jorge Paulo Schiavini, delegado do Custódio, Frei Edilson Rocha da Silva, acolheu a renovação dos frades do Tempo da Teologia e rendeu graças a Deus pela vocação à vida religiosa franciscana.

Aos sábados, por tradição franciscana, os frades menores recordam Maria com especial devoção. Por isso, depois de saudar e acolher seus confrades e aqueles que acompanharam a celebração pelas plataformas digitais, o mestre, Frei Marcos Antônio de Andrade, explicou que a oração da manhã fazia memória a Maria, e convidou a todos para iniciar a oração das Laudes do Comum de Nossa Senhora, com a recitação dos salmos da 1ª semana do saltério.

Após a leitura breve do livro do profeta Isaías (61,10), o presidente fez uma pequena reflexão, tendo como inspiração um versículo do cântico da salvação e também um texto sobre a vida de São Francisco, de seu biógrafo Tomás de Celano (Vida I – 29), que ilustra alguns aspectos da espiritualidade franciscana. Para Frei Jorge, nada mais é do que uma resposta daquilo que nós celebramos sempre, e de modo especial hoje, ao ouvirmos a leitura, onde a profecia se cumpre: “Exulto de alegria no Senhor e minh’alma regozija-se em meu Deus; ele me vestiu com as vestes da salvação, envolveu-me com o manto da justiça e adornou-me qual noiva com sua joias”.

Segundo ele, a vida em fraternidade é uma tentativa de resposta ao chamado de Deus que um dia cada um sentiu. “Fazemos essa experiência na comunidade de fé e na Ordem dos Frades Menores”, explicou.

“Vocês, Frei Fábio e Frei Andrei, já há algum tempo na Ordem, são chamados ao seguimento de Jesus Cristo para viver aquilo que escutamos ao longo desses anos: viver a penitência na humildade e anunciar a paz”, acrescentou.

Lembrou que os jovens frades têm suas raízes na região Norte do Brasil, em terras amazônicas, mas que agora residem na Fraternidade do Sagrado para aprofundar a fé por meio do estudo da Teologia. Segundo Frei Jorge, ambos continuam sendo missionários, anunciando o Evangelho com humildade, alegria e em fraternidade, através dos serviços, seja na portaria, liturgia ou através da arte.

“Que Deus vos abençoe e vos fortaleça em vossa vocação. E aqui repito mais uma vez aquelas palavras: ‘Põe o teu cuidado no Senhor e ele cuidará de ti’. Que a consagração destes dois jovens a Jesus Cristo possa inspirar-nos para correspondermos a graça do Senhor, derramada constantemente em nossos corações. Que Maria interceda por todos nós e, de modo especial, por aqueles que mais sofrem, para que sejam sustentados pela graça de Deus”, pediu.

Em seguida, deu-se início ao rito de renovação dos votos temporários. Chamados pelo nome e pelo mestre Frei Marcos, os religiosos aproximaram-se do altar e manifestaram o desejo de viver por mais um ano os votos religiosos. O celebrante, então, os convidou para renovarem os votos de obediência, castidade e sem nada de próprio. Toda fraternidade do Sagrado esteve presente e testemunhou este momento.

Da esq. para dir: Frei Marcos, Frei Fábio, Frei Andrei e Frei Jorge

Frei Andrei Nascimento dos Anjos é natural de Monte Alegre (PA). Nasceu no dia 23 de julho de 1993. Ingressou no postulantado dia 11 de julho de 2013 em Santarém (PA). Vestiu o hábito em março de 2015 e fez sua primeira profissão no dia 15 de novembro de 2015 em Montes Claros (MG). Concluiu a Filosofia em 2018 e fez o ano Missionário na Aldeia Missão São Francisco do Rio Cururu, junto aos indígenas Munduruku, interior do Pará, divisa com os estados do Amazonas e Mato Grosso.

Fábio Assunção Melo Vasconcelos é natural de Santarém (PA). Nasceu no dia 16 de março de 1995. Ingressou no postulantado dia 11 de julho de 2013 em Santarém (PA). Vestiu o hábito em março de 2015 e fez sua primeira profissão no dia 15 de novembro de 2015 em Montes Claros (MG). Concluiu a Filosofia em 2018 e também fez o ano Missionário na Aldeia Missão São Francisco do Rio Cururu, junto aos indígenas Munduruku.