Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Tem início a Semana Missionária em Rodeio

16/05/2023

Notícias

Rodeio (SC) – Mesmo nesses dias frios, calor não faltará para a ordenação presbiteral de Frei Gabriel Dellandrea, neste sábado (20/5). Isso pôde ser visto nos preparativos para este momento histórico na Missa do Envio, nesta terça-feira (16/5), às 19 horas, na Comunidade Rodeio 12. O Definidor Provincial e irmão de Frei Gabriel, Frei Daniel, presidiu aa Celebração Eucarística e acolheu os missionários (um rupo grande de frades, 8 aspirantes e as irmãs) que vão participar da Semana Missionária nesses dias que antecedem a ordenação. Amanhã, também tem início o Tríduo Vocacional.

Frei Gabriel, embora tenha nascido no vizinho município de Timbó, é um verdadeiro filho de Rodeio. Aqui cresceu, fez amigos. Aqui encontrou professores que o educaram e uma comunidade que o sustentou na fé. Aqui conheceu os frades franciscanos e viu seu irmão Frei Daniel ser noviço no Convento Franciscano até se ordenar presbítero. Um dia se viu apaixonado pelos ideais do Seráfico Pai e pegou de surpresa sua mãe, Dª Terezinha, dizendo que também queria ser frade.

(toque nas imagens para ampliá-las)

Passaram-se 14 anos desde o seu ingresso no seminário em 2009, e o dia de Frei Gabriel está chegando. Aqui nesta cidade, do centenário Noviciado, a Casa-Mãe da Província, santo de casa faz milagre, ao contrário do dito popular.

Frei Jeâ Paulo Andrade, animador Provincial do Serviço Vocacional (SAV), fez a homilia e destacou que no início desta Semana Missionária, “é muito curioso que nós fomos apresentados a dois missionários na primeira leitura: Paulo e Silas, que estavam em missão como primeiros missionários da Igreja, levando a Palavra onde ela não havia chegado. E, provavelmente, a missão deles foi mais desafiadora do que nós seremos nesta semana. Eles chegaram a uma região, foram açoitados e presos por causa da Palavra. Com certeza, isso não vai acontecer conosco. Vamos ter um ambiente muito mais propício”, disse.

O carcereiro da prisão de Paulo e Silas se converte, assim como sua família. “Os missionários têm esse papel importante. E é isto que a gente espera nos nossos dias. Que a gente acredite sempre mais nos sinais, nas revelações que nos são dadas a todo instante”, lembrou Frei Jeâ.

Em seguida, Frei Jeâ convidou para que viessem à frente os missionários e missionárias que durante a semana estarão realizando as atividades. Frades, noviços, aspirantes e irmãs franciscanas se apresentaram e foram abençoados pelo pároco Frei João Miguel Silva da Cruz. Ele agradeceu a ajuda de todos e enviou os irmãos e irmãs, contando também com a ajuda do Definidor Provincial, Frei Daniel, para ungir as mãos de cada um dos missionários

(toque nas imagens para ampliá-las)

“Que o Senhor nos conduza nesta semana de missão neste Ano Vocacional para que desperte em nós essa confiança tão grande de Paulo e de Silas e também essa disposição de conversão deste carcereiro. Nós começamos a falar sobre essa Missão há algum tempo quando reunimos lideranças de nossa Paróquia e foi tão bom ver essa acolhida e abertura desta Paróquia”, lembrou Frei Jeâ.

Frei Gabriel pediu que as famílias abrissem as fotos nos celulares de seus entes queridos para abençoar. No final, rezou com suas tias diante de Nossa Senhora de Fátima e agradeceu a todos pela presença nesta Celebração.

Das 8h45 às 17 horas desta quarta-feira (17/05), os missionários que vieram de perto e de longe visitarão famílias, doentes, idosos, pessoas afastadas das comunidades e atingidas pela enchente em Kaspereit, Bairro dos Lagos, Divisa, Rodeio 12, Rodeio 32, Rio Belo. Junto do povo de Deus, os missionários preparam a festiva ação de graças por mais um filho da terra que é ordenado pela Igreja para o serviço de Deus e de Seu povo.

Nesta quarta-feira, na Igreja Matriz São Francisco de Assis, às 19 horas, haverá o primeiro dia do Tríduo, o tema será a Vocação Bastimal, com a profissão de fé do ordenando. O presidente da Celebração será Frei Valdir Laurentino que batizou Frei Gabriel exatamente nesta Matriz.


Moacir Beggo