Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Superação e fé na Romaria dos Cavaleiros

21/04/2019

Notícias

Moacir Beggo

 Vila Velha (ES) – O calor intenso neste Domingo de Páscoa, 21 de abril,  em Vila Velha, não desanimou os corajosos cavaleiros e amazonas que vieram com seus animais prestar a primeira homenagem em forma de romaria para Nossa Senhora da Penha. Cerca de 2 mil pessoas e animais se concentraram, às 10h30, no Parque da Prainha, para pedir a bênção e a intercessão da Mãe de Deus, a Virgem da Penha. Eles foram acolhidos pelo guardião do Convento da Penha, Frei Paulo Pereira, que não economizou na água benta aos participantes.

A romaria, que partiu de Cobilândia às 8h00, reuniu cavaleiros e amazonas de diversos municípios do Estado do Espírito Santo, como Itaguaçu, Dores do Rio Preto, Itarana, São Roque do Canaã, Aracruz, Colatina, Governador Lindenberg. Muitos grupos partiram de seus municípios no meio da semana para chegarem a Vila Velha neste domingo e saudar Nossa Senhora. Outros preferiram fazer a Romaria a partir de Cobilândia e trouxeram seus animais de caminhão.

A Romaria dos Cavaleiros, que acontece há 32 anos, passou a fazer parte do calendário oficial da festa em 2008. O guardião aproveitou a ocasião para passar uma mensagem de cuidado, respeito e reverência pelos animais e pela criação. “Não faz muito tempo que o uso do cavalo era símbolo de poder, de guerra, mas hoje nós trazemos uma mensagem de paz, de cuidado. Por isso, todos os que estão montados aqui sabem da necessidade de cuidado com a natureza, de cuidar com gratidão daqueles nos transportam e nos ajudam a trabalhar. É essa a mensagem que a Festa da Penha quer transmitir a todas as pessoas que participam desta Romaria”, disse Frei Paulo.

“Que todos nós aprendamos ter o necessário cuidado com a natureza. Sejamos mais cuidadosos uns com os outros, sejamos mais generosos uns com os outros. Vivemos especialmente daquele que é o mais frágil e que exige de nós mais atenção, mais respeito”, acrescentou o frade, pedindo que ao ouvirem o berrante mais uma vez, fizessem uma prece a Maria de gratidão e de bênçãos. “Que Ela traga dos céus todas as bênçãos: bênção da saúde, bênção da paz com todos, da amizade com todos”, emendou, pedindo para os participantes tirarem o chapéu em sinal de devoção. Em seguida, Frei Paulo aspergiu a água benta em todos os cavaleiros e amazonas. Um dos cavalos, bastante exausto devido ao calor, não resistiu e chegou a desfalecer, causando correria na praça para animá-lo com água.

Apesar do calor, para os organizadores, a Romaria superou as expectativas. A amazonas Neide Tesh (foto acima), que mora em Cariacica, participou pela primeira vez com o seu cavalo que fica no sítio da família. Com o terço na mão, ela não escondeu as suas motivações: “Vim aqui para agradecer a Nossa Senhora, que é uma Mãe que nos atende em todos os nossos pedidos”, revelou.

O número de mulheres cresce a cada ano. Os jovens também estão bastante presentes, como o grupo de jovens do bairro de Ataíde, em Vila Velha: Marrone, Alcebíades, Hugo, Bruno e Arthur (foto abaixo).

Durante o percurso, os romeiros foram acompanhados pela Guarda Municipal e Polícia Militar, que controlaram o trânsito e garantiram a segurança durante todo o trajeto até a chegada à Prainha.

As romarias são um ponto forte da festa. Nem todas têm o gigantismo da Romaria dos Homens, mas são manifestações de fé de todos os setores da sociedade capixaba, como a Romaria dos Conguistas, dos Ciclistas, dos Motociclistas, das Mulheres, dos Militares, das Pessoas com Deficiência, dos Adolescentes e Jovens, dos Cavaleiros e das Dioceses de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e São Mateus. Uma delas, contudo, não é feita em terra firme. É a Remaria, que sai da Praia do Ribeiro e faz um percurso por mar até a Prainha.


VEJA A PROGRAMAÇÃO DESTE DOMINGO – 1º DIA DO OITAVÁRIO

21 de abril (Domingo de Páscoa)

Missas na Capela do Convento às 5h, 7h, 9h e 11h.

Bênção dos Cavaleiros no Parque da Prainha às 10h.

Abertura no Campinho do Convento às 15h – (Área Pastoral Vila Velha).

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA