Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Vitória ganha imagem iluminada da Penha

20/04/2019

Notícias

Moacir Beggo

 Vila Velha (ES) – A exemplo do terço que foi levantado hoje entre as palmeiras no Morro da Penha, mais um símbolo pode estar fazendo história na Festa da Penha. Foi inaugurada neste sábado, 20 de abril, a imagem de Nossa Senhora da Penha, iluminada com mais de 100 mil microlâmpadas, na Praça do Papa, em Vitória, capital do Espírito Santo. A praça ganhou esse nome por causa da visita de João Paulo II na Enseada do Suá, em outubro de 1991.

Frei Pedro Oliveira fez a contagem para a iluminação da imagem às 19h35, tendo ao lado o prefeito de Vitória, Luciano Rezende. “É uma honra estar presente aqui nesta noite”, disse o prefeito. Com as luzes acesas, Frei Pedro rezou e abençoou a imagem e o bom número de pessoas que compareceu à praça, já que o evento não foi divulgado. “Era para ser uma surpresa”, contou Max Bruno Miossi, dono da empresa contratada para a produção executiva do projeto.

“Temos aqui a imagem da Virgem da Penha iluminando nossas vidas e nossos corações. Deste lugar, seus raios se expandem por todo o nosso Estado do Espírito Santo. Para nós, é uma grande alegria, nesta noite, sermos presenteados com esta linda imagem da Virgem da Penha, a Senhora das Alegrias”, acrescentou Frei Pedro, lembrando que o filho Ressuscitado é a grande alegria de Maria.

Para o guardião do Convento da Penha, Frei Paulo Pereira, a preocupação da Festa da Penha é se estender para além do Campinho e de Vila Velha. “Nos últimos anos, a gente tem feito a apresentação da Orquestra no Santuário de Vila Velha, mas faltava uma atividade na capital, já que não conseguimos fazer em todas as cidades do Estado. E como ela é a Padroeira de todo o Estado do Espírito Santo, ter a marca da Festa na capital seria contemplar todo o Estado”, explicou Frei Paulo.

Para ele, a ideia foi muito feliz de fazer uma imagem iluminada. “A alegria de Nossa Senhora brilha em todos os lugares pela ressurreição de seu Filho. E a ressurreição é luz plena. Então, foi escolhida a capital no sentido de dar abrangência a todas as cidades do Estado que vivenciam essa alegria”, completou o guardião do Convento.

 

Frei Pedro Oliveira e o prefeito de Vitória, Luciano Rezende

O PROJETO

Segundo Max, o projeto foi desenvolvido em 26 dias. A escultura possui composição estrutural em metal tubular e esculturas que formam os braços, as mãos, a cabeça de Nossa Senhora e do Menino Jesus foram feitos com isopor e fibra de vidro. “A partir da ideia da equipe do Convento, fizemos a estrutura tubular, mantendo a proporção conforme a imagem oficial que fica no Convento. A princípio pensamos fazer toda vazada, como é o corpo desta imagem, mas no andamento do projeto resolvemos fazer a escultura com todo o revestimento”, explicou Miossi, que garante ter no mínimo 100 mil lâmpadas, ou pontos de luz na imagem. “Na verdade, a gente está usando microlâmpadas, lâmpadas que piscam, iluminação artística e a paisagística no entorno. Então, esse número pode ser maior”, disse o empresário, que chamou o artista plástico amazonense Gildo Alfaia, conhecido principalmente por sua participação em eventos carnavalescos, para fazer a parte escultural, e o engenheiro Gallerani Junior ficou responsável pela iluminação cênica. “São 20% em escultura e 80% de iluminação cênica”, resume Miossi.

A estrutura da imagem foi fabricada toda do zero. “Não tinha nada pré-fabricado para isso”, lembra Miossi. Para ele, o projeto já deu certo e veio para ficar. “Eu sempre quis realizar um projeto assim. A partir do momento que tive a oportunidade, não deixei escapar essa possibilidade”, completou o empresário.

O público poderá apreciar a imagem iluminada durante todos os dias da Festa da Penha até a segunda-feira, 29 de abril.


VEJA A PROGRAMAÇÃO DESTE DOMINGO – 1º DIA DO OITAVÁRIO

21 de abril (Domingo de Páscoa)

Missas na Capela do Convento às 5h, 7h, 9h e 11h.

Bênção dos Cavaleiros no Parque da Prainha às 10h.

Abertura no Campinho do Convento às 15h – (Área Pastoral Vila Velha).

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA