Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Festa da Penha: dom de curar as feridas abertas pelo medo

17/04/2019

Notícias

Moacir Beggo

“A Festa da Penha é convergência de boa vontade e isso nos dá a certeza de que faremos uma Festa bonita. Os tempos tão sombrios que vivemos exigem de nós o resgate do encantamento das coisas bonitas, feitas com o coração. A Festa da Penha terá o dom de curar as feridas abertas pelo medo, pela intolerância, pela desesperança. A Festa da Penha terá o dom de resgatar a alegria de estar na presença do Senhor, de promover a alegria de estar a serviço dos irmãos e das irmãs”. É com essa esperança que o guardião do Convento da Penha, Frei Paulo Pereira, prepara-se para mais uma gigantesca demonstração de fé do povo capixaba.

Neste ano, o tema da Festa – “Eis aqui a serva do Senhor” (Lc 1, 38) -, que é também a primeira das 7 Alegrias de Nossa Senhora, enfatiza o aspecto vocacional. “A experiência da jovem Maria, chamada por Deus para ser a Mãe do Salvador, trouxe a motivação da escolha do lema da Festa da Penha 2019: ‘Eis aqui a serva do Senhor’ (Lc 1, 58). A resposta livre e vigorosa de Maria se faz caminho para tantos que andam inquietos e, ao mesmo tempo, desejosos de servir ao Senhor”, explica Frei Paulo. O tema foi escolhido tendo em vista o Sínodo do Jovens no ano passado e a Jornada Mundial da Juventude, no Panamá, que escolheu como tema a resposta de Maria ao chamado de Deus: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra» (Lc 1, 38).

Mais de 1,5 milhão de peregrinos é esperado no tradicional Convento da Penha, que foi erguido pelos franciscanos em 1558. “A cada ano é notável o crescimento da Festa da Penha. Cresce o número de participantes, cresce a qualidade de participação, cresce a abrangência do anúncio da alegre notícia da ressurreição de Jesus. Desde o encerramento da última edição, muitas pessoas já se mobilizaram para a organização da Festa deste ano. Esse é o grande dom da Festa da Penha; reunir, congregar pessoas. Voluntários, devotos, homens e mulheres movidos pela piedade e confiança na materna proteção de Deus”, avalia Frei Paulo.

Segundo o guardião, este ano a organização da Festa teve o cuidado de contemplar ações direcionadas à juventude. “A novidade da edição deste ano é a introdução da Vigília dos Jovens no Campinho do Convento. A Vigília acontecerá na véspera da Festa, domingo, dia 28, a partir das 21h30. As Pastorais das Juventudes, os Movimentos e Serviços desta dimensão vão propor atividades conforme o modelo das Vigílias que aconteceram nas recentes Jornadas Mundiais da Juventude”, explicou Frei Paulo, lembrando que a Festa é sempre ocasião para o revigoramento da ação evangelizadora da Igreja do estado do Espírito Santo.

Frei Paulo lembra que a Festa da Penha é essencialmente franciscana. ‘Reunimos a Igreja, congregamos o povo de Deus para celebrar jubilosamente as alegrias de Nossa Senhora. A recordação das Sete Alegrias de Maria foi um jeito popular que a tradição franciscana encontrou para levar a todos o conhecimento da predileção de Deus por nós e sua proposta de vida e salvação. Esse patrimônio franciscano foi abraçado com carinho pelo povo capixaba. Desde o início deste ano a Arquidiocese de Vitória tem como pastor Dom Frei Dario Campos, franciscano da Província de Santa Cruz-MG. Certamente, por sua formação, por sua escolha vocacional, por seu apreço pelo Pobrezinho de Assis, Dom Dario ficará muito à vontade para destacar o matiz franciscano da Festa da Penha”, observa Frei Paulo.

A Festa da Penha tem início no domingo da Páscoa (21/4) com o Oitavário e termina no dia 29 de abril, Dia da Padroeira do Espírito Santo, Nossa Senhora da Penha. Este grande evento terá doze romarias, incluindo a tradicional Romaria dos Homens, que tem a maior participação de todo o oitavário. Ela nasceu em 1958 e não tem similar no mundo, principalmente pelo expressivo número de mais de 500 mil participantes que percorrem 14 quilômetros, entoando cânticos e orações. É realizada no primeiro sábado após a Páscoa, à noite, saindo da praça da Catedral Metropolitana de Vitória até o Parque da Prainha, quando se dá a Celebração Eucarística por volta das 23h30.

A Festa da Penha é a maior manifestação religiosa do Espírito Santo e a terceira maior festa religiosa do país, atrás apenas da festa da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, no estado de São Paulo, a do Círio de Nazaré, em Belém, no Pará.

O Oitavário acontece em vista a grande festa de Nossa Senhora das 7 Alegrias, que é celebrada na segunda-feira após a oitava da Páscoa.


Festa da Penha resgata gesto de aproximação entre cristãos e muçulmanos

Dança do Ventre, teatro, show musical e bateria de escola de samba compõem o espetáculo multicultural para celebrar os 800 anos da visita de São Francisco de Assis ao Sultão Al-Malik-al Kamil.

Em 1219, no tempo das Cruzadas para a conquista da Terra Santa, um homem desafiou o ódio e a intolerância da guerra para defender a paz. Oitocentos anos depois, o gesto de São Francisco de Assis de visitar o sultão Al-Malik Al-Kamil, na cidade de Damieta, no Egito, será celebrado através do “Tributo Paz e Bem” pelo Convento da Penha.

O evento será integrado por apresentações de música, teatro e dança do ventre, no dia 26 de abril de 2019, às 19h30, como parte da programação do Oitavário de preparação da Festa de Nossa Senhora da Penha (2019), no campinho do Convento da Penha, em Vila Velha (ES), com entrada gratuita.

O espetáculo composto por múltiplas expressões artísticas resgata o gesto fraterno e corajoso do santo e do sultão e a inspiração para a permanente busca pela paz, a fraternidade, o diálogo inter-religioso, a tolerância e o respeito entre todos os povos e religiões.

Teatro – O Santo e o Sultão – Ao relembrar o gesto de São Francisco, a peça O Santo e o Sultão reviverá a atitude missionária de aproximação entre cristãos e muçulmanos, em contraposição aos sangrentos movimentos militares cristãos, conhecidos como Cruzadas, revelando o quanto a mensagem em defesa do respeito e da tolerância se mantém primordial nos tempos atuais. A criação é da Baobá Cultural Produções, sob a coordenação do ator, diretor e dramaturgo Vinícius Duarte. O artista atuou no Grupo Z de Teatro, Grupo Beta de Teatro e participou do Núcleo de Dramaturgia do Centro Cultural Sesc Glória.

Dança do Ventre – O teatro se mesclará com um espetáculo de Dança do Ventre criado para a celebração da visita de São Francisco ao Sultão. De origem milenar, a manifestação reconhecida atualmente como uma expressão do folclore árabe trará o oriente para o centro da encenação, iluminando com suas cores e gestos a história do santo que desafiou as guerras para construir a fraternidade e a paz. A apresentação será coordenada pela bailarina, coreógrafa e professora de Dança do Ventre Natália Piassi, uma das idealizadoras da Cia Natália Piassi e dos projetos: Encontro Capixaba de Dança do Ventre, Gincana Bellydance e Divina Dança.

Show Musical de Frei Paulo Cesar – Vigário Casa, Atendente Conventual e Animador do Serviço de Animação Vocacional (SAV) local, o Frei Paulo César fará um show musical integrado por clássicos nacionais, misturando rock, samba e MPB, para promover os valores do amor, da compaixão e do respeito mútuo pregados por São Francisco de Assis. Natural de Caxambu, em Minas Gerais, Frei Paulo César ingressou na Ordem Franciscana, em 1977, e há cinco anos integra a fraternidade do Convento da Penha.

Herdou da mãe o dom de cantar. Teve bons mestres de canto, como Frei Leto Bienias e Frei José Luiz Prim, do Coral Meninos Cantores de Petrópolis (Canarinhos). Integrou o grupo por três anos. Participou da gravação de CDs de canto litúrgico, entre eles, do CD Um Canto Novo – Volume I, com Frei Fabreti; do CD da Missa de Frei Galvão, junto com um grupo de frades; e do CD Hinos e Cantos a Nossa Senhora da Penha, gravado pelo Coral Palestrina, da regente Irmã Custódia Cardoso.

O show contará com a participação da cantora da Banda da Polícia Militar do Espírito Santo, Tatiani Celeste; da cantora mirim, integrante do Coral Curumins da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), Luma Frisso; da vocalista da Banda Hangblues, Dani Regiani; e da harpista, educadora musical e musicista do quadro de Oficiais do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo, Glaucia Castilhos.

Bateria da MUG – Ao final do show musical, os ritmistas da Bateria da Escola de Samba Mocidade Unida da Glória (MUG) farão uma apresentação para homenagear Nossa Senhora da Penha e para celebrar a importância da arte e da cultura na construção da paz.

A arte como manifestação e expressão da vida se insere no contexto sócio-transformador de evangelização da festa da padroeira capixaba a partir da inspiração mariana e da espiritualidade franciscana. É uma forma de reflexão e mobilização das pessoas em torno dos desafios do mundo contemporâneo marcado pelo medo, a ganância, o ódio e o preconceito.

SERVIÇO

NOITE FRANCISCANA – TRIBUTO PAZ E BEM

Atrações – Show Musical do Frei Paulo César, Peça O Santo e o Sultão, Dança do Ventre da Cia Natália Piassi e Bateria da MUG.
Dia – 26 de abril de 2019 (sexta-feira)
Horário -19h30
Local – Campinho do Convento da Penha (Vila Velha – ES)
Entrada gratuita


PROGRAMAÇÃO

21 de abril (Domingo de Páscoa)

  • Missas na Capela do Convento às 05h, 7h, 9h e 11h
  • Bênção dos Cavaleiros no Parque da Prainha às 10h
  • Abertura no Campinho do Convento às 15h – (Área Pastoral Vila Velha).

22 de abril (Segunda-feira)

  • Missas na Capela do Convento às 06h, 7h e 9h30
  • Oitavário com Missa no Campinho às 15h – (Área Pastoral Serrana)
  • Noite de Oração no Campinho do Convento às 19h30, com participação do Movimento das Mães que Oram Pelos Filhos.

23 de abril (Terça-feira)

  • Missas na Capela do Convento às 6h, 7h e 09h30
  • Oitavário com Missa no Campinho às 15h – (Área Pastoral Cariacica/Viana)
  • Bênção para casais no Campinho do Convento às 19h30

24 de abril (Quarta-feira)

  • Missas na Capela do Convento às 06h, 7h e 9h30
  • Oitavário com Missa no Campinho às 15h – (Área Pastoral Benevente)
  • Noite Mariana na Catedral Metropolitana de Vitória às 19h30, com participação do Padre Joãozinho e da Orquestra de Violões Bom Pastor – Maestro Hugo Leonardo

25 de abril (Quinta-feira)

  • Missas na Capela do Convento às 06h, 7h e 9h30
  • Oitavário com Missa no Campinho às 15h – (Área Pastoral Serra/Fundão)
  • Apresentação da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo no Santuário de Vila Velha às 19h30

26 de abril (Sexta-feira)

  • Missas na Capela do Convento às 6h, 7h e 9h30
  • Oitavário com Missa no Campinho às 15h – (Área Pastoral de Vitória)
  • Romaria dos Militares, com saída do Portão do Convento às 14h
  • Noite Franciscana no Campinho do Convento às 19h30.

27 de abril (Sábado)

  • Missa na Capela do Convento às 6h
  • Missa da Diocese de São Mateus às 8h no Campinho
  • Romaria das Pessoas com Deficiência às 8h – Saída da Praça Duque de Caxias, Centro de Vila Velha.
  • Translado da Imagem de Nossa Senhora da Penha pela Baía de Vitória – 10h, saída da Escola de Aprendizes de Marinheiros do Espírito Santo – EAMES
  • Missa da Romaria dos Adolescentes e Jovens no Campinho às 10h
  • Oitavário com Missa (Diocese de Cachoeiro de Itapemirim) no Campinho às 15h
  • Missa de Envio e Bênção da Romaria dos Homens, na Catedral Metropolitana de Vitória, às 18h e em seguida o início da caminhada rumo ao Parque da Prainha.
  • Missa de Encerramento da Romaria dos Homens no Parque da Prainha às 23h.

28 de abril (Domingo)

  • Missas na Capela do Convento às 05h e 07h
  • Missa da Diocese de Colatina no Campinho às 8h
  • Remaria – Saída da Praia da Costa às 08h
  • Bênção dos Motociclistas na Prainha às 10h
  • Romaria das Mulheres, com saída do Santuário de Vila Velha às 16h. Participação do Coral da ARCELOR
  • Encerramento do Oitavário e Missa da Romaria das Mulheres na Prainha às 17h
  • Show de Encerramento da Romaria das Mulheres
  • Vigília Eucarística Jovem no Campinho do Convento. Abertura às 22h e Vigília até às 7h da manhã do dia 29 de abril (segunda-feira)

29 de abril (Segunda-feira) – DIA DA PADROEIRA DO ESPÍRITO SANTO

  • Encerramento da Vigília Eucarística Jovem e Missa da CRB e Seminário no Campinho às 7h.
  • Romaria dos Ciclistas com saída às 8h, em frente a Praça Sebastião Cibien, em Cobilândia, Vila Velha.
  • Apresentação da Associação Cultural Coletivo do Samba – Projeto de Mestre Sala e Porta Bandeira Mirim no Campinho do Convento às 8h30
  • Romaria dos Conguistas no Campinho do Convento às 9h
  • Missa das Pastorais Sociais no Campinho às 10h.
  • Missa de Encerramento da Festa da Penha 2019, às 16h. no Parque da Prainha.
  • Show de Encerramento no Parque da Prainha
  • Missas na Capela do Convento às 00h, 02h, 06h, 09h e 12h Missas na Capela