Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

‘Sou teu Senhor’: Frei Luiz celebra Jubileu de Ouro em Colatina

27/11/2023

Notícias

Colatina (ES) – No dia em que a Igreja celebrou a Solenidade de Cristo Rei do Universo, Frei Luiz Iakovacz comemorou seu Jubileu de Ouro: 50 anos de presbítero! A Santa Missa foi realizada na Comunidade São Vicente de Paulo, no último domingo (26/11), às 19h, e contou com a presença dos frades do Convento da Penha, de Padres da Diocese de Colatina (ES) e dos freis da Fraternidade Franciscana Santo Antônio de Santana Galvão. Paroquianos, lideranças de movimentos e pastorais se fizeram presentes, além de religiosas e das Juventudes da Paróquia Santa Clara.

A Celebração Eucarística foi presidida por Frei Augusto Luiz Gabriel. Na acolhida, explicou aos presentes que celebrar um Jubileu é uma bonita ocasião para recordar e fazer memória da vocação e serviço à comunidade de Frei Luiz. Também é um momento de agradecimento, reflexão e renovação da dedicação à vida de fé. “Frei Luiz, com seu compromisso e devoção fiel, é um verdadeiro testemunho do amor de Deus e do serviço à humanidade”, disse. Há 50 anos, escolheu como lema um pensamento que marcou sua Ordenação Presbiteral e seu ministério: “Sou teu Senhor”.

Após a proclamação do Evangelho proferida por Frei Paulo César Ferreira da Silva, a homilia ficou a cargo do jubilando. Frei Luiz iniciou explicando a diferença na dinâmica do ano civil e do Ano Litúrgico, evidenciando que com a Solenidade de Cristo Rei se encerra este tempo litúrgico. Aproveitou a ocasião e já introduziu aspectos da espiritualidade do Tempo do Advento.

Sobre o Evangelho de Cristo Rei, o jubilando fez uma retrospectiva da vida de Jesus, evidenciando os principais momentos, desde o início de sua pregação no templo até a sua vitória na cruz, a ressurreição.

“Além de ressuscitar gloriosamente Ele é também juiz. Eu quero dizer a vocês que a partir do Evangelho de hoje e da primeira leitura que nos fala do Bom Pastor, eu fico inquieto, eu fico incomodado, mas é um incômodo sadio. Eu queria que Jesus me perguntasse: quantas missas você celebrou? Quantas confissões você atendeu? Eu queria que Jesus me perguntasse, quantas vezes você deu formação? Mas ele não vai me perguntar. E isso me incomoda sadiamente. Ele vai me perguntar outras coisas: você deu de comer a quem tinha fome? Você deu de sua roupa para quem precisava? Você visitou os doentes? Você visitou um presídio? Você acolheu algum refugiado? A esses, os mais pobres, o que você fez por eles? Ao invés de saber quantas celebrações, Ele vai me perguntar isso, porque o Reino de Deus não são números, o Reino de Deus é ter um amor apaixonado a todas as pessoas, em especial, aos esquecidos da sociedade”, disse. “Está é a caridade que ouvimos falar no Evangelho de hoje”, acrescentou.

Refletindo sobre a Primeira Leitura do profeta Ezequiel, Frei Luiz sublinhou a importância do cuidado de todas as ovelhas, não apenas das ‘gordas’ e ‘sadias’.

A celebração teve continuidade com as preces e a liturgia eucarística. Após a comunhão, em nome da Paróquia Santa Clara, a jovem Maria Rosa fez as homenagens a Frei Luiz. “Hoje, recordamos nesta Missa sua caminhada de 50 anos de vida sacerdotal, é uma verdadeira festa poder comemorar tamanha graça e bênção divina. Sem dúvidas, nossa Paróquia e a Província se alegram por sua vida e sua doação na construção do Reino de Deus. A Carta aos Hebreus no capítulo 5, afirma que “o sacerdote é tirado do meio dos homens e instituído em favor dos homens nas coisas que se referem a Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados. Sabe ter compaixão dos que estão na ignorância e no erro, porque ele mesmo está cercado de fraqueza”. E continua dizendo que é o próprio Deus quem o escolhe. Neste dia do seu Jubileu de Ouro, queremos, pois, louvar a Deus que o separou do meio do povo e que o escolheu para ser um outro Cristo para as pessoas, pois, como ensinou São João Maria Vianney, “o sacerdote é o amor do Coração de Jesus (e) quando virdes o padre, pensai em Nosso Senhor Jesus Cristo”, citou.

“Queremos, então, louvar a Deus por tê-lo escolhido para, ao longo destes 50 anos, oferecer tantas vezes o Santo Sacrifício em prol da humanidade, pelas incontáveis vezes que lhe permitiu em Seu nome e na sua pessoa reconciliar os homens com Deus e pelas vezes que inseriu no Corpo de Cristo tantos novos fiéis. Queremos exaltar o Pai do Céu pelo seu sim diário, pela sua dedicação. Agradecer por seus inúmeros serviços prestados aos enfermos, aos enlutados, seu trabalho missionário, agradecer por abraçar o projeto de Deus.  Frei Luiz, nenhuma palavra pode demonstrar o tamanho da nossa felicidade em celebrar esta data, porém podemos então, como irmãos, unirmos em oração, para que Deus sempre te abençoe, te proteja de todos os perigos e te faça feliz todos os dias no caminho que o senhor escolheu. Um grande abraço de toda a nossa paróquia”, disse.

Pe. Paulo Barbosa, em nome da Pastoral Presbiteral, também parabenizou Frei Luiz pelo seu Jubileu de Ouro. Da mesma forma, o pároco Frei Pedro de Oliveira manifestou seus agradecimentos e o celebrante, Frei Augusto brincou com o fato de estar presidindo o Jubileu de 50 anos de presbítero de um confrade, tendo apenas um mês de ministério. Após a bênção final, todos os presentes foram recepcionados para uma confraternização.

Natural de Concórdia (SC), Frei Luiz nasceu no dia 23 de abril de 1946 e ingressou na Ordem dos Frades Menores no dia 03 de fevereiro de 1969. Fez a Profissão Solene no dia 4 de agosto de 1972 e foi ordenado presbítero no dia 23 de dezembro de 1973.  Ao longo de seus 50 anos de sacerdote, atuou em vários estados do Brasil, e foi missionário franciscano por mais de 22 anos. Em 2022 chegou à Diocese de Colatina onde atuou na Paróquia Santa Clara como vigário paroquial e coordenador da Fraternidade Franciscana Santo Antônio de Santana Galvão. Acumulando os serviços de Animador Local Vocacional, Assistente das Clarissas e da Ordem Franciscana Secular. A partir do ano que vem, Frei Luiz estará a serviço da Paróquia São Pedro Apóstolo de Pato Branco (PR).


Frei Augusto Luiz Gabriel, ofm