Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei César, Frei José e Frei José Lino celebram seus jubileus em Ituporanga

27/12/2020

Notícias

Ituporanga (SC) – Na festa de Santo Estêvão (26/12), Padroeiro da Paróquia de Ituporanga, três frades se reuniram durante a Celebração Eucarística, às 19 horas, para celebrar e agradecer a Deus pelos seus jubileus.

Segundo o pároco Frei Evandro Balestrin, foi um dia especial para a comunidade de fé, pela festa do Padroeiro Santo Estêvão, e especialmente pelos jubileus de três filhos dessa terra: Frei José Boeing, 60 anos de vida religiosa; Frei José Lino Lückmann, 50 anos de sacerdócio; e Frei César Külkamp, 25 anos de vida sacerdotal.

A celebração reuniu também muitos frades da Província, que neste período natalino visitam seus familiares no município. Segundo o pároco, são 17 frades naturais da região, conhecida como a “Capital da Cebola”. Guardadas as devidas normas sanitárias, muitos paroquianos, amigos e familiares participaram da Celebração.

O Ministro Provincial, Frei César Külkamp, que já havia celebrado (29 de novembro) na Sede Provincial, em São Paulo, onde reside, escolheu esse dia para render graças a Deus por sua ordenação presbiteral, nesta mesma Matriz de Santo Estêvão, realizada no dia 16 de dezembro de 1995. Frei César nasceu em Ituporanga no dia 26 de maio de 1969.

Os três renovaram, nesta Santa Missa, o compromisso como sacerdote. Segundo o Ministro Provincial, nesta profissão renovaram como fraternidade a serviço da evangelização na vivência do Evangelho, a serviço dos irmãos e irmãs. “Nós, hoje, professamos também a nossa fé em Deus, Aquele que nos chama, Aquele que nos prepara, nos consagra e envia”, explicou.

Na celebração que tomou a liturgia da Festa da Sagrada Família, Frei César disse: “Hoje queremos também celebrar, acima de tudo, esta vocação tão específica da família”. Referindo-se ao Evangelho do dia, exortou: “Que a exemplo de Simeão nós possamos agarrar esse Menino, que na sua pequenez de criança, na fragilidade do presépio, nos anuncia que o caminho é simples, é pequeno. Que possamos, então, agarrar esse Menino e trazê-lo para dentro das nossas famílias, para que Ele seja também esperança. Para que Ele seja iluminação de todas as realidades e seja para nós a esperança”.

O abraço dos pais de Frei César: Reinilda e Fredolino Külkamp

“E hoje, celebrando os jubileus, nós também queremos celebrar a gratidão. Até pedi que cada um deles falasse um pouquinho, mas eles deixaram essa tarefa para mim.

Então, em nome dos três que celebramos esses jubileus, no dia do Padroeiro da Paróquia, queremos pedir com o coração de pobre, que ele nos faça pobres e agradecidos, nos torne também unidos na realidade que nos faz, como toda a Igreja, uma só e sagrada família. E que nesta família abençoe generosamente e abundantemente as nossas famílias, as famílias dessa Paróquia, as famílias aqui presentes, as famílias que nos acompanham nessa transmissão. E assim, com esse coração aberto, generoso, possamos celebrar com alegria o Natal do Senhor, que deve renascer todos os dias nos nossos corações”, festejou o Ministro Provincial.

Frei Evandro, no final, destacou que hoje seria um dia de grandiosa festa na cidade, mas que devido à pandemia o importante era a Eucaristia celebrada. Frei César, ao fazer seus agradecimentos, lembrou que Frei José foi quem o batizou nesta Matriz.  Frei José Lino, segundo o Ministro Provincial, foi seu formador. Agradeceu a todos e especialmente aos seus familiares. Disse que muitas pessoas gostariam de estar presente, mas orientou: “É tempo de cuidado”.