Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Solenidade de Corpus Christi é celebrada na Paróquia São Luiz Gonzaga

11/06/2020

Notícias

Freis celebraram nas igrejas dos municípios de Xaxim, Lajeado Grande e Marema

A Solenidade de Corpus Christi deste ano na Paróquia São Luiz Gonzaga foi marcada pela nova forma em que aprendemos a nos comunicar, a rezar juntos, na distância de nossas casas. A missa foi transmitida pelas redes sociais da Paróquia no Facebook e YouTube.

Em um pequeno tapete confeccionado no corredor das igrejas em Xaxim, Lajeado Grande e Marema a solenidade teve início às 09h da manhã desta quinta-feira (11/06). Na Igreja Matriz em Xaxim o presidente da solenidade foi Frei Gilson Kammer, em Lajeado Grande na Igreja Santo Antônio Frei Jacir Zolet e em Marema na Igreja Nossa Senhora do Bom Conselho Frei Vanderlei da Silva Neves.

A celebração de Corpus Christi ou Corpo de Cristo está no calendário da igreja católica desde 1264, quando foi oficialmente definida a data, pelo então Papa Urbano IV, Corpus Christi tem por um dos mais importantes princípios do catolicismo, o sacramento da Eucaristia, que relembra a morte e ressureição de Jesus Cristo.

Eucaristia é uma referência à Última Ceia, realizada durante a Semana Santa. Na data tradicionalmente os fiéis se reúnem para confeccionar tapetes pelas ruas e acompanham a procissão que segue o Santíssimo Sacramento, carregado pelo sacerdote sobre os tapetes.

“É com muita alegria hoje com toda a nossa igreja, nossas comunidades, nossa Paróquia que nós podemos celebrar a Solenidade do Corpo de Cristo, mais conhecido como Corpus Christi, em que a gente faz os nossos tapetes como um sinal da nossa devoção, da nossa fé. E hoje ela é demonstrada de uma maneira pública, por isso, então o grande costume de a gente poder fazer os tapetes nas ruas das nossas cidades. Hoje, um pouquinho diferente, mas, nossa alegria, nossa fé, permanece a mesma, penso eu que até mais forte” disse Frei Gilson no início da celebração.

Uma pequena equipe ficou responsável pela preparação litúrgica da solenidade em cada município. Frei Gilson destacou a importância da reflexão da nossa vida quanto pai, mãe, filho, filha, marido, esposa e como é pensar no nosso dia a dia. Neste momento um minuto de silêncio foi respeitado para refletir e pensar na nossa casa e também na nossa mesa, assim como na Última Ceia.

Na homilia Frei Gilson saldou a quem estava acompanhando em casa a celebração com muito carinho, e ressaltou que “Corpus Christi é uma manifestação pública da nossa fé, daquilo que quando crianças conhecemos por Comunhão, ou Eucaristia ou simplesmente como Missa”, assim lembramos da catequese em como quando crianças pensávamos na possibilidade de comungar pela primeira vez. “Comungar pela primeira vez, é acolher Cristo pela primeira vez” salientou o Frei.

No entanto, Frei Gilson aponta que hoje temos que manter ainda mais vivos nossos votos com Deus, com o passar dos anos corre o perigo de perder a esperança, de perder o significado da hóstia de estar em comunhão, de compreender que a comunhão é o corpo e sangue de Cristo e que devemos ter maturidade na nossa fé, na comunhão. “Que você consiga descobrir a melhor forma de comunhão. Que todos possamos fazer a comunhão, não somente comungar” ressaltou Frei Gilson.

Assim como na Santa Ceia quando estamos reunidos na mesa com nossa família, com os que nos amam, devemos agradecer pelo alimento “quantas vezes sentamos a mesa e não agradecemos pelo alimento que está na nossa frente?!”enfatizou o Frei, “devemos rezar antes e depois de comer o nosso alimento, todos os dias”. Dessa forma, pensamos na Eucaristia que não é a mesma todos os dias, e que cada dia a gente pode ser uma pessoa diferente, sempre para o melhor.

Um breve momento de oração e adoração foi realizado antes da procissão do altar até a porta principal de entrada da Igreja. Com o Santíssimo Sacramento Frei Gilson caminhou pelo tapete que foi confeccionado no corredor central da igreja até a porta onde foi deixado o Santíssimo Sacramento para o momento de adoração dos fiéis que puderam das 10h às 12h passar para realizar suas orações e devoções.


Camila Mendo, pela Pascom da Paróquia São Luiz Gonzaga