Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Solenidade de Corpus Christi na Paróquia São Luiz Gonzaga de Xaxim

04/06/2021

Notícias

 

A Paróquia São Luiz Gonzaga celebrou Corpus Christi, na quinta-feira (03/06), nos quatro setores. As celebrações em Marema e Lajeado Grande tiveram início às 9h. Entre Rios, às 9h15, e na Igreja Matriz, às 15h, com transmissão pelas redes sociais. Frei Jacir Antônio Zolet presidiu a celebração.

Os tradicionais tapetes foram confeccionados pela Catequese e Pastoral da Juventude em frente à igreja Matriz, formando três estações. Frei Jacir, iniciou sua homilia ressaltando o porquê da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, e como tudo está ligado ao amor.

Com uma breve história, o frade ressaltou a importância do amor e que o ser humano conheceu o amor e o pregou em uma cruz. “Deus ama cada um de nós, e por essa razão ele está no meio de nós”, disse. Frei Jacir relembrou que muitas pessoas dizem que Deus está aqui porque pecamos, no entanto, não é desta forma. “Não é o pecado que faz Deus estar no nosso meio, mas o amor que ele tem por nós”, pontuou o sacerdote.

Para Frei Jacir, algumas razões explicam Deus estar no coração do ser humano. “Deus, além de nos amar, quer ficar no nosso coração. Deus quer ficar no coração do ser humano por algumas razões: para nos dizer que temos um pai, e esse pai nos ama e nos cuida e quer bem; e para revelar que o amor que temos por Deus devemos ter por nossos irmãos”. Em seguida, pediu para que todos repetissem juntos: “Amai-vos uns aos outros, como eu vos tenho amado.

No encerramento de sua reflexão, Frei Jacir exaltou a importância de ter Deus na vida, pois quem tem Deus no coração, tem vida. “Por isso, a festa de hoje é adoração, alegria, é o encontro fraterno. É o compromisso com Deus e com os nossos irmãos. É a festa para os filhos de Deus. É festa, é alegria porque nós recebemos aquele que disse: Quem come a minha carne, bebe o meu sangue permanece em mim, e eu nele. Amém!”, finalizou Frei Jacir.

 

O pároco, Frei Gilson Kammer foi convidado ao final da celebração para fazer o agradecimentos ao povo de Deus que estava presente,  e também aos que ajudaram em toda a preparação dos tapetes. “Agradeço a Catequese, que preparou os tapetes, a Pastoral da Juventude e aos leigos Franciscanos que estão ajudando na campanha ‘O Bom Samaritano’, que são as vestes e também os alimentos que estão enfeitando os tapetes por onde, depois da celebração, o Santíssimo vai passar. Agradeço a todos que contribuíram, que doaram e que fizeram suas doações, tanto de alimento quanto de roupas. Vai ajudar muita gente, e essa é a maneira de a gente bem celebrar a Eucaristia. Agradeço também ao Frei Jacir, que presidiu essa celebração. Agradeço a presença de cada um de vocês. Na parte da manhã celebramos nos outros setores: Marema, Lajeado Grande e Entre Rios. Em todas as comunidades foi uma celebração muito bonita e muito participativa. Muito obrigado pela presença de todos e que Deus nos abençoe”, disse Frei Gilson.

Em procissão, Frei Jacir saiu da igreja pelo corredor central com o Santíssimo e passou pelas três estações com momentos de adoração e bênção. Ao final, em frente à igreja, a bênção final. O Santíssimo ficou exposto para quem desejava fazer suas orações, pedidos e agradecimentos.


Pascom da Paróquia São Luiz Gonzaga (Camila Mendo e Diogo Rossoni/fotos)