Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Juventude missionária: jovens revivem experiência de Francisco e partem em missão

22/07/2018

Notícias

 

Vila Velha (ES) –  “Vocês já perceberam que um dos pontos fortes deste nosso Encontro é o Espírito de Missão?”. Com esta pergunta, o coordenador geral do 3º Encontro Nacional Franciscano de Juventudes (ENFJ), Frei Diego Melo, deu início aos trabalhos deste sábado, dia 21 de julho, quando, depois de participarem da oração da manhã na praia, a juventude franciscana se reuniu no auditório do Santuário do Divino Espírito Santo para uma partilha de três diferentes experiências de missão.

A primeira foi apresentada pelo Secretário Fraterno Nacional da Juventude Franciscana (Jufra), Washington Lima dos Santos. Ele começou lembrando que missão é muito mais do que percorrer um caminho físico, percorrer estradas e caminhos de terra, de pedra ou de asfalto. Ela perpassa os aspectos bem mais amplos da vida e da existência. “A missão começa com as pessoas mais próximas, dentro de nossa casa mesmo”, enfatizou. Para falar de sua experiência missionária, o secretário fraterno expôs dados e fatos de sua história pessoal e de sua cidade de nascimento, Penedo, em Alagoas. Ele revelou como foi o seu contato com os frades da cidade e como foi se introduzindo no carisma franciscano. Relatou ainda que dificuldades e barreiras fazem parte da opção missionária e que não devem ser motivo para desanimar. Partilhou ainda sua experiência como animador fraterno da Jufra, viajando pelos diversos Estados do Brasil no serviço de animar as fraternidades.

Mariana Rogoski, que veio de Curitiba, relatou sua experiência missionária junto aos frades da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. Destacou o crescimento das iniciativas junto aos jovens, como a Caminhada Franciscana da Juventude (CFJ), iniciada em 2012, com 37 participantes, contando, em sua última edição, em 2018, com 800 jovens, e as Missões Franciscanas da Juventude, realizadas desde o ano de 2014. Maria emocionou-se ao recordar os frutos destas iniciativas, citando exemplo de jovens que tiveram uma mudança significativa depois de participar destas experiências. “São histórias de transformação muito profundas, quando os jovens mudam o rumo de suas vidas. Eu também vivi esta experiência e percebi que minha Igreja é na rua, no mundo, junto àqueles que mais precisam”, relatou.

A terceira experiência foi partilhada por Frei João Messias, Frade da Custódia de São Benedito, da Amazônia. Frei Messias é missionário junto aos índios Munduruku e, através de vídeos e de seu relato pessoal, apresentou um pouco do dia a dia da missão e dos grandes desafios que fazem parte da luta em defesa do direitos dos índios no contexto da Amazônia.

MISSA E ENVIO

encontro_nacional_220718_2

Ainda sob o impacto das experiências missionárias que ouviram, os jovens se reuniram, às 11h30, no Santuário, para a celebração de envio da Missão. A missa foi presidida pelo Coordenador do Serviço Interfranciscano de Evangelização e Missão (SIFEM), Frei César Külkamp. Em sua homilia, Frei César destacou o Amor de Deus por seu povo e de como o Senhor resgata aqueles a quem ama chamando-os à missão. E encorajou os jovens a levarem adiante este amor, anunciando a bondade de Deus que oferece gratuitamente a salvação a todos. “Francisco entendeu esta mensagem do Senhor e enviou seus companheiros pelo mundo, como mensageiros da salvação. A verdadeira alegria, nós a encontramos quando partimos em missão”, afirmou. Frei César aproveitou também para destacar três realidades atuais que têm norteado a ação missionária da Ordem dos Frades Menores: a Cultura de Paz, a Mobilidade Humana (questão dos imigrantes e refugiados) e o Cuidado com a Criação. Logo após a homilia, os jovens se colocaram diante do altar e receberam a bênção do envio. À tarde, partiram em missão, para colocar em prática tudo que ouviram e aprenderam nos dois primeiros dias do encontro.

CELEBRAÇÃO DO IRMÃO SOL

Manhã ensolarada na Praia da Costa, em Vila Velha, ES. Céu azulzinho de encher os olhos e o coração. Este foi o cartão postal que deu as boas-vindas aos participantes do 3º ENFJ na manhã deste sábado, dia 21 de julho. Com cantos de acolhida e louvor, foram chegando aos poucos, trazidos pelas famílias acolhedoras. Viram um ambiente preparado carinhosamente por Deus, que providenciou a beleza dos bens da Criação e foram se aconchegando ao redor do Crucifixo de São Damião posicionado na areia da praia. Veja mais no vídeo abaixo: