Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Devoção e alegria marcam a noite cultural do ENFJ

21/07/2018

Notícias

Vila Velha (ES) – Um verdadeiro festival de expressões culturais marcou a noite deste segundo dia do 3º Encontro Nacional Franciscano de Juventudes (ENFJ). Ritmos e danças variadas embalaram os participantes em apresentações diversas que trouxeram para Vila Velha um pouco da cultura de cada pedaço deste imenso Brasil: houve frevo, forró, carimbó, vanerão, sertanejo, samba e outros ritmos, além de trajes com cores e modelos variados. Teve rima e prosa, causo e poesia para expressar a riqueza da diversidade dos muitos lugares onde os frades franciscanos marcam presença no Brasil. Muitos grupos fizeram números de integração com toda a plateia, convidando todos os presentes a caírem na dança.

A gastronomia, outro show à parte, quitutes típicos trouxeram de volta ao paladar o gosto da infância, com pipoca, algodão doce, cachorro quente, pé-de-moleque, paçoca e por aí vai… A festa, que tinha previsão de terminar às 22h, passou das 23h.

No final, uma surpresa que arrancou aplausos e expressões de admiração e afeto. A Imagem de Nossa Senhora da Penha, Padroeira do Estado do Espírito Santo, entrou solenemente e foi entronizada ao som do tradicional hino “Virgem da Penha”, executado em ritmo de samba enredo pela Bateria da Escola de Samba capixaba Mocidade Unida da Glória. Samba e devoção fecharam com chave de ouro este segundo dia do ENFJ.

VEJA ALGUNS MOMENTOS DAS APRESENTAÇÕES DA NOITE CULTURAL

DESCONTRAÇÃO NA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS EM GRUPO

Na parte da tarde, além da continuação dos trabalhos em grupo, os jovens tiveram um momento de partilha em plenário conduzido por Frei José Carlos (Zeca), da Terceira Ordem Regular (TOR). Acomodados em almofadas espalhadas pelo chão do ginásio de esportes do Colégio Marista, os participantes, num clima de intimidade e descontração puderam rever alguns temas tratados na parte da manhã e apresentar algumas de suas impressões.

O Encontro segue neste sábado quando os jovens partem em missão pelas Comunidades da Paróquia do Rosário.

EQUIPE DE COMUNICAÇÃO DO 3º ENFJ