Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“Sinos franciscanos pela paz” no dia 4 de outubro

02/09/2019

Notícias

A Família Franciscana da Bélgica e dos Países Baixos, apoiados pela Conferência Episcopal da Bélgica, convocam os franciscanos de todo o mundo para um gesto pela paz. Na sexta-feira, 4 de outubro, às 14h, os franciscanos são convidados a tocar os sinos em todo o mundo, como sinal de esperança, paz e reconciliação entre todas as pessoas de boa vontade em todo o mundo.

O gesto quer recordar o encontro realizado há 800 anos, entre Francisco de Assis e o Sultão Al-Kamil do Egito. Dois desconhecidos se reuniram em paz, com um alento e um pulsar do coração diante Deus. Um foi e continuou sendo cristão, e outro foi e continuou sendo muçulmano. A reunião teve um efeito profundo, particularmente em São Francisco.

Além de sentir uma profunda relação de fé com um irmão, Francisco ficou impressionado pelo chamado à oração que soava por toda a região. Pouco depois, escreveu uma carta às autoridades dos povos para fazer um pedido: “Presteis tanta honra ao Senhor no meio do povo a vós confiado que, todas as tardes, seja anunciado por um pregoeiro ou por outro sinal, para que todo o povo renda louvores e graças ao Senhor Deus onipotente”.

“No dia em que celebramos a morte de São Francisco de Assis, no momento da oração de sexta-feira, façamos realidade o desejo de Francisco e recordemos esse importante encontro entre Francisco e o Sultão. Oremos juntos pela paz em solidariedade com nossos irmãos e irmãs muçulmanos”, pedem os organizadores.

Além do soar dos sinos, os organizadores também convidam a um gesto concreto, indo ao encontro do outro, a exemplo de São Francisco, visitando, por exemplo, irmãos de crenças diferentes, visitando a mesquita local, etc.

Para cadastrar sua paróquia, acesse: http://franciscancall4peace.org/inschrijving-actie/

Via: PazyBien.es