Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Seminário de Ituporanga inicia suas atividades

31/01/2021

Notícias

Ituporanga (SC) – O Seminário São Francisco de Assis de Ituporanga (SC) acolheu neste sábado, 30 de janeiro de 2021, 23 seminaristas, sendo 17 aspirantes e 6 do Ensino Médio, oriundos das regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Esta nova etapa formativa teve início neste domingo, dia 31 de janeiro, com a Oração da Manhã, realizada na capela central, onde todos puderam se reunir pela primeira vez em oração comunitária. Após a oração, os seminaristas dirigiram-se ao refeitório para tomar o primeiro café da manhã juntos como fraternidade.

Às 9h30 foi celebrada a Missa de abertura, presidida pelo guardião Frei Pedro da Silva, e concelebrada pelos freis Valdir Laurentino, José Boeing, José Führ. Todos estavam animados e dispostos a celebrar este belo momento de início das atividades do Seminário. Após a celebração, os seminaristas tiveram um momento de convívio fraterno na sala de recreio, em que todos puderam começar a se conhecer melhor de forma descontraída e interativa.

Todas as atividades, organização, horários e eventos do Seminário São Francisco estão em função de levar os seminaristas a uma experiência de Vida Fraterna. Tudo o que acontece tem como grande objetivo desenvolver nos seminaristas a capacidade de viverem como irmãos.

Este edifício chamado Vida Fraterna é sustentado por quatro pilares: oração, estudo, trabalho e esporte/lazer. Todos são igualmente importantes, de modo que o seminarista deve estudar com o mesmo empenho com que reza, e deve trabalhar com o mesmo entusiasmo com que pratica esportes, sempre com a consciência de que é mais um irmão entre os irmãos.

O Seminário São Francisco foi inaugurado no dia 1° de agosto de 1965, com os seminaristas que cursavam as séries do segundo segmento do Ensino Fundamental. E assim funcionou até o ano 2000, alternando períodos em que recebeu candidatos somente para a 7a e 8a séries e para o Supletivo do Ensino Fundamental. De 2001 a 2010, o Seminário se dedicou ao Aspirantado para os que já tinham feito o Ensino Médio. A partir de 2011, a casa passou a receber seminaristas para cursar o Ensino Médio, com escola própria até 2015 e a partir de 2016 estudando numa escola na cidade. Desde 2014 recebe novamente os jovens que já cursaram o Ensino Médio. Estes, juntamente com os que cursam a 3a Série do Ensino Médio, formam a cada ano a turma de Aspirantes.


 

(Felipe Barbosa Teixeira e Gabriel Sperança Goschel)

ASPIRANTES 2021

1. Anderson Matheus de Oliveira Gomes – Três Rios/RJ – 21 anos
2. Caio Vinicius Lucas de Oliveira – Avaré/SP – 17 anos
3. Caio Henrique Bertoni Kustro – Pitangueiras/SP – 24 anos
4. Cid Gabriel de Melo Martins – Capão Bonito/SP – 21 anos
5. Clemente Ferreira da Costa Júnior – Cascaval/PR – 29 anos
6. Cristian dos Santos Lopes – Paraíba do Sul/RJ – 24 anos
7. Dérick Leandro Proença de Souza – Capão Bonito/SP – 20 anos
8. Dionnes Amaro Dionizio – Araraquara/SP – 25 anos
9. Felipe Barbosa Tteixeira – Rio de Janeiro/RJ – 31 anos
10. Felipe Fernando Noronha – Capão Bonito/SP – 19 anos
11. Franklin Wakin Batuli – Niterói/RJ – 31 anos
12. Gabriel Levi Gomes de Oliveira – 19 anos
13. Gervano da Silva Nogueira – São Carlos – SP – 27 anos
14. Gilson Ramos de Oliveira – Sorocaba/SP – 32 anos
15. Luiz Gustavo Guimarães Montello – Caçapava/SP – 31 anos
16. Matheus Querino – Itajaí/SC – 23 anos
17. William Robson de Souza – Xaxim/SC – 19 anos

3º ANO DO ENSINO MÉDIO
18. Alisson Antonio Moura da Luz – Curitibanos/SC – 18 anos
19. Gabriel Sperança Goschel – Cordilheira Alta/SC – 16 anos
20. Luan Caetano Camargo – Blumenau/SC – 17 anos
21. Victor Gomes Franz – Rodeio/SC – 17 anos
22. Vinicius Policarpo – Ituporanga/SC – 16 anos

1º ANO DO ENSINO MÉDIO
23. Wellington Felipe Vargas – Blumenau/SC – 16 anos