Frades do Regional Vale do Itajaí e Leste Catarinense se reúnem em Ituporanga
14/08/2025

Nos dias 11 e 12 de agosto, realizou-se o Encontro Regional Vale do Itajaí e Leste Catarinense no Seminário São Francisco de Assis, em Ituporanga (SC). O encontro contou com a participação dos frades do Regional, do Definidor provincial, Frei Robson Luiz Scudela e do Vigário provincial, Frei Gustavo Wayand Medella.
No primeiro dia, os frades se encontraram para o convívio fraterno e almoço na Fraternidade de Ituporanga Seminário. À tarde, após um momento de oração a Santa Clara, Frei Robson falou das fraternidades como casas de acolhida e cuidado com a vida. Todas as fraternidades são acolhedoras, mas três delas (Ituporanga Seminário, Curitiba e Agudos) tem uma missão específica: acolher os irmãos que necessitam de um cuidado maior.
A fraternidade de Bragança Paulista tem como missão acolher e cuidar dos frades que necessitam de tratamento e acompanhamento médico mais frequente. Frei Gustavo recordou a vida e missão dos confrades que nos deixaram recentemente: Frei José Bertoldi e Frei Galdêncio Sens. Em seguida, o Coordenador do Regional, Frei João Francisco da Silva, enfatizou a importância do texto proposto pela formação permanente sobre os 350 anos de nossa Província: “Gratidão pela história, compromisso com o futuro”.
Em grupos, os frades leram, refletiram e partilharam a leitura, recordando com gratidão de fatos ou acontecimentos da nossa história, renovando o compromisso de viver com alegria e entusiasmo a nossa identidade franciscana, anunciando e testemunhado o Evangelho com humildade, coragem e esperança. Ao fazer memória da nossa história, Frei Luiz Cappio destacou os irmãos leigos que construíram o alicerce da nossa Província; os bons pastores a serviço do povo (por exemplo, Frei Bruno Linden); os professores renomados (dentre eles, Frei Alberto Beckhäuser); os bispos que marcaram a história antes e depois do Concílio Vaticano II, a título de exemplo, Dom Paulo Evaristo Arns; os santos canonizados, como Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, entre outros. Essas grandes testemunhas mostram a riqueza da nossa história e, ao mesmo tempo, o compromisso com a nossa missão franciscana, inspirados no carisma de São Francisco, de Santa Clara e de outros santos franciscanos.
Na sequência, Frei João Francisco falou dos subsídios que estão sendo disponibilizados pela Secretaria provincial para as fraternidades repensarem e reformularem o seu Projeto Fraterno de Vida e Missão. Frei Robson abordou a temática da administração evangélica dos bens, com ênfase na transparência dos bens, na prática do caixa comum, na confiança mútua entre os irmãos. Com esse tema, propõe-se também salvaguardar o carisma franciscano, a missão evangelizadora e a vocação do frade menor.

No final da tarde, os frades participaram da missa em louvor a Santa Clara, presidida pelo Frei Robson. Durante a homilia, o definidor destacou “a santidade de Clara de Assis. Uma mulher que participou da santidade de Deus e tornou-se para nós um exemplo de vida. Clara continua sendo para o mundo de hoje sinal e profecia da vida em fraternidade”. À noite, os frades participaram do jantar e encontro fraterno.
No segundo dia, reiniciou-se o encontro com a oração pelos 350 anos da Província. Em seguida, os frades refletiram sobre a atual conjuntura política, comercial e econômica do país, com ênfase no compromisso com a vida, sobretudo, dos menos favorecidos. Acentuou-se a responsabilidade com a nossa maneira franciscana de ser e agir a partir dos princípios éticos e evangélicos. Precisamos defender a soberania nacional, o estado democrático de direito, diante das ingerências de poderes internacionais. A nossa missão se fundamenta no Evangelho, nos princípios da ética, nos valores basilares à vida humana no conjunto de todos os seres da Criação.
Em seguida, houve um momento de partilha da vida e missão das Fraternidades. Os frades agradeceram a vida e missão do Frei José Bertoldi, em Rodeio, e na região do leste catarinense, as missões populares nas paróquias de Ituporanga e Rodeio, o crescente número de pessoas (padres, religiosos, leigos – jovens e casais) que buscam o Eremitério para retiros; a entreajuda do Regional nas celebrações em Gaspar devido ao número insuficiente de frades. Frei João Francisco falou também do Congresso Franciscano que acontecerá no Convento Santo Antônio , no Rio de Janeiro, de 24 a 26 de setembro de 2025, bem como do Curso de Extensão sobre a Administração Franciscana da Economia que será ministrado pelo Frei Robson Scudela no próximo mês, que será realizado na modalidade online.
Por fim, agradeceu a presença de todos os confrades e conduziu um momento de oração, seguido da bênção, encontro fraterno e almoço a todos.
Frei Mário José Knapik


