Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Semana Missionária mobiliza e encanta amparenses

01/09/2014

Notícias

alto

João Manoel Zecchinatto, especial para este site

Amparo (SP) – Entre os dias 18 a 24 de agosto, a Paróquia São Benedito, na cidade de Amparo (SP), reavivou seu ardor missionário com a presença dos frades do Serviço de Animação Vocacional (SAV) e do Pró-Vocações e Missões Franciscanas que vieram realizar mais uma Semana Missionária das que vêm ocorrendo nas diversas paróquias e fraternidades da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. Essa iniciativa tem dado inúmeros frutos. Além de reavivar o carisma franciscano nas paróquias, acaba por divulgar o Serviço de Animação Vocacional e também as obras de evangelização e missão em que os frades atuam.

No entardecer do dia 18, segunda-feira, a comunidade paroquial deu as boas vindas aos visitantes: Frei Diego Melo, Frei Alvaci Mendes da Luz, Frei Alexandre Rohling e Dona Rose, mãe de Frei Diego. Logo após a Missa, o povo pôde cumprimentar pessoalmente os franciscanos, que em poucos minutos já se sentiam em casa. Os frades estão presentes em Amparo desde 1911. Não é de se admirar o carinho que cada amparense tem pelos frades, que há mais de um século ajudam no serviço eclesial nessa cidade.

meioAo longo da semana, inúmeras foram as atividades que preencheram a agenda do povo de Deus. Durante o dia, visita às famílias de benfeitores que há anos ajudam o Pró-vocações, também foram visitadas as famílias das lideranças paroquiais, comunidades, escolas e a associação da Guarda Mirim de Amparo. No fim do dia, a celebração da santa Missa na Matriz Paroquial e nas comunidades. A cada dia foi proposto um tema específico que viria a dar o tom da celebração. Na terça-feira, seguindo o costume franciscano de lembrar Santo Antônio, houve bênção para os namorados presentes. Na quarta-feira, emocionante Missa da Saúde, que acolheu inúmeros idosos e doentes que reanimaram sua esperança e fé junto ao altar do Senhor. Na quinta-feira rezou-se pelos motoristas a fim de pedir proteção nos caminhos que irão percorrer. Na sexta-feira, uma marcante Celebração de Perdão em que os presentes trouxeram fotos de familiares e amigos para os quais pedem oração. Após essa celebração, como gesto concreto, iniciou-se o terço dos homens, que será rezado todo mês na Matriz. No sábado, os jovens foram convocados a dar uma demonstração de fé numa procissão luminosa que culminou ao fim da Missa com a bênção das carteiras de trabalho.

No domingo, dia 24, o povo já sentia aquele gosto de saudade dos irmãos que estavam por ir. Não por menos, nesse dia, foram abençoados os casais e as famílias que, nas palavras de Frei Diego, formam a linda e autêntica família franciscana que deve propagar a mensagem da Paz e do Bem. No final dessa celebração, inúmeras foram as palavras de agradecimentos.

“É em semanas como essa que nos recordamos de quão afortunados somos por sermos membros de uma Paróquia franciscana”, confesou a paroquiana D. Maria, benfeitora do Pró-vocações.

Dos frades, a alegria de ter realizado com sucesso mais esta missão e da parte do povo amparense, um gostinho de quero mais. De cada família visitada, de cada criança assistida nas escolas, de cada idoso abençoado e de cada pessoa presente nos momentos de fé, um muito obrigado fez-se ressoar. A Paróquia São Benedito de Amparo termina a semana ainda mais convicta do ardor missionário franciscano. De ambos os lados se diz: até mais, volte logo!