Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

SAV promove Semana Missionária em Rodeio e Indaial

07/10/2013

Notícias

sav

sav2Frei Ermelindo Francisco 

Para melhor celebrarmos o mês dedicado às missões e acolhendo o apelo do Papa Francisco na sua visita ao Brasil durante a JMJ, “ Ide, sem medo, anunciar…”, nós, noviços franciscanos, realizamos a Semana Missionária em Rodeio e Indaial, organizada por Frei Diego Melo, animador provincial do SAV (Serviço de Animação Vocacional).

No dia 1º de outubro foi feita uma visita na escola Santo Antônio, de Rodeio. Durante a visita procuramos transmitir às crianças e aos adolescentes alguns valores cristãos e franciscanos.  Perguntas e curiosidades sobre a vida dos frades não faltaram da parte dos estudantes.

No dia 2, isto é, terça-feira, a convite do pároco da Paróquia São Francisco de Assis, de Indaial, Padre Márcio, iniciamos nossas missões naquela jovem paróquia, criada há aproximadamente um ano, cujo trabalho consistiu essencialmente na divulgação do carisma franciscano, através das visitas feitas nas famílias e nos colégios.

Durante a Semana Missionária saíamos de casa às 8 horas da manhã para Indaial.  Um grupo regressava às 17 horas para preparar a celebração na matriz de Rodeio, enquanto o outro grupo permanecia em Indaial para lá também celebrarem a eucaristia com o povo.

sav3Em grupo de dois a dois, como manda o Evangelho, passávamos de casa em casa. Conversávamos com as famílias, rezávamos e as convidávamos a participar ativamente nas celebrações das festividades do seu padroeiro.  Cada dia o trabalho era feito em comunidades diferentes, de modo que ao final de cada dia era realizada uma celebração na própria comunidade.

Além das visitas às casas foram visitados três colégios de Indaial nos períodos matutinos e vespertinos. Neles, os frades apresentavam a temática dos valores e virtudes.

Grande foi a nossa alegria em poder celebrar com o povo a Festa de nosso Pai São Francisco de modo tão intenso e fraterno. Que o Senhor faça frutificar esses nosso trabalho com boas e santas vocações para todos os ministérios da Igreja.

Louvado seja Nosso Senhor pela vida de São Francisco e pela nossa vocação.