Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Semana Missionária da Família em Santo Amaro

22/08/2018

Notícias

familia_220818
Frei Nilton Decker e Frei Daniel Dellandrea

Santo Amaro da Imperatriz (SC) – Entre os dias 12 a 19 de agosto, a Paróquia de Santo Amaro, em Santo Amaro da Imperatriz (SC), vivenciou uma semana intensa de ação missionária, experimentando a alegria de uma Igreja em saída, vivenciando a cultura da proximidade e do encontro. O objetivo era fortalecer o espírito missionário e despertar novamente em cada um o amor ao Evangelho e pela Igreja-Comunidade Povo de Deus. Muitos voluntários colocaram-se a caminho ao longo da semana, seja na parte da manhã, como na parte da tarde. À noite, além do momento celebrativo, houve evangelização para as crianças.

Para auxiliar na organização e na preparação dessa semana, os organizadores seguiram as orientações do subsídio da CNBB, Semana Missionária – Igreja em saída (2ª edição, 2018). Tornou-se importante a integração e o empenho do pároco, do vigário paroquial, das lideranças pastorais, dos colaboradores e de vários paroquianos voluntários. Realizaram-se antecipadamente vários encontros de motivação e de capacitação dos agentes missionários. As atividades foram planejadas, com divisão de grupos e uso de estratégias que auxiliaram a vivência do tema proposto para cada dia com sua respectiva ação.

Os temas contidos no subsídio da CNBB inspiram os cristãos leigos e leigas a serem “sal da terra e luz do mundo”, assumindo um protagonismo missionário junto à evangelização na cidade. A proposta foi adaptada também para as celebrações na Semana Nacional da Família.

Na segunda-feira, 13, o tema foi a Família e o mundo do trabalho. Foram realizadas visitas aos estabelecimentos comerciais, indústrias e casas de acolhida de idosos. Na terça-feira, 14, com o tema Família e o mundo da política, os paroquianos visitaram a Câmara de Vereadores, como também uma missão de visitação em um dos bairros da cidade, onde residem algumas famílias em situação de vulnerabilidade social e outras fragilizadas e necessitadas de um renovado ardor no seguimento a Jesus Cristo. Foi muito elogiada esta iniciativa. Na quarta-feira, 15, o tema foi a Família e o mundo da comunicação e da educação. Houve neste dia visitas a escolas, creches, APAE, catequese e prosseguimento de visitas ao comércio da cidade. A Família e a cultura e a casa comum foi o tema da quinta-feira. Além dos estabelecimentos comerciais, houve visitas em algumas empresas, aos enfermos e colaboradores do Hospital São Francisco. Na sexta-feira, 17, com o tema a Família e a superação da violência e a busca da cultura da paz, realizaram-se visitas à Polícia Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, e outras instituições que no seu dia a dia, promovem a cultura da paz e lutam por um mundo mais fraterno e igual. À noite, junto à celebração da comunidade, estas instituições receberam uma lembrança da Paróquia pela relevante missão na valorização da vida. O último tema foi a Família, um olhar pelas crianças. Além da evangelização direcionada às crianças que acontecia cada noite durante as celebrações da missa, uma celebração com as crianças foi realizada no sábado, às 15h, com cantos, dinâmicas e o evangelho encenado pelas próprias crianças.

Cada dia, os missionários se reuniam na Igreja, diante do Sacrário, para um momento de oração e envio. Isto ajudou a perceber que éramos chamados por Jesus para a missão e de que, estar únicos a Ele, seria a garantia da eficácia de nossa ação evangelizadora. Primeiro permanecer com Ele, para depois, ir anunciar a alegria do Evangelho, a serviço do Reino, em uma Igreja decididamente em saída, missionária, solidária e misericordiosa.

O grande encerramento da Semana aconteceu no domingo, 19, às 19h no salão da Igreja Matriz. Muitas pessoas estiveram reunidas para rezarem a devoção do terço pelas famílias, a Igreja doméstica. A cada mistério da dezena, foram apresentas as seguintes reflexões: O valor da vocação materna e o sim à vida; a importância hoje da missão do pai em assumir a condução da família e a educação de seus filhos; a recordação aos jovens de que constituir família hoje é a prevenção da solidão no futuro; o cuidado e cultivo do amor pelos idosos e enfermos na família e na última dezena, por ter sido o dia da vocação religiosa, a família como berço vocacional. A oração do terço era intercalada com músicas do grande coral formado com 150 integrantes, que cantaram músicas conhecidas para que todos os presentes pudessem também entoar suas vozes. Foi uma noite linda de louvor e oração pelas famílias. O grande momento foi a coroação de Nossa Senhora e a consagração das famílias à Mãe Rainha da Glória. E por fim, encerrando a noite, não poderia ter ficado de fora o canto da Oração da Família, pendido a Deus: “Abençoa, Senhor, as famílias! Amém”!

Temos a certeza de que a Semana Missionária da Família alcançou o seu objetivo de animar o espírito missionário e de estreitar laços de muitas pessoas com Jesus Cristo e sua comunidade, a Igreja. Muitos já se perguntam: “Esta missão não poderia continuar?”. Com certeza sim. A missão se torna necessária e permanente. Parabéns aos leigos e leigas que percebem cada vez mais, de que são agentes, protagonistas de uma Igreja missionária e misericordiosa, a exemplo de Cristo.

Testemunho da jovem Luana Martins Theisges: “Quando aceitei participar, eu imaginava que ia ser bom! Hoje o meu sentimento é de que foi uma Benção de Deus, algo maravilhoso e promissor, momentos que nos fizeram refletir, evoluir, compreender… Um misto de Amor, Doação, Missão, Ensinamentos! Missões que nos levaram de Missionários a aprendizes, que nos tocaram profundamente. Deus é Maravilhoso e nos apresenta pessoas especiais para caminharem conosco, juntos vivemos a Alegria de levar a Fé a muito lugares, a muitas Famílias que nos mostraram de uma maneira linda que a humildade está no ser, está nas atitudes e no modo de vida! Agradecimentos a todos que participaram e a todos que nos acolheram… Vocês são bênçãos de Deus!”