Semana da Consciência Negra e o diálogo inter-religioso pela paz
19/11/2025

A Pastoral da Ecologia Integral e o Conselho da Comunidade Negra de Bauru promoveram uma mesa redonda para abordar a “Semana da Consciência Negra e o diálogo inter-religioso pela paz”. O evento se deu no Centro Cultural Paiva, Bauru, no dia 17 de novembro, às 19h30, e contou com a participação de vários expoentes de diferentes religiões.
A roda de conversa se propôs a estimular o diálogo inter-religioso pela paz, reconhecendo o valor inestimável de cada tradição religiosa. O diálogo inter-religioso é um caminho legítimo para a boa convivência entre as diversas tradições religiosas e a busca da paz. Está presente nas proposições da Igreja Católica e de várias Igrejas cristãs, está em seus documentos, e faz parte também da prática de diversas outras tradições religiosas.
A Pastoral da Ecologia Integral se sente honrada em participar ativamente dessa tradicional Semana da Consciência Negra, que começou contribuindo com o que lhe é próprio e inspirada no exemplo de São Francisco de Assis, importante expoente do diálogo inter-religioso do seu tempo, na contramão das cruzadas que geraram tanta o hostilidade entre cristãos e muçulmanos.
Estiveram presentes na roda de conversa:
- Sacerdotisa Mãe Dandara Tierra Borges de Brunnis Ferreira. Tradição: Quimbanda Idan (Linha de Quimbanda Originária do RS). Nome religioso: Mama Wa Roho Ya Mauti.
- Pastor Alexandre Costa, da Igreja Luterana de Bauru, representante do Grupo Cristão Ecumênico local. Mais conhecido como Pastor Alexandre Índio ou simplesmente Pastor índio. O Grupo Cristão Ecumênico de Bauru é uma iniciativa da Diocese de Bauru e é formado por líderes cristãos com a participação espontânea em várias atividades em prol da Unidade da fé cristã, conforme a oração sacerdotal de Jesus que diz: “que todos sejam um nele” (João 17).
- Silmara Cristina Vilela, afro candomblecista e membro do Conselho Municipal da Comunidade Negra.
- Sizete Soares, estudiosa do islamismo, representando a comunidade Muçulmana de Bauru.
- Prof Silvio Durante, indígena da etnia Kaigang (representando os indígenas que vivem em contexto urbano). É mestre em História pela Universidade da Integração Latino Americana (UNILA), professor de História e Filosofia na rede pública estadual e voluntário em projetos e movimentos sociais.
- Uriel de Almeida Presidente do CEAC (Centro Espírita Amor e Caridade), representando o Kardecismo em Bauru. Atua há 46 anos na instituição como voluntário.
É preciso lembrar que a Semana da Consciência Negra está centrada em torno do Dia Nacional do Zumbi e da Consciência Negra, que é comemorado anualmente no dia 20 de novembro, desde 2023. Embora a data central seja o dia 20, as celebrações, eventos e reflexões relacionadas à consciência negra frequentemente ocorrem ao longo de toda semana e às vezes de todo o mês de novembro, ao qual é muitas vezes referido como Novembro Negro.












