Segundo dia do Capítulo da FIMDA é marcado por reflexões históricas, prestação de contas e presença do Ministro geral
14/10/2025

Nesta terça-feira, 14 de outubro, o segundo dia do Capítulo da Fundação Franciscana da Imaculada Mãe de Deus de Angola foi marcado por intensas atividades espirituais, administrativas e históricas, contando com a chegada do Ministro geral da Ordem dos Frades Menores, Frei Massimo Fusarelli, ao país.
As atividades tiveram início às 7h com a Celebração Eucarística presidida pelo Ministro provincial, Frei Paulo Roberto Pereira, e concelebrada por Frei Evaristo Seque Joaquim. Logo após, os capitulares acolheram com alegria Frei Massimo Fusarelli, que foi recebido no Convento Franciscano São Francisco de Assis, em sua segunda visita às terras angolanas.
Às 10h, Frei José Morais Cambolo apresentou uma visão geral da contabilidade desde o último Capítulo, destacando os pontos principais da Ratio Econômica. Em seguida, às 11h, Frei André Luiz da Rocha Henriques moderou o momento de atualização dos Estatutos, encerrando-se com a deposição dos ofícios pelo Ministro Provincial.
Ainda no período da manhã, o presidente da Fundação, Frei Ivair Bueno de Carvalho, apresentou a prestação de contas e os processos realizados até o momento. As atividades seguiram com um momento de confraternização com aperitivo às 12h30, seguido do almoço às 13h.

A tarde foi dedicada à memória e celebração dos 35 anos da presença franciscana em Angola. A Irmã Brígida Tchinhanga, das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria, compartilhou um comovente testemunho sobre os primeiros anos da missão franciscana em Malange, especialmente com a chegada dos três primeiros frades: Frei Pedro Caron, Frei Plínio Gande da Silva e Frei José Zanchet. Os dois últimos de feliz memória. Também deram seus depoimentos Frei Santana Sebastião Cafunda, Frei José Morais Cambolo, Frei Valódia João Manuel Baptista Domingos, Frei Valdemiro Wastchuk e Frei João Alberto Bunga.

Após um breve intervalo às 15h40, Frei Paulo apresentou, às 16h30, uma reflexão sobre a relação da Província com a Fundação, destacando os desafios e perspectivas para a continuidade desse vínculo missionário.
Os trabalhos do dia foram encerrados às 17h30. À noite, a programação incluiu a oração das Vésperas às 18h30 e, às 19h, um momento de recreação e confraternização com o jantar.
O Capítulo segue com espírito fraterno, marcado pela escuta, partilha e renovação do compromisso com a missão franciscana em Angola.
Frei Evaristo Seque Joaquim






