Conheça o Conselho da Custódia Imaculada Mãe de Deus de Angola
16/10/2025

O Capítulo histórico realizado no Kimbo São Francisco, em Angola, entre os dias 13 e 15 de outubro, marcou o início de uma nova etapa da presença franciscana no continente africano, que culminou com o nascimento da Custódia Imaculada Mãe de Deus de Angola neste dia 16 de outubro.
Para acompanhar os passos da nova entidade, na tarde desta quarta-feira, 15 de outubro, os frades reunidos no Capítulo da FIMDA, receberam do Ministro geral, Frei Massimo Fusarelli, o anúncio da nomeação do Custódio e dos quatro novos Conselheiros que, nos próximos três anos, irão acompanhar a missão da Custódia.
A leitura do Decreto de Eleição foi feita pelo Ministro geral durante a Oração das Vésperas, às 18h, horário local (14h no Brasil).
Conheça o perfil dos Conselheiros:
Custódio
Frei Ivair Bueno de Carvalho, OFM
Nascimento: 31 de janeiro de 1973, em Sorocaba (São Paulo, Brasil) (52 anos)
Admissão ao Noviciado: 10 de janeiro de 1997
Primeira Profissão: 9 de janeiro de 1998 (27 anos de vida religiosa)
Profissão Solene: 30 de julho de 2005
Histórico: Frei Ivair foi a Angola pela primeira vez em 2001 e lá permaneceu por três anos servindo à missão. Retornou ao Brasil para realizar seus estudos teológicos e, ao concluí-los, foi enviado à Fraternidade São José (Guaratinguetá, SP), para, a partir dali, auxiliar nos trâmites documentais dos irmãos que iam e voltavam de Angola. Em 2011 foi transferido para Angola e já pertenceu a diversas das fraternidades estando a serviço, da animação vocacional, da formação e da evangelização. Em 2019 foi nomeado como Conselheiro e, em 2022, como Presidente da FIMDA, ofício que cumpria até agora.

1º Conselheiro
Frei Ermelindo Francisco Bambi, OFM
Nascimento: 1º de março de 1987, em Ingombotas (Luanda, Angola) (38 anos)
Admissão ao Noviciado: 12 de janeiro de 2013
Primeira Profissão: 3 de janeiro de 2014 (11 anos de vida religiosa)
Profissão Solene: 24 de setembro de 2017
Ordenação Presbiteral: 25 de novembro de 2018
Histórico: Frei Ermelindo concluiu seus estudos teológicos em 2016, cursados no Instituto Teológico Franciscano (Petrópolis, RJ). Então, retornou à Angola para integrar a Fraternidade do Seminário Monte Alverne (Catepa, Malange) onde atuou entre 2018 e 2022 como orientador dos seminaristas e vocacionados, reitor do seminário e colaborou com a animação vocacional da FIMDA. A partir de 2022, foi transferido para a Fraternidade da Porciúncula (Mulenvos, Luanda), onde continuou atuando na animação vocacional, na formação, assim como na coordenação da fraternidade como Guardião e, a partir de então, foi nomeado para o ofício de Conselheiro, ofício que cumpria até agora.
2º Conselheiro

Frei José Morais Cambolo, OFM
Nascimento: 26 de janeiro de 1989, em Cazenga (Luanda, Angola) (36 anos)
Admissão ao Noviciado: 12 de janeiro de 2010
Primeira Profissão: 2 de janeiro de 2011 (14 anos de vida religiosa)
Profissão Solene: 28 de agosto de 2016
Ordenação Presbiteral: 18 de julho de 2020
Histórico: Frei José Morais concluiu seus estudos teológicos em 2019, cursados no Instituto Teológico Franciscano (Petrópolis, RJ). Então, retornou à Angola para integrar a Fraternidade da Porciúncula (Mulenvos, Luanda), onde atuou entre 2019 e 2020, na formação e animação vocacional e na evangelização. A partir de 2020 foi transferido para a Fraternidade São Francisco de Assis (do Palanca, em Kilamba Kiaxi, Luanda), onde passou a atuar como responsável pelo Kimbo São Francisco de Assis, na formação e animação vocacional, assim como na coordenação da fraternidade como Guardião. Em 2022, e desde então, foi nomeado como Delegado do Economato da FIMDA e Conselheiro, ofícios que cumpria até agora.

3º Conselheiro
Frei Mário Sampaio Pelu, OFM
Nascimento: 20 de agosto de 1988, em Benguela (Benguela)
Admissão ao Noviciado: 12 de janeiro de 2013
Primeira Profissão: 3 de janeiro de 2014 (11 anos de vida religiosa)
Profissão Solene: 15 de novembro de 2018
Ordenação Presbiteral: 15 de janeiro de 2022
Histórico: Frei Mário concluiu seus estudos teológicos em 2016, cursados no Instituto Teológico Franciscano (Petrópolis, RJ). Então, em 2017 retornou à Angola para integrar a Fraternidade Santo António (Quibala, Cuanza Sul) onde permanece até hoje. Ali atuou na formação e na evangelização e coordenou a fraternidade como Guardião, ofícios que cumpre até agora.
4º Conselheiro

Frei André Luiz da Rocha Henriques, OFM
Nascimento: 5 de março de 1984, em Pereira Barreto (São Paulo, Brasil) (41 anos)
Admissão ao Noviciado: 8 de janeiro de 2005
Primeira Profissão: 28 de dezembro de 2005 (19 anos de vida religiosa)
Profissão Solene: 6 de agosto de 2011
Ordenação Presbiteral: 27 de abril de 2013
Histórico: Frei André concluiu seus estudos teológicos em 2012, quando foi transferido, em 2013 para a Fraternidade Nossa Senhora Aparecida (Nilópolis, RJ), onde atuou na evangelização. Ainda em 2013 foi transferido para a Fraternidade Santo Antônio (Florianópolis, SC), onde também atuou na evangelização. Em 2016, foi transferido para Angola, integrando a Fraternidade São Francisco de Assis (no Palanca, em Kilamba Kiaxi, Luanda), onde atuou na formação, na assistência espiritual das Clarissas e na evangelização. Em 2019 integrou a Fraternidade do Seminário Monte Alverne (na Catepa, Malange), onde coordenou a fraternidade como Guardião e atuou na formação dos seminaristas e aspirantes), além de ter sido nomeado Conselheiro. Em 2022 foi transferido para a Fraternidade São Francisco de Assis (no Palanca) novamente, para atuar na formação e como Pároco da Paróquia São Lucas. Em 2025 foi transferido para a Fraternidade Santa Clara, no mesmo bairro, onde cumpre os mesmos ofícios até agora.
Que São Francisco de Assis, o Santo Seráfico, ilumine e conduza a caminhada franciscana de itinerância e alternância dos frades conselheiros que agora assumem a missão histórica de orientar os rumos da Custódia Imaculada Mãe de Deus de Angola. Que, no seguimento de Jesus Cristo, esses irmãos saibam contemplar o vasto celeiro de vidas presente em Angola, especialmente os mais pobres e os que sofrem, com o olhar de quem conhece o verdadeiro amor de Cristo e com o mesmo senso de acolhimento de Nossa Senhora, Mãe e serva de Deus.
Adriana Rabelo Rodrigues Marcelo


