FIMDA realiza Capítulo celebrativo com ereção oficial da nova Custódia franciscana em Angola
16/10/2025

Com momentos marcados por espiritualidade, memória histórica e decisões significativas para o futuro da missão franciscana em Angola, a Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola (FIMDA) concluiu nesta quinta-feira (16) seu Capítulo Celebrativo com o anúncio oficial da ereção da nova Custódia Dependente “Imaculada Mãe de Deus”.
O Capítulo, iniciado no dia 13 de outubro, reuniu frades de diversas fraternidades na Capela Conventual da Fraternidade São Francisco de Assis, no Palanca, Luanda. A cerimônia de abertura contou com a invocação do Espírito Santo, conduzida por Frei Santana Sebastião Cafunda, e palavras de boas-vindas do Presidente da Fundação, Frei Ivair Bueno de Carvalho. Em sua fala, inspirou os participantes com uma citação de São Francisco de Assis, reforçando o espírito de fraternidade e comunhão.
O Ministro provincial, Frei Paulo Roberto Pereira; o delegado do Ministro geral, Frei César Külkamp; Frei Robson Luiz Scudela, responsável pelas missões franciscanas; Frei Valdemiro Wastchuk; e Frei Siphelele Gwanisheni, definidor geral para a África também estiveram presentes. Frei Paulo definiu o Capítulo como “histórico” e destacou que o momento era um verdadeiro presente de Deus.
Ao longo dos três dias de Capítulo, a programação incluiu momentos de espiritualidade, formações e balanços administrativos. Entre os destaques estiveram a atualização do processo formativo, avaliação das frentes de missão – como evangelização, educação, solidariedade e comunicação – e reflexões sobre o futuro da presença franciscana em Angola com a ereção da Custódia.

No segundo dia, os capitulares receberam com entusiasmo o Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, Frei Massimo Fusarelli, que chegou ao país para acompanhar de perto os trabalhos. A jornada também foi marcada por uma comovente memória dos 35 anos da missão franciscana em Angola, com testemunhos de religiosos que viveram e foram frutos dos primeiros passos da presença franciscana no país.
O ponto alto do Capítulo ocorreu na quarta-feira (15/10), com o anúncio da ereção da nova Custódia Dependente “Imaculada Mãe de Deus”, feito oficialmente por Frei Massimo Fusarelli durante as Vésperas (Oração da tarde). A decisão representa um passo significativo na consolidação da missão franciscana em território angolano.
Na ocasião, foi também apresentado o novo governo custodial:

Da esq. para dir. Frei André, Frei Mário, Frei Massimo, Frei Ivair, Frei Ermelindo, Frei José
Frei Ivair Bueno de Carvalho – Ministro Custodial
Frei Ermelindo Francisco Bambi – Primeiro Conselheiro
Frei José Morais Cambolo – Segundo Conselheiro
Frei Mário Sampaio Pelu – Terceiro Conselheiro
Frei André Luiz da Rocha Henriques – Quarto Conselheiro.

O novo governo assumiu o compromisso de liderar a Custódia com fidelidade ao carisma franciscano, em uma cerimônia marcada por emoção e espírito de missão.
A missão do novo Conselho
A definição do Conselho representa a chegada de irmãos ao grupo que deverá colocar em ação as decisões capitulares estabelecidas para a nova entidade. Os Conselheiros eleitos também assumem a missão de animar a Custódia Imaculada Mãe de Deus de Angola em uma mesma direção.
Antes do anúncio, todos os frades da Missão Angola já haviam participado de uma prévia consulta, em ocasiões anteriores ao Capítulo, indicando nomes para o ofício. No entanto, a decisão final para a escolha coube ao Ministro Geral, que esteve presente pela segunda vez em Angola.
Daqui para frente, a animação da vida e da missão em Angola será de responsabilidade do Conselho, que deverá apresentar as indicações discernidas sobre os passos da entidade nascente ao Definitório da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, para aprovação e encaminhamentos, visto que se trata de uma Custódia dependente.
Encerramento das atividades
O encerramento oficial do Capítulo aconteceu na manhã do dia 16 de outubro, com uma missa solene no Kimbo São Francisco de Assis, reunindo a Família Franciscana, irmãs consagradas de diferentes congregações, a Ordem Franciscana Secular (OFS), a Juventude Franciscana (Jufra), além de diversos fiéis. Estiveram presentes também o Ministro provincial da recém Província Franciscana de Moçambique, Frei Evódio, e o Ministro provincial dos Frades Menores Capuchinhos em Angola, Frei António Buko.

Após a missa e o almoço de confraternização, a programação seguiu com encontros com as Irmãs Clarissas e os frades juniores, encerrando um Capítulo que ficará marcado como divisor de águas na história da presença franciscana em Angola.
Com o espírito de escuta, partilha e compromisso renovado, a nova Custódia Franciscana de Angola inicia seu caminho com esperança e responsabilidade missionária.
Texto e fotos: Comunicação da Custódia Luanda, 16 de outubro de 2025





















































































































