Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

São Francisco de Assis é celebrado em Angola

04/10/2020

Notícias

Os frades da Fundação Imaculada Mãe de Angola e a Família Franciscana de Angola se reuniram, hoje, dia 4 de outubro, no Mosteiro do Sagrado Coração de Jesus (Irmãs Clarissas) para celebrar, com alegria, a Solenidade do Pai São Francisco de Assis, mesmo em meio à pandemia e às normas sanitárias.

A celebração teve início as 7h30, presidida pelo presidente da Fundação, Frei António Boaventura Zovo Baza. Esta celebração marcou o fim da VI Jornada da Oração pelo Cuidado da Criação, neste tempo da Criação. Os diversos ministérios foram animados pelos frades estudantes, Irmãs Clarissas, seminaristas franciscanos que nesse tempo se encontram com suas famílias e fiéis dentro e fora da igreja.

Na homilia, o celebrante começou cantando em umbundu com a assembleia: “Hoje e agora, o meu coração exulta de alegria e Deus seja louvado e bendito por tudo quanto existe”. E acrescentou: “Sempre que vamos à igreja, vamos com o desejo de pedir ou de agradecer ao nosso Deus. Agradecemos porque recebemos e pedimos porque precisamos”.

“Todo o verdadeiro cristão é aquele que deve lutar pela justiça. Jesus, para São Francisco, tornou-se a sustentação da luta pela justiça e pelo direito”, disse. Ele concluiu dizendo: “Se não podemos assumir esse compromisso durante o nosso peregrinar na terra nunca poderemos afirmar que somos parte do povo que Deus confiou o seu reino”.

Ao terminar, como em todas as solenidades, entoou-se a canção de ação de graça e as Irmãs Clarissas agradeceram dançando e, posteriormente, o presidente da celebração agradeceu a presença dos participantes.

Embora com máscaras, sem abraços e com o devido distanciamento, notava-se a alegria, o entusiasmo no rosto dos fiéis e devotos de São Francisco. O modo de vida do Seráfico Pai, e hoje abraçado por muitos, continua a encantar, atrair e animar as pessoas mesmo diante desta pandemia e de outras realidades que o país enfrenta.

Diferente dos anos anteriores, a comemoração do Pai Seráfico começou mais cedo em Angola, por meio da “Francligue Futsal”, torneio Franciscano que foi realizado de 26 de agosto a 30 de setembro e da novena,  de 24 de setembro a 2 de outubro.

O referido Torneio contou com seis Equipes, nomeadamente: São Francisco de Assis, São Damião e São Boaventura (da Fraternidade sede, São Francisco de Assis, do Palanca), e Santo Antônio de Pádua, Frei Bruno Linden e Santo Antônio de Santana Galvão (da Fraternidade de Nossa Senhora dos Anjos, de Viana), tendo como primeiro classificado desta primeira edição da Francligue a equipe São Boaventura.


Frei Evaristo Seque Joaquim, Frei Eduardo  Cavita Camunha e Frei Abel Ndala Sahuma Nganji