Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“O mundo de hoje precisa conhecer o modo de vida do pobrezinho de Assis”

09/05/2022

Entrevistas, Notícias

Frei Junior Mendes será ordenado presbítero pela imposição das mãos do Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, no dia 14 de maio de 2022, às 15 horas, na Igreja Matriz Santo Amaro da Imperatriz, em Santa Catarina. No dia seguinte celebrará a Primeira Missa, às 10 horas, nesta mesma Matriz.

Frei Junior Mendes nasceu no dia 24 de janeiro de 1989 no hospital São Francisco de Assis, em Santo Amaro da Imperatriz. Filho de Ganilton Mendes e Maria de Lourdes Schimidt Mendes, tem um irmão. Ingressou no Seminário São Francisco de Assis de Ituporanga em 2010 e vestiu o hábito franciscano em 2012. Em 2013, fez sua 1ª Profissão em Rodeio (SC). Entre 2013 e 2015, cursou Filosofia na FAE – Centro Universitário de Curitiba (PR). Viveu o Ano Missionário em Malanje, Angola, no ano de 2016. Fez a Profissão Solene no dia 15 de setembro de 2018 e concluiu os estudos de Teologia em 2020 no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis (RJ). Atualmente, reside na Fraternidade de Santo Amaro da Imperatriz.

Site Franciscanos Frei Junior, fale um pouco de sua vida?

Frei Junior Mendes – Nasci em uma cidade do interior de Santa Catarina, em uma família muito católica. Quando criança tinha um grande interesse pelas orações que os freis faziam na Igreja. Gostava de fazer orações em casa imitando as bênçãos de Santo Antônio. Usava um santinho de São Francisco e de Nossa Senhora (ainda os tenho comigo) para fazer “celebrações”. Com a adolescência fui me afastando dessas coisas, mas sempre fui muito sensível às coisas do Sagrado, pois como dito acima, minha família é muito religiosa.

Site Franciscanos – Quando se deu o discernimento vocacional?

Frei Junior Mendes – O discernimento veio quando retornei para a vida de oração. Fui provocado a dar respostas de minha fé para irmãos separados (popularmente chamados de evangélicos), que questionavam as manifestações do catolicismo. Como não tinha as devidas respostas, fui estudar. Com os estudos e a leitura da Palavra de Deus voltei a ter uma vida de oração que havia deixado de lado na adolescência. Os conflitos interiores começaram e eu precisava responder a algo que me chamava, mas não sabia o quê. Foi durante um testemunho de uma família que fui como que tocado pela realidade de Deus que caminha conosco, está próximo, no silêncio. Precisava responder a Ele, mas não sabia como e quando.

Site Franciscanos – Por que escolheu ser frade franciscano?

Frei Junior Mendes – Quando voltei para a vida eclesial, fui convidado para ser catequista e fui fazer um curso que a diocese oferecia para os novos candidatos a catequistas. Neste processo, fui convidado por Frei Pedro da Silva para fazer parte do grupo vocacional da paróquia. Como dito acima, estava inquieto e precisava corresponder a algo que ainda não sabia ao certo o que era. Fui estudar as diversas propostas de vida consagrada. Estudei sobre São Domingos, São Bento, e São Francisco com sua proposta de vida. Quando fui conhecendo mais sobre o santo de Assis, foi crescendo a inquietação. O ponto alto foi quando fui participar de um encontro vocacional da Província em Ituporanga. Quando voltei deste encontro, estava convicto de que meu caminho de consagração (minha resposta à inquietação interior) era nos passos de Francisco de Assis.

Site Franciscanos – Depois de tantos anos de estudos, você está prestes a ser ordenado presbítero. Fale-nos como está essa expectativa.

Frei Junior Mendes – Depois de 12 anos de caminhada franciscana, minha expectativa é a de corresponder a uma convocação. Estou aqui. Sempre trouxe comigo esta convicção de que precisava corresponder a um chamado de Deus.

Site Franciscanos – O que é o presbítero para você?

Frei Junior Mendes – Vamos melhorar a colocação da sua pergunta: Ser “Frade Presbítero” é ser chamado por Deus a ser seu instrumento na vida Eclesial. Por amor de Cristo pobre e crucificado, ser irmão de toda humana criatura, no serviço do sacerdócio.

Site Franciscanos – Há espaço para o carisma franciscano no mundo de hoje?

Frei Junior Mendes – Esta pergunta foi a questão central do meu TCC no curso de Teologia. Minha resposta é um sim convicto. O carisma franciscano é um modo de vida importantíssimo para o mundo de hoje. Penso que nós, frades, precisamos difundir o carisma com mais intensidade. O carisma é para todos: casados, solteiros, consagrados e consagradas. O mundo de hoje precisa conhecer o modo de vida do Pobrezinho de Assis.

Site Franciscanos – Vale a pena ser religioso franciscano? Deixe uma mensagem para os jovens que querem conhecer o carisma franciscano.

Frei Junior Mendes – Sim, vale, mesmo com todos os seus desafios e mazelas. O carisma franciscano é um caminho seguro de seguir Cristo. Minha mensagem para os jovens é que busquem as coisas com sinceridade de coração. A realização da vida começa por uma inquietação, uma busca, uma resposta que precisa ser dada a uma pergunta que nasce do íntimo do coração. Faço minhas as palavras de Frei Constatino Koser na sua obra “Vida com Deus no mundo de Hoje”: Para a vida interior (vida com Deus – vida franciscana) não existem estradas largas e cômodas, como as que construímos para os nossos automóveis, existem difíceis veredas de montanha, apenas traçadas. Mas é preciso caminhar, subir a montanha. Não parar.


Entrevista a Moacir Beggo