Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Santo Antônio é celebrado com fé e devoção pelo povo bauruense

13/06/2022

Notícias

Bauru (SP) – O dia 13 de junho iniciou mais cedo na Paróquia Santo Antônio de Bauru. Logo às 6h da manhã, Frei Vanilton Aparecido Leme, pároco, abençoou o tradicional bolo da festa, que contém medalhas de ouro de Santo Antônio e até um par de alianças para os mais sortudos, abrindo os festejos do dia. E, apesar de ser segunda-feira e do clima frio, os fiéis não se deixaram esmorecer na fé e vieram prestigiar as festividades do santo.

Durante todo o dia foram celebradas 6 missas solenes em honra ao Padroeiro e, além dos frades que compõem a Fraternidade local, Dom Rubens Sevilha, OCD, Dom Caetano Ferrari, OFM, e Frei Thiago Hayakawa, natural da cidade de Bauru, também presidiram as celebrações.

O pão dos pobres, o exemplo de vida e santidade foram os temas principais das celebrações, a Missa própria da Família Franciscana e as leituras próprias favoreceram a reflexão em torno dessa figura ilustre. Seja ele lisboeta ou paduano, as pessoas buscam no Santo Antônio de todo o mundo a intercessão divina para a graça do emprego, da saúde e de uma família.

Já na sua 80ª edição, a quermesse da Paróquia Santo Antônio de Bauru é uma tradição para os cidadãos do município. Celebrada durante quatro finais de semana, ela anima as festividades do Padroeiro, que esse ano começou no dia 03 de junho e vai até o dia 19. Na sua programação estão as barracas típicas com uma praça de alimentação bem diversificada, recreação e música.

Além disso, é comum que os frades se façam presentes nesse dia para a benção individual dos fiéis que sobem até a paróquia, e, para esse serviço fraterno, juntaram-se também alguns frades da Fraternidade de Agudos.

Ao auge do dia foi ao final da celebração solene das 19h, presidida por Dom Caetano Ferrari, no qual toda a comunidade se reuniu na escadaria em frente à igreja para a soltura dos fogos de artifício que coroam esse momento de fé e espiritualidade.

(toque nas imagens para ampliá-las)


Frei Gilberto Silveira da Costa Junior, OFM