Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

A Paróquia do Rosário tem novo pároco e nova Fraternidade

21/02/2022

Notícias

Como um só corpo em Cristo, todas as comunidades da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Vila Velha, ES, estiveram presentes na missa das 19h neste 7º Domingo do Tempo Comum (20/02), para acolhida do novo pároco Frei Vanderlei da Silva Neves. e da nova fraternidade do Divino Espírito Santo.

Em comunhão com toda a Igreja da Arquidiocese de Vitória, a celebração teve início fazendo memória da Padroeira do Município de Vila Velha e da Paróquia, a Mãe do Rosário. A imagem foi trazida por paroquianos da Pastoral da Acolhida enquanto entoava-se o hino em honra à Padroeira.

O comentário inicial fora de acolhida e gratidão a todos os presentes, em especial às Comunidades, o prefeito municipal de Vila Velha (Arnaldinho Borgo), ministros, diáconos, presbíteros (de modo especial os frades do Convento da Penha, incluindo Frei Djalmo Fuck, que fora o último pároco da Paróquia e agora é guardião do Convento da Penha e Padre Jorge Campos (Vigário Geral da Arquidiocese).

O novo Pároco é natural de São Paulo (SP) onde nasceu no dia 20 de agosto de 1982. Com 39 anos, é filho de Maria do Socorro da Silva Neves e Valdecy Pereira Neves e irmão de Wagner. Foi ordenado presbítero no dia 16 de dezembro de 2017 e escolheu como lema da sua Ordenação: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos” (Jo 15,13). Trabalhou como guardião, vigário paroquial e animador do Serviço de Animação Vocacional na Paróquia São Luiz Gonzaga de Xaxim, na Diocese de Chapecó.

Com alegria e entusiasmo, acolheu-se a nova Fraternidade Franciscana da Paróquia N.S. do Rosário, composta por Frei Vanderlei, Frei José Clemente Müller, Frei Clarêncio Neotti e Frei Adriano Dias do Nascimento. A liturgia, presidida pelo Vigário Geral da Arquidiocese de Vitória, teve início com a leitura de provisão de pároco, feita pelo diácono Carlos, nomeando e acolhendo Frei Vanderlei como novo pároco. Em seguida, Padre Jorge entregou a provisão nas mãos de Frei Vanderlei, entregando também a de vigário a Frei José Clemente, pedindo uma salva de palmas à toda Fraternidade.

Em sua homilia, o Vigário Geral saudou a todos e disse que é uma alegria nos encontramos na casa de Deus. Segundo ele, o cristianismo é a religião da não violência. A pessoa que crê em Deus, não pode concordar com qualquer tipo de violência! Vivemos em uma sociedade violenta e, por vezes, somos tentados a combater violência com violência.

“Hoje estamos dando posse ao pároco. Comunidade Paroquial é aquele que se reúne em torno a mesa da Eucaristia. Comunidade que busca viver a paz e a união. O pároco e seus colaboradores são os primeiros a serem os promotores da paz. Se queremos a paz no mundo, primeiro ela deve começar aqui na vida em comunidade. Em cada reunião em cada conselho. Não sejamos violentos uns com os outros. O Senhor nos convida a sermos bons, porque Ele é bom”, disse.

“Sejamos homens e mulheres espirituais. Sejamos uma comunidade, uma paróquia, onde possamos viver o amor fraterno, a misericórdia e a união. Que o pároco possa se esforçar para que nesta Paróquia os padres encontrem lugar e alento. Você não está sozinho, você tem sua Fraternidade, tem os padres e o bispo. Tenha um ótimo trabalho nessa Paróquia”, disse.

Logo após a homilia, teve continuidade o rito de posse, quando o novo pároco fez seu juramento de fidelidade, a profissão de fé e a renovação das promessas sacerdotais. Em seguida, recebeu os símbolos, sinais do Ministério Presbiteral, u os livros de registro dos Sacramentos e da Administração. O Pároco recebeu também as chaves da igreja, que foram entregues na porta do Santuário.

Após a comunhão, a Ata de Posse foi lida pelo Diácono Campelo e uma paroquiana deu boas vindas em nome das comunidades, reforçando que os freis não estão sozinhos, estamos todos juntos para servir.

Em seguida, Frei Clarêncio Neotti agradeceu a todos os presentes por sustentar com apoio e presença essa equipe Franciscana que vai pastorear a Paróquia, a mais antiga do estado e uma das mais velhas do Brasil. Depois agradeceu a presença do Padre Jorge e pediu para que levasse ao bispo que vamos trabalhar muito bem.

O agora novo pároco, Frei Vanderlei, também agradeceu e saudou a todos. “Dentro da nossa espiritualidade Franciscana o que nos destaca é a Fraternidade. O frade perfeito é a soma de todos os dons e aptidões da fraternidade. E essa é a nossa forma de evangelizar. Se não conseguimos testemunhar a nossa vida comunitária, falhamos no nosso principal testemunho que é a fraternidade. É muito bom ver a Paróquia que ama os freis, quando alguém é amado quer retribuir esse amor”. Ele também gradeceu ao frei Djalmo que muito atencioso, e caridoso explicou tudo sobre o dia a dia da Paróquia e a Frei Paulo César, que fez com que ele permanecesse no seminário. “Isso marca a minha vida, se eu estou como frade franciscano é por causa do senhor também”.

Em seguida, todos os presentes acolheram a fraternidade e o Vigário da Arquidiocese com flores e uma calorosa salva de palmas.


Textos e fotos: Pascom da Paróquia Nossa Senhora do Rosário