Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Três livros sobre a Bíblia nos lançamentos da Vozes

14/04/2021

Notícias

INTRODUÇÃO À BÍBLIA

ISBN 9786557130919

Introdução à Bíblia tem como objetivo apresentar aos que iniciam seus estudos da Palavra de Deus uma série de informações importantes e indispensáveis para a compreensão do sentido do texto sagrado.

Este livro apresenta uma introdução geral com o objetivo de contribuir na compreensão daqueles que desejam conhecer a

Palavra de Deus. Sua proposta está organizada em seis capítulos nos quais o autor discorre sobre as noções gerais relacionadas  à formação, à organização, à inspiração, às traduções, à composição e à interpretação da Bíblia.

É um texto para ajudar aqueles que iniciam seus estudos da Sagrada Escritura a melhor compreender o sentido do texto sagrado.

O objetivo é apresentar aos que iniciam seus estudos da Palavra de Deus uma série de informações importantes e indispensáveis para a compreensão do sentido do texto sagrado.

Há dois tipos de introdução à Bíblia. Uma introdução geral, que aborda temas comuns a todos os livros bíblicos, e uma outra específica, que se atém a cada um dos livros ou grupo de livros e procura estudar sua formação, teologia, estrutura, autor, destinatário, e outros aspectos.

Como o próprio título indica, este livro busca apresentar uma Introdução Geral à Bíblia. Seu conteúdo está formulado em seis capítulos.

No primeiro, sobre o título de “Noções gerais”, é abordado, quase como uma introdução, os nomes ou títulos dados à Bíblia, sua divisão, o modo como fazemos as citações bíblicas.

O segundo capítulo, sobre “A composição da Bíblia”, apresenta de modo muito simples e resumido a época e as circunstâncias nas quais nasceram os livros que compõem a Bíblia.

O texto da Bíblia ocupa o terceiro capítulo e discorre sobre as línguas bíblicas, o formato dos livros, as cópias e as versões.

O quarto capítulo, sobre a “Inspiração”, procura estudar a origem divina da Sagrada Escritura.

O quinto capítulo é dedicado ao cânon bíblico, ou seja, à lista de livros considerados inspirados. Como a Igreja sabe que esses livros são inspirados e outros não?

E finalizamos, no sexto capítulo, com algumas noções de hermenêutica ou de interpretação do texto da Bíblia.

O conteúdo deste livro é o resultado de muitas aulas de Introdução à Sagrada Escritura, seja para os alunos de cursos de Teologia, seja para leigos nos cursos paroquiais.

Os temas aqui tratados foram abordados de modo muito simples, com o objetivo de facilitar a compreensão daqueles que desejam conhecer a Palavra de Deus.

É um texto para iniciantes (catequistas, líderes de comunidades) e não para especialistas. Por essa razão precisa sempre ser aprofundado com outros estudos mais completos.

Para limitar o âmbito desta introdução foram deixados de lado disciplinas secundárias, mas não menos importantes, como a Geografia bíblica, a Arqueologia e as Línguas bíblicas. (Trecho retirado da obra)


O PENTATEUCO

ISBN 9786557130926

O Pentateuco apresenta ao leitor uma introdução aos cinco primeiros livros da Bíblia, chamados pelos judeus de LEI e pelos cristãos de PENTATEUCO.

No decorrer do livro o leitor irá observar que o conteúdo está proposto de forma acessível, consistente e clara, sendo suas abordagens um referencial indispensável para aqueles que deseja ingressar nos estudos bíblicos, pois esta obra reúne as informações essenciais sobre os cinco primeiros livros da Sagrada Escritura.

Este é o segundo volume da coleção “Introdução à Bíblia”. O objetivo deste livro é facilitar aqueles e aquelas que se propõem a estudar mais de perto o texto sagrado. Trata-se de uma introdução aos cinco primeiros livros da Bíblia, chamados pelos judeus de LEI e pelos cristãos de PENTATEUCO.

No decorrer do livro procurei abordar o tema da forma mais simples possível, evitando entrar nas várias dificuldades e polêmicas que o assunto oferece. Assim, a intencionalidade deste texto é propor uma primeira abordagem do conteúdo que pode ser aprofundado com outras obras por aqueles que desejarem estudar e aprofundar mais o seu conhecimento acerca dos cinco primeiros livros da Sagrada Escritura.

Este livro é o resultado de muitos cursos e aulas para leigos, sobretudo catequistas, e para seminaristas no curso de Teologia. Ele está dividido em duas grandes partes: na primeira procurei abordar os temas comuns a todos os livros do Pentateuco. Na segunda parte é apresentada uma pequena introdução a cada um dos cinco livros, a saber: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. (Trecho retirado da obra)


OS LIVROS HISTÓRICOS DA BÍBLIA

ISBN 9786557130902

O objetivo desta obra – Os Livros Históricos – é ser um instrumento de formação no qual o leitor poderá encontrar a narrativa de um povo que é retrato de todos nós. Em suas páginas o leitor irá encontrar informações sobre cada um dos Livros Históricos, apresentando-os como são estudados, ou seja, nos grandes blocos nos quais estão inseridos: História Deuteronomista (Josué, Juízes, Samuel e Reis), História Cronista (Crônicas, Esdras e Neemias) e História dos Macabeus (Livros dos Macabeus), ou, como alguns preferem chamar, História Helenista.

Nessa proposta os livros de Rute, Tobias, Judite e Ester estão colocados entre os Livros Históricos, mas, na realidade, são novelas com objetivo didático. Esses livros estão inseridos em contextos históricos precisos, mas são histórias que transmitem ensinamentos importantes.

Este livro possibilita ao leitor uma maior aproximação com a história, reveladora das autênticas experiências religiosas nas quais Deus é quem mostra o caminho.

Este livro procura abordar de modo simples cada um dos Livros Históricos. Eles são estudados nos grandes blocos nos quais estão inseridos: História Deuteronomista (Josué, Juízes, Samuel e Reis), História Cronista (Crônicas, Esdras e Neemias) e História dos Macabeus (Livros dos Macabeus), ou como alguns preferem chamar, História Helenista.

Os livros de Rute, Tobias, Judite e Ester estão colocados entre os Livros Históricos, mas, na realidade, são novelas com objetivo didático. Esses livros estão inseridos em contextos históricos precisos, mas são histórias que transmitem ensinamentos importantes.

A Bíblia da Vulgata (tradução latina) colocou esses livros em ordem cronológica. E assim eles são estudados aqui, com exceção dos livros de Rute, Tobias, Judite e Ester que são tratados fora do lugar que ocupam no cânon da Bíblia. (Trecho retirado da obra)


CONFISSÕES – UMA CHANCE DE LEITURA

ISBN 9786557130841

Por qual razão devemos ler as Confissões de Agostinho? Por qual razão devemos nos preocupar com a vida e com as peregrinações espirituais de alguém que foi um bispo, no norte da África, dezesseis séculos antes de nosso tempo? Como devemos lidar com o fato de que a obra é uma longa oração ao Deus de Agostinho, que pode (ou não) ser o nosso próprio Deus? Ler uma obra que é permeada pela linguagem das escrituras cristãs, com a qual quase todos nós estamos menos familiarizados do que ele?

Este livro irá responder a essas questões. E um modo simples de respondê-las é trazer uma categoria antiquada e dizer que Confissões é simplesmente a obra de um gênio. Decerto, trata-se de uma das obras mais originais e envolventes da cultura ocidental.

Confissões de Agostinho é uma das obras mais importantes da cultura ocidental. Moldada como uma conversa longa e apaixonada com Deus, ela é costurada com passagens narrativas biográficas e com importantes ideias teológicas e filosóficas.

Sua popularidade segue justificadamente forte.

Esta é uma introdução envolvente a essa obra espiritualmente criativa e intelectualmente original, sendo organizada tematicamente:

  • a importância da linguagem;
  • a criação e o mundo sensível;
  • memória, tempo e o eu;
  • a fortuna das Confissões.

Escrita para leitores de primeira viagem das Confissões, esta introdução aborda as complexidades literárias, filosóficas, históricas e teológicas da obra de uma maneira clara e acessível. Excertos do  original latino, com tradução desta obra fundamental, estão espalhados pelo livro para fornecer uma análise detida tanto do conteúdo autobiográfico como do conteúdo teórico das Confissões. (Trecho da obra)


SUMA TEOLÓGICA

ISBN 9788532664471

Este livro busca proporcionar ao estudante de graduação uma introdução à Suma Teológica de Tomás de Aquino, uma obra que teve um profundo impacto sobre toda a teologia católica e ocupa um lugar importante na disciplina de Filosofia. Esta não é uma tarefa fácil, dada a extensão da Suma, a profundidade e complexidade de seu material, o modo e a linguagem de sua apresentação, a riqueza de fontes das quais faz uso, e as expectativas de seu autor sobre seu leitor. Essas dificuldades têm freqüentemente impedido os estudantes mais ávidos de se dedicarem a esta obra de forma proveitosa, o que é uma grande pena, dada a sua importância para a tradição intelectual ocidental.

Este guia não pretende de modo algum substituir um encontro direto com o texto da própria Suma Teológica. Tem sido dito com freqüência, e isto desde há muito tempo, que o apresentador e defensor mais convincente do pensamento de Tomás é o próprio Tomás. Considero isso firmemente como verdadeiro e encorajo o leitor a enfrentar o texto, independentemente das dificuldades que ele possa apresentar. Pois, ao fazê-lo, começa-se a adquirir muito mais do que apenas o material a que dizem respeito os tratados específicos. Começa-se a desenvolver as disposições intelectuais próprias que são necessárias para penetrar bem no coração dessa obra e para aproveitar plenamente o que ela oferece. Para incentivar essas aquisições, organizei minhas considerações em torno dos vários tratados que compõem as três partes da Suma. Dada a minha própria experiência (e a de outros) no ensino desse trabalho, passei bastante tempo concentrando-me na primeira parte da Suma, bem como na primeira seção de sua segunda parte. O material coberto por essas duas partes geralmente ocupa a maior parcela de qualquer aula dedicada a essa obra, dado que, primeiro, estabelece muito da base para o que está contido no restante da Suma e, segundo, que seu material é tão complexo que pede uma exposição adequada. Isso não deve desestimular o leitor a conferir seriamente a segunda seção da segunda parte da Suma ou sua terceira parte. Pois essas últimas partes constituem, para todos os efeitos e propósitos, a conclusão de todos os materiais que as precederam e à luz das quais muito do que estava implícito nessas seções prévias é então revelado em sua luz própria. É uma sorte para os estudantes de graduação que o material do qual a terceira parte e o final da segunda parte tratam seja de natureza mais acessível e, assim, permita que este guia trate apenas de seus princípios e argumentos mais importantes, situando o estudante, deste modo, para conferir uma leitura seletiva desses materiais, conforme determinado não só pelo professor que os introduz, mas também pelo seu próprio interesse nos tópicos de que eles tratam. (Trecho retirado da obra)


O SER E O NADA

ISBN 9788532664945

O que procurei fazer neste curto livro foi fornecer um comentário que ajude o leitor de Sartre a se sentir à vontade com o livro, e ao mesmo tempo apresente O ser e o nada (SN) como constituindo um sistema metafísico de um tipo tradicional. Esses objetivos estão conectados. Embora seja possível dirigir a atenção para as passagens marcantes, psicologicamente envolventes, freqüentemente citadas em SN nas quais Sartre dá livre-curso à sua capacidade de expressão literária da experiência humana, semelhante abordagem deixaria o leitor com pouco mais do que uma apreensão intuitiva das concepções de Sartre e o próprio texto permaneceria opaco. Sartre possui, é claro, uma Weltanschauung [Visão de mundo] distinta, a qual, diferentemente de muitos sistemas filosóficos, permite sua pronta tradução para certo poderoso, sensível retrato da condição humana, mas isso pode ser apreendido de maneira mais direta e efetiva pela leitura de suas peças, novelas, estudos biográ_ cós e crítica literária e artística; o investimento de tempo e atenção requeridos para ler na íntegra ou parte substancial de SN só faz sentido se o objetivo for compreender por que Sartre pensa que sua visão possui verdade  filosófica no sentido estrito da expressão. Pode-se ter dúvidas sobre se é possível fornecer uma formulação filosófica sistemática para uma compreensão profunda e satisfatória da condição humana, mas no que se refere à tarefa de compreender SN de acordo com as intenções de seu autor, não se está próximo nem de uma nem de outra, e me esforcei ao longo do livro em mostrar que o sistema metafísico que Sartre apresenta é (em última instância) coerente, cogente e filosoficamente bem motivado, e fornecer da obra pelo menos uma noção remota de sua profundidade, sutileza e riqueza – as quais nos deixam sem fôlego.


O Caminho – Catequizando

O itinerário proposto pelo Subsídio para Iniciação à Vida Cristã com Adultos “O Caminho” segue os Tempos e as Etapas apresentados pelo Ritual da Iniciação Cristã de Adultos (RICA), adaptados ao contexto e às diversas realidades da sociedade atual. O subsídio traça um percurso simples e prático, dando segurança e ajudando nossas comunidades eclesiais missionárias a transmitir a fé, dinamizando todo o processo iniciático e de inspiração catecumenal, promovendo uma Pastoral de Conjunto, na qual os diversos grupos (pastorais, movimentos, associações, leigos e leigas, clero) se unirão em torno de uma ação e movimento comuns.

Apesar de organizado em Tempos e Etapas, o itinerário deve ser visto como um processo único e gradativo, pensado para possibilitar de modo especial a criação de um vínculo afetivo entre catecúmenos, catequizandos e comunidade.


 

CADERNOS DE EXERCÍCIOS PARA CONVENCER FACILMENTE EM QUALQUER SITUAÇÃO

ISBN 9786557130780

Tenha coragem de ser como uma criança e continue a prática sem questionar. Ofereça a si mesmo a chance de experimentar durante algumas semanas de maneira constante e assídua. Sua criança interior seguirá seus passos e continuará a praticar automaticamente por você, sem que perceba. Será mesmo útil repetir as mesmas palavras? É muito simples e certamente não funciona. Será que estou fazendo certo? Mas, quando digo essas palavras, para quem estou dizendo? Não vejo mudança alguma. Eu sabia, é mais um truque que não funciona.

Você está prestes a criar um novo modo de viver e, como numa grande trilha de montanha, conseguirá chegar ao destino caminhando um pouco por dia.

O primeiro passo dessa caminhada é sermos responsáveis por tudo em nossa vida. Isso é somente a manifestação de nossas memórias inconscientes.

O passo seguinte é iniciar o processo de mudança, pedindo a Deus (Espírito, Fonte) para transmutar nossas memórias para que possamos encontrar a “pureza de coração”. Graças à limpeza constante dos temores, ódios, críticas, preconceitos, ressentimentos ou dependências, o caminho ficará cada vez mais amplo e será mais fácil se deixar guiar pela sabedoria universal que está em nosso coração. (Trecho retirado da obra)


CADERNOS DE EXERCÍCIOS DE ESPIRITUALIDADE SIMPLES COMO UMA XÍCARA DE CHÁ

ISBN 9786557130728

A noção de espiritualidade comporta acepções diferentes. O título de nosso caderno anuncia bem o tom; desejamos desmistificar o termo e retornar ao sentido universal dessa dimensão encontrada em todas as tradições de sabedoria. Portanto, não devemos confundir espiritualidade com religião, esoterismo ou espiritismo. A espiritualidade remete a uma experiência de despertar que purifica o que nos impede de ver e de amar, que revela a coerência que sustenta a realidade e que conduz a uma conexão profunda com tudo o que vive.

Para nos compreendermos, o mais importante é definir muito bem as palavras que utilizamos. Caso contrário, como dizia o Pequeno Príncipe, elas podem ser a fonte de muitas complicações. O que certamente é o caso para a palavra “espiritualidade”.

A noção de espiritualidade comporta acepções diferentes. O título de nosso caderno anuncia bem o tom; desejamos desmistificar o termo e retornar ao sentido universal dessa dimensão encontrada em todas as tradições de sabedoria. Portanto, não devemos confundir espiritualidade com religião, esoterismo ou espiritismo.

A espiritualidade remete a uma experiência de despertar que purifica o que nos impede de ver e de amar, que revela a coerência que sustenta a realidade, e que conduz a uma conexão profunda com tudo o que vive.


HO’OPONOPONO – UM MÉTODO SIMPLES E EFICAZ PARA NOS LIBERTAR DO PESO DA MEMÓRIA

ISBN 9786557130322

Ho’oponopono é um método que permite interagir sobre o nosso entorno e sobre tudo o que vivemos, assim como tratar dos problemas a partir do único ponto de ancoragem essencial: nosso próprio ser. De fato, somos como um ponto no meio de uma matriz que só pode se deslocar se nós nos deslocarmos.

Esse método de desenvolvimento pessoal tem suas origens na tradição havaiana antiga, mas foi durante o século XX que conheceu um grande desenvolvimento graças aos trabalhos de Morrnah Simeona e, em seguida, aos trabalhos do Dr. Ihaleakala Hew Len e de Joe Vitale. Voltaremos a falar sobre eles na primeira parte deste trabalho.

Praticar ho’oponopono significa nos tornarmos livres de tudo aquilo que atrapalha e trava, significa também nos libertar de todos os fardos que nos sobrecarregam graças à repetição das frases: sinto muito1, me perdoe, sou grato, te amo. (Trecho retirado da Introdução da obra)


REVELAÇÕES OU A LUZ FLUENTE DA DIVINDADE

ISBN 9786557130420

A partir do ano 1250 após o nascimento do Senhor, este livro foi, durante os quinze anos seguintes, revelado por Deus a uma irmã, que foi uma virgem santa em sua vida e pensamento. Ela serviu a Deus com grande devoção, em simplicidade humilde, em profunda humilhação por mais de quarenta anos, e seguiu de modo inabalável e irrestrito a luz e os ensinamentos da Ordem dos Pregadores e, dia após dia, fez progressos e se aperfeiçoou diariamente. Este livro, porém, foi organizado e escrito por um frade da referida ordem, e muitas coisas proveitosas sobre muitos temas estão nele escritas, reunidas no índice. Desvelê-lo nove vezes com fé, humildade e devoção.

A partir do ano do Senhor de 1250, este livro foi misericordiosamente revelado por Deus a uma beguina em língua alemã no decorrer de 15 anos. Ela foi uma virgem santa em sua vida e pensamento. Em humilde simplicidade, pobreza impotente, em opressão e vergonha e em visão celestial – como revela o escrito presente – ela serviu a Deus por mais de 40 anos com a maior devoção. Inabalável, seguiu o exemplo dos frades da Ordem dos Pregadores e, dia após dia, fez progressos constantes e se aperfeiçoou com persistência.

 


A INCLUSÃO MENOR E O PARADIGMA DA DISTORCÃO

ISBN 9788532664389

A história de um grupo que se movimenta em luta social pelo acesso e defesa de direitos sociais e contra a opressão dos menos favorecidos e das minorias que se encontram em contextos de maior vulnerabilidade não pode e não deve cair no esquecimento das gerações. Os acontecimentos e movimentos precisam se manter vivos na memória, não apenas daqueles que vivenciaram a realidade factual, mas também viver na memória de seus descendentes, dos porvindouros e herdeiros de consequências, medos, desafios, lutas e conquistas sólidas gestadas na peleja, no enfrentamento e na resistência permanente aos opressores. Não permitir o esquecimento dos acontecimentos históricos que fomentaram barbáries contra seres humanos em desvantagem social, seja pelo motivo que for, é resistir e se manter conscientemente firme para que a incivilidade e a bestialidade da violência social nunca mais venham a se repetir.

O paradigma da distorção que engendra imagens e novas imagens para a desrealização das realidades e dos acontecimentos histórico- sociais é motor da era pós-verdade, que prima pela distorção do quem sou e da incapacidade de olhar para o outro e se (re)conhecer humano. Assim, desconhece qual é seu próprio limite para limitar o outro a sofrer angústias e torturas no corpo e na alma pela vida afora.

Enquanto pessoas forem tratadas como coisas e enquanto a pobreza e a exclusão forem financiadas pelo tilintar das moedas e o estalar das palmas, as lutas serão infindas. Sempre que a vergasta da exclusão provocar chagas e dores profundas nos corpos e nas almas dos oprimidos, a Resistência será perene no velar à cicatrização e no (re)lembrar daquilo que os feriu.

Somos idealistas ou realistas quanto aos fundamentos da Inclusão, Humanidade e Amor? Deveras, nenhum nem outro. Apenas rompemos com o convencional fatalismo do mundo das (in)verdades e entendemos que tais fundamentos se contemplam no eterno movimento e seus devires como linhas de fuga e possibilidades de transformar o mundo, todos os dias, em um lugar melhor para se viver.


PÓS-COLONIALISMO

ISBN 9786557130773

Este livro foca nas dimensões filosóficas do pós-colonialismo e demonstra a diversidade de modelos conceituais e estratégias usadas por filósofos pós-coloniais em vez do uso dado por pensadores políticos ou escritores de literatura. A filosofia pós-colonial é demonstrada alimentando estes últimos âmbitos, mas discussões detalhadas sobre a política, a economia e a literatura do pós-colonialismo estão para além do escopo deste estudo.

“Pós-colonialismo é um amplo movimento em constante transformação que surgiu, em boa parte, tanto do interesse quanto da controvérsia. Inaugurado seriamente durante e após a luta pela independência das colônias britânicas e francesas remanescentes entre as décadas de 1950 e 1960, ele se desenvolveu rapidamente e tornou-se hoje uma ampla área de inovação intelectual e debate. Enquanto o termo inicialmente se tornou popular nos campi universitários norte-americanos e, em particular, em departamentos de literatura, atualmente ele é amplamente utilizado tanto dentro quanto fora das instituições acadêmicas ocidentais e atrai um crescente contingente de comentadores e de estudantes. O termo “pós-colonialismo” pode geralmente ser compreendido como as múltiplas respostas políticas, econômicas, culturais e filosóficas ao colonialismo, de sua inauguração até os dias atuais e, em termos de escopo, é um tanto amplo e difuso. Enquanto o “anticolonialismo” batiza movimentos específicos de resistência ao colonialismo, o pós-colonialismo faz referência a efeitos e implicações amplos e multifacetados do governo colonial. O pós-colonialismo freqüentemente oferece um desafio ao colonialismo, mas não constitui um único programa de resistência; de fato, diante disso, ele é considerado por alguns como um tanto vago e panóptico em seu cada vez mais ambicioso campo de inquérito”. (Trecho retirado da obra)


http://vozes.com.br/

Email: contato@vozes.com.br

Coordenação Nacional de Vendas – Editora Vozes Ltda
Rua Frei Luis , N° 100, Centro , Petrópolis-RJ Cep 25689-900 Tel (24)2233-9000

Apenas e-mails enviados pela Editora Vozes com o domínio @vozes são confiáveis.
Qualquer outro enviado em nome da empresa que não possua este domínio é uma fraude.