Santo Antônio do Largo da Carioca recebe 40 mil fiéis para celebrar a amizade e a fraternidade
14/06/2024
Uma multidão estimada em 40 mil fiéis encarou as 100 escadas que dão acesso ao Convento Santo Antônio do Largo da Carioca nesta quinta-feira, dia 13 de junho, para celebrar um dos santos mais venerados no Brasil. Desde a primeira missa, às 6h, o fluxo foi aumentando durante todo o dia, garantindo igreja lotada em cada uma das nove missas celebradas. Trinta frades, da Fraternidade do Convento e de outras fraternidades vizinhas se revezaram no atendimento para bênçãos individuais, aspersão de água benta, distribuição dos pãezinhos e também para dar atenção aos fiéis que desejavam partilhar uma graça ou um pedido. Mais de 100 voluntários, além dos funcionários do Convento, trabalharam incansavelmente para garantir a organização, a infraestrutura e também o atendimento nas muitas barracas de comida e artigos religiosos.
A missa das 15h, presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, o Cardeal Dom Orani João Tempesta, contou com a participação de um coral formado por músicos profissionais do Theatro Municipal que encantou os participantes. Fazendo alusão ao tema da Trezena, “Santo Antônio, nosso amigo, nosso irmão”, o Cardeal incentivou cada fiel a buscar fazer a sua parte para que o Rio de Janeiro supere seus graves e difíceis problemas para se tornar cada vez mais uma cidade de amigos e irmãos, segundo o exemplo de Santo Antônio. O Arcebispo agradeceu também a presença dos frades franciscanos na condução da missão evangelizadora do Convento que, segundo ele, é presença significativa da Igreja no Rio de Janeiro, através do trabalho fiel e perseverante dos frades no atendimento ao Povo de Deus. Parabenizou ainda pela iniciativa da peregrinação da Imagem de Santo Antônio, gesto de carinho e atenção para com os diferentes espaços e realidades que fazem parte da vida da cidade.
Além da grande e história imagem do altar-mor, outras imagens do Santo foram distribuídas em lugares estratégicos para facilitar a veneração dos fiéis. Destaque para a imagem colocada junto ao mastro bem na frente da igreja, onde, segundo a tradição, as pessoas amarram fitinhas e depositam seus pedidos por escrito aos pés do Santo. O andor com a Imagem peregrina, que passou todos os dias da trezena percorrendo diversos lugares do Rio, também recebeu uma infinidade de bilhetes que foram depositados junto às flores.
Como ocorre todos anos, a Festa contou com a cobertura dos principais veículos de imprensa, ocupando espaço no noticiário carioca durante todo o dia. A movimentação nas redes sociais também se destacou, com muitas fotos e mensagens postadas pelos visitantes. Neste período de Trezena e Festa, o número de seguidores da página do Convento no Instragram (@conventosantoantoniorj) aumentou em cerca de trinta por cento.
Como extensão da Festa e marcando uma relação de amizade e proximidade entre os santuários do Convento Santo Antônio e do Cristo Redentor, às 11h, foi celebrada uma missa no Corcovado com a imagem do Santo, a bênção e a distribuição dos pãezinhos. Na homilia, o presidente da celebração, Frei Gustavo Medella, destacou a relação de intimidade entre Santo Antônio e Jesus Cristo: “A visita de hoje é um gesto que revela o quanto a intimidade que Antônio cultivou com Cristo foi sinal de bênção para a vida dele e continua sendo para nosso vida hoje. O Cristo de braços abertos, conforme o vemos aqui neste Santuário, abraçou a Antônio e segue nos abraçando”, recordou Frei Gustavo.
Trezena termina com Bolo dos Namorados e duas últimas visitas da Imagem peregrina
Ainda no dia 12 de junho, último dia da Trezena, após a missas das 12h, houve o canto dos “Parabéns” pelos 342 anos da Trezena de Santo Antônio e a partilha do bolo comemorativo, também em alusão ao Dia dos Namorados. A iniciativa, realizada pelo segundo ano consecutivo, contou com a parceria da Sociedade dos Amigos da Rua da Carioca (SARCA), através do presidente, Roberto Curi. Os dois últimos destinos da imagem peregrina, também no dia 12, foram a sede da Companhia de Desenvolvimento Rodoviário e Terminais do Rio de Janeiro (CODERTE), vizinha ao Convento, e a Fundação São Martinho, junto aos Arcos da Lapa. Na CODERTE, a recepção ficou por conta do Presidente da Companhia, Alexandre Varela, que também é diácono permanente, acompanhado por um grande número de colaboradores. Na Fundação São Martinho, Santo Antônio recebeu o carinho e a acolhida das crianças e adolescentes atendidos pela instituição, juntamente com alguns pais e funcionários, coordenados pelo presidente da entidade, Frei Eduardo Ferreira, frade carmelita.
Depois de muito trabalho, empenho e dedicação, chega-se ao fim de mais uma edição da Trezena e Festa de Santo Antônio no Largo da Carioca. Agora segue o intenso calendário de atividades desta presença franciscana quadricentenária no Coração do Rio de Janeiro. É hora também de começar a pensar os detalhes e encaminhamentos para a edição de número 343. Santo Antônio do Largo da Carioca, rogai por nós!
Equipe de Comunicação Convento do Largo da Carioca