Convento da Penha celebra Santo Antônio
14/06/2024
Com muita alegria, a Fraternidade Franciscana do Convento da Penha, em Vila Velha-ES, celebrou o Glorioso e Poderoso Santo Antônio de Pádua. Ao longo do dia 13 de junho, centenas de fiéis subiram ao Convento e elevaram suas preces ao doutor da Igreja, invocado como pai dos pobres, padroeiro dos casais, dos namorados, dos padeiros, de tantos homens e mulheres…
O grande santo franciscano, foi celebrado com muita festa na Missa Solene, às 15h, presidida pelo Frei Robson de Castro Guimarães. “A solenidade de hoje é extremamente cara para nós franciscanos, porque temos a graça de termos em nossa ordem religiosa uma figura tão importante dentro da história da nossa Igreja, como Santo Antônio. Desde muito novo, ele já sentia dentro do seu coração o desejo e o chamado de servir a Deus dentro da sua Igreja. Aos dez anos, consagrou sua vida, casta, a Virgem Maria, ou seja, já tinha clareza da sua vocação, do seu chamado”, enfatizou o frade ao iniciar a reflexão.
Durante a homilia, Frei Robson também destacou a vida e história de Santo Antônio, além da sua incansável adoração à Sagrada Eucaristia. Também explicou porque o santo é invocado pelos pobres. “O pão dos pobres, a bênção, que é tão importante para nós. Temos o costume de abençoar os pães nas terças-feiras em nossos conventos e igrejas. Os pães, depois de abençoados, são levados para casa, para os doentes, enfermos, moradores em situação de rua… Essa devoção se deu justamente porque Santo Antônio partilhava esses pães que sempre levava em sacolas, pãezinhos para partilhar com os mais pobres. Até hoje, desde nossas mães, avós, pedimos a bênção de Santo Antônio para nossos pães e colocamos nas latas de arroz, feijão, açúcar, de alimentos e assim, nunca falta nada na nossa casa”, concluiu o celebrante.
Cristian Oliveira