Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Santa Clara: um jardim repleto de virtudes

10/08/2019

Notícias

Érika Augusto

São Paulo (SP) – Na tarde deste sábado (10), a comunidade do Santuário e Convento São Francisco, em São Paulo (SP), reuniu-se para participar do terceiro dia do Tríduo em honra a Santa Clara. Frei Fidêncio Vanboemmel, Moderador da Formação Permanente da Província da Imaculada e mestre em espiritualidade franciscana,  falou neste último dia sobre as virtudes de Santa Clara. Segundo o frade, o vício e o pecado desvirtuam o ser humano.

Em sua homilia, o pregador destacou que o processo para canonização da santa teve início apenas três meses após a sua morte, fato que demonstra o grande testemunho de vida deixado por Santa Clara, o “rosto mais puro e feminino do franciscanismo”, afirmou Frei Fidêncio.

O frade explicou que no processo de canonização de Santa Clara foram ouvidas 20 testemunhas no Tribunal Eclesiástico, entre religiosas que conviviam com Santa Clara e leigos que mantinham contato com Clara, entre eles quatro homens. A pedido do Papa, o bispo Bartolomeu de Espoleto questiona as testemunhas sobre a vida, a conversão e comportamento de Santa Clara. Com a publicação da Bula de canonização, é possível perceber as inúmeras virtudes descritas por aqueles que conviveram com Clara de Assis.

“A Bula de Canonização compara a vida de Santa Clara como um jardim do qual se pode ‘colher uma grande variedade de virtudes’”, afirmou o pregador. E citou diversas virtudes descritas no documento histórico: vaso de humildade, armário de castidade,  ardor da caridade,  doçura da bondade,  a primeira entre os pobres, a comandante dos humildes, força na paciência, vínculo de paz e comunhão de familiaridade, mansa de palavra, doce nas atitudes, amável e bem aceita, solicitude e prudência no temor e no serviço do Senhor, atenta nas exortações, vigilante no cuidado, prestimosa para se compadecer,  discreta para se calar; madura no silêncio.

Frei Fidêncio destacou duas virtudes muito significativas em Santa Clara: a castidade e a humildade. “Para elas, castidade significava acima de tudo viver a dignidade própria que cada mulher tinha direito. A maternidade espiritual que cada mulher vivia e Clara, mais do que ninguém, vive esta sacralidade profunda”, afirmou o pregador. Com relação à humildade, o frade destacou os gestos de cuidado de Clara com suas irmãs, como ir lavar os pés daquelas que chegavam da rua, ou ajoelhar-se para ouvir o sofrimento espiritual de alguma irmã – não apenas sentar para ouvir, mas colocar-se de joelhos diante da sacralidade do outro.

Como uma jovem da nobreza, Clara recebeu da família uma preparação para o matrimônio, que incluía saber administrar o lar e o aprendizado de medicina familiar para cuidar dos homens que voltavam das batalhas, entre outros. “Naquele tempo, uma mulher virtuosa era a mulher preparada para o casamento”, afirmou Frei Fidêncio. E complementou: “Clara passa a viver no mosteiro sua vida virtuosa a partir de um apelo muito maior, o apelo de Jesus Cristo”.

Santa Clara usa a linguagem feminina para comunicar aquilo que vive e sente. Para explicar o que deve ser o seguimento a Cristo Crucificado, ela usa a linguagem feminina do espelho. “Para Clara, seguir Jesus Cristo significava colocar-se diante d’Ele. Ele é o espelho e nele devemos refletir o nosso rosto. Clara se coloca diante de Jesus Cristo e pede que as irmãs também se coloquem diariamente diante de Jesus para acolher para si três virtudes, ou ornamentos, do Cristo: pobreza, humildade e caridade”, ressaltou o pregador.

Frei Fidêncio concluiu sua homilia pedindo aos presentes que sejam homens e mulheres virtuosos, como Santa Clara. E recordou um trecho da carta de Santa Clara a Ermentrudes de Bruges: “Olhe para o céu que nos convida, tome a cruz e siga o Cristo que vai à nossa frente… Contemple apaixonadamente a obra que você começou e dê conta do serviço que você assumiu na santa pobreza e na humildade”.

Ao final da missa, os presentes cantaram a Ladainha de Santa Clara e receberam a bênção.

Amanhã, dia de Santa Clara, haverá missa às 7h30, 9h, 10h30 e 12h, com venda do bolo de Santa Clara.

LEIA A ÍNTEGRA DA HOMILIA DE FREI FIDÊNCIO NA SEÇÃO “ESPIRITUALIDADE CLARIANA”


VEJA MAIS IMAGENS DA CELEBRAÇÃO: