Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Rondinha em festa, celebração da Solenidade de São Boaventura

15/08/2019

Notícias

Frei Marcelo Tadeu 

Campo Largo (PR) – “Isso nos basta; ouvirmos com São Paulo: Basta-te a minha graça. Deus é minha parte e minha herança para sempre!” Estas palavras de São Boaventura no seu livro “Itinerário da Mente para Deus”refletiram muito bem como foi o dia de festa em Rondinha. Hoje a Fraternidade Franciscana São Boaventura celebrou o seu padroeiro.

O dia do santo no calendário romano é 15 de julho. Porém, como os estudantes aproveitam as férias escolares para fazer estágio pastoral, a comemoração é feita no dia de hoje, 15 de agosto, com grande júbilo e alegria e a presença da Fraternidade e de convidados.

As festividades iniciaram às 7h15 com a Oração Solene das Laudes, seguida pela Santa Missa. A Celebração foi presidida por Frei José Antônio da Cruz Duarte, guardião da Fraternidade e vice-mestre dos frades estudantes, e concelebrada por Frei Luiz Aliberti, vigário da Fraternidade e vice-mestre dos frades estudantes, Frei Samuel Ferreira de Lima, mestre dos frades estudantes  e os confrades que moram na Fraternidade Bom Jesus da Aldeia: Frei João Mannes, definidor provincial e Frei Antonio Joaquim Pinto. Eles, unidos à Fraternidade de Rondinha, festejaram e recordaram este Santo Bispo e Doutor da Igreja que dá nome ao Convento.

Para melhor celebração da Solenidade, Frei José usou palavras seletas. Logo após a procissão de entrada, fez a motivação inicial, recordando o que foi rezado nas Laudes e pediu para todos fossem, neste dia, luz do mundo, como foi São Boaventura. Na sua homilia, o frade lançou mão do próprio São Boaventura ao ler um trecho de sua grande obra “Itinerário da Mente para Deus”, contido no Ofício das Leituras do santo. Frei José fez a associação desta leitura com a liturgia da Missa, pois ambos abordavam o assunto sabedoria e pediu para que todos fossem às fontes e buscassem a intimidade com Deus que é a própria Sabedoria.

A celebração foi repleta do sentimento de gratidão e da fraternidade. “Agradeço a todos aqui presentes nesta celebração. Os nossos irmãos da Aldeia Franciscana e as Irmãs Franciscanas de São José que nos ajudaram e nos alegraram com a sua presença. Muito obrigado e Boas Festas”, disse Frei José antes da bênção final.


VEJA MAIS IMAGENS DA CELEBRAÇÃO: