Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Retiro e partilhas marcam o 1º dia do Encontro dos Frades Estudantes da Província

28/07/2021

Notícias

Campo Largo (PR) – Nesta quarta-feira (28/07) teve início o Encontro dos Frades Estudantes da Província da Imaculada Conceição do Brasil. Os frades do Tempo da Filosofia, do Ano Missionário e da Teologia encontraram-se, de forma remota e virtual, para estreitarem os laços fraternos e se aprofundarem na espiritualidade e missão franciscana.

Logo no início da manhã, após um momento de oração, Frei César Külkamp, Definidor e Visitador Geral, e Frei Gustavo Wayand Medella, Vigário Provincial, motivaram os confrades a usufruírem deste tempo de encontro para entenderem-se membros ativos da Fraternidade Provincial, a fortalecerem os laços fraternos entre si, bem como para analisarem a profundidade da Regra franciscana na missão provincial.

A partir do tema e lema do Capítulo Provincial deste ano, a saber: “Fraternidade Contemplativa em Missão: nossa Regra é o Evangelho, nosso claustro é o mundo” e “Juntos se constroem os sonhos” (Fratelli Tutti 8), os frades tiveram a oportunidade de abordar e aprofundar as dimensões próprias da vida de um frade menor, com um dia inteiro de reflexão, deserto e partilha.

Tendo como pregador o Definidor Provincial, Frei Daniel Dellandrea, e valendo-se do Evangelho segundo Marcos 6, 7-13, que narra o envio dos discípulos dois a dois, de um trecho dos textos de São Boaventura e das Mensagens do Papa Francisco, em especial, a destinada aos frades do Capítulo Geral – ocorrido de 3 a 18 deste mês no Colégio Internacional São Lourenço de Brindisi, em Roma -, Frei Daniel destacou a importância da dimensão contemplativa e oracional na vocação de cada frade menor. O pregador também refletiu sobre o tema e o lema do Capítulo Provincial.

Segundo ele, o tempo em que vivemos nos chama a recuperar nossas forças, o ânimo e a esperança. “E é neste sentido que devemos sonhar juntos. É um sonho que deverá novamente desafiar a nossa Província a buscar esse encantamento pela contemplação mas também pela missão”, ressaltou.

“É preciso renovar nosso compromisso de irmãos em fraternidade. E isso acontece concretamente em nossos trabalhos evangelizadores, mas também em nossa vida contemplativa e missionária”, destacou, acrescentando: “É preciso colocarmos nossa vida em missão”.

Para o Definidor Provincial, é necessário zelar por um ambiente fraterno que propicie viver no “espírito da santa oração e devoção”. “Colocar a oração no centro da vida da Fraternidade, sobretudo, através da Eucaristia e da Liturgia das Horas. Valorizar, preparar bem, celebrar bem”, mencionou.

Frei Vinícius de Oliveira Betim, frade do Tempo da Filosofia, afirmou que, mesmo de forma virtual, “reencontrarmo-nos é sempre uma alegria e meditarmos sobre a nossa própria vida é sempre uma oportunidade de convivência franciscana que, tal como afirmou Frei Daniel, nos ajuda a acendermos nossa chama buscando no outro essa alegria e fé que em alguns momentos nos falta”.

Para Frei Josielio da Silva Oliveira, um dos frades organizadores do encontro, ao falar sobre o retiro afirma que: “Um dos pontos principais é pensarmos como Província, como fraternidade em si, e não apenas como frades estudantes”.

“Que a nossa vida possa ser uma resposta ao Evangelho do Senhor nos dias de hoje. Mas não sozinhos, e sim em fraternidade. Nos sintamos juntos e queiramos sempre buscar o sonho de Francisco, que também é de cada um de nós hoje”, concluiu Frei Daniel.

No período da tarde, após um tempo de recolhimento e deserto, os frades se reuniram novamente, mas em pequenos grupos virtuais para partilharem suas experiências, percepções e impressões a respeito da vida de oração pessoal e comunitária, bem como a partir das interpelações feitas pelo pregador. Além disso, apresentaram sugestões concretas que visam uma melhor qualificação da vida contemplativa e da missão em fraternidade.

O dia encerrou-se com a oração em fraternidade das Vésperas e da Celebração Eucarística. Nesta quinta-feira (29/07), segundo dia do Encontro, pela manhã, o guardião da Fraternidade São Boaventura, Frei Jeâ Paulo Andrade, ministrará reflexões sobre o Documento “Entre fidelidades e abandonos”, bem como sobre as perspectivas a partir desse documento. No período da tarde, Frei Antônio Michels, Coordenador da Frente das Paróquias, Santuários e Centros de Acolhimento, será o assessor e fará reflexões e provocações a partir do tema e lema do Capítulo Provincial bem como seus desdobramentos. O Encontro dos Frades Estudantes acontece até o dia 31 de julho.


Frei Augusto Luiz Gabriel e Frei Bruno Dias de Deus