Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Caminhada Frei Bruno no Ano da Misericórdia

16/02/2016

Notícias

Moacir Beggo

A Caminhada Penitencial Frei Bruno acontece pela 26ª vez neste domingo, 21 de fevereiro, na cidade de Joaçaba, em Santa Catarina. Além de comemorar os 56 anos da morte do frade franciscano Frei Bruno Linden, esta Caminhada também é uma  demonstração de fé no Servo de Deus que já é considerado “santo” pelos catarinenses, especialmente o povo que conviveu mais proximamente com o frade na região de Joaçaba, Xaxim e Rodeio.

Mais uma vez é esperada uma multidão na Caminhada, que tem início às 8 horas na Catedral Santa Terezinha de Joaçaba e percorre cerca de quatro quilômetros até o túmulo de Frei Bruno, no Cemitério Frei Edgar. Ao mesmo tempo, da Paróquia de Luzerna sai outra procissão, que se encontra na porta do Cemitério com a de Joaçaba.

O Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição, Frei Fidêncio Vanboemmel, será representado nesta celebração por Frei Estêvão Ottenbreit, Vice-postulador da Causa de Frei Bruno, além de frades de toda a Província, entre eles os noviços de Rodeio.

Frei Fidêncio, que se prepara para a segunda etapa do Congresso Capitular da Província, que começa nesta segunda-feira (22) em São Paulo, fala da importância desta demonstração de fé do povo brasileiro pela causa de Frei Bruno.

“Mais uma caminhada penitencial acontece em Joaçaba. Uma caminhada que não se restringe às duas procissões que se encontram em frente ao cemitério de Joaçaba, onde está a sepultura de Frei Bruno. Esta grande caminhada penitencial é expressão viva de homens e mulheres que, a exemplo de Frei Bruno Linden, buscam na sua peregrinação terrestre uma vida de conversão ao Evangelho, tão incisivo neste tempo quaresmal: ‘Convertei-vos e crede no Evangelho’ (Mc 1,15)”, destaca Frei Fidêncio.

Segundo o Ministro Provincial, neste Ano Santo da Misericórdia, esta caminhada adquire um valor profético especial. “Sabemos que Misericórdia não é uma palavra abstrata. Misericórdia é quando ela se traduz em gestos e obras concretas, sejam elas corporais ou espirituais. Gosto das palavras de Frei Clarêncio Neotti, na biografia ‘Frei Bruno Linden, tudo para todos’, quando fala da virtude da misericórdia na vida deste nosso confrade: ‘A misericórdia não olha o tipo de necessidade; olha o coração que se abre para ajudar’. E Frei Bruno herdou esta mística bíblica de São Francisco de Assis que nos interpela constantemente a oferecer misericórdia a quem misericórdia busca”, enfatiza Frei Fidêncio, completando: “E caminhada penitencial significa caminhar ao encontro da Misericórdia de Deus presente em Jesus de Nazaré”.

Frei Estêvão viaja nesta quinta-feira para Xaxim, onde se encontrará com Frei Alex Ciarnoscki, também vice-postulador para a Causa do Servo de Deus, e a equipe que está trabalhando no processo diocesano.

O processo da Causa do Servo de Deus recebeu o “Nihil obstat” (nada obsta) no dia 7 de maio de 2013, quando o Cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, enviou documento ao bispo da Diocese de Joaçaba (SC), D. Mário Marquez, OFMCap, informando não existir impedimento para iniciar oficialmente o processo de beatificação do frade franciscano.

No momento, o processo da Causa de Frei Bruno continua em nível diocesano. “Além do trabalho do Tribunal Eclesiástico Diocesano, deve-se continuar simultaneamente a recorrer a Deus pela intercessão de Frei Bruno em situações graves da nossa vida (saúde, outros problemas). Em outras palavras necessitamos, para continuação do processo, de um assim chamado ‘milagre'”, explica Frei Estêvão.

“Devemos distinguir um verdadeiro milagre de graças alcançadas, que por sinal são muitas no caso de Frei Bruno”, observa o vice-postulador da causa. “Milagre significa uma situação extrema, cuja gravidade deve ser documentada. No caso de uma melhora constatada, essa documentação deverá ser fornecida por profissionais competentes e envolvidos no caso”, acrescenta Frei Estêvão, frisando que o importante é que no caso de invocação a Deus, se recorra, única e explicitamente, à intercessão de Frei Bruno.

A Caminhada acontece sempre no segundo domingo da Quaresma porque é um tempo propício para conversão, penitência e preparação para a Páscoa do Senhor. Ela terá início às 8 horas na Catedral Santa Terezinha, passando em seguida pela rua 15 de Novembro e seguindo pela rua Caetano Branco até chegar no Cemitério Municipal Frei Edgar, onde, será celebrada a Santa Missa.

O Monumento ao frade franciscano, localizado no Bairro Flor da Serra, em Joaçaba, foi restaurado pela Câmara dos Dirigentes Lojistas da cidade. A imagem recebeu  uma nova pintura e parte da instalação elétrica.

A Caminhada Penitencial Frei Bruno será transmitida pela Rádio Líder ao vivo no domingo (21) a partir das 7 horas.