Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Caminhada Penitencial Frei Bruno num momento especial para a causa do Servo de Deus

09/03/2017

Notícias

Moacir Beggo

A Caminhada Penitencial Frei Bruno acontece neste domingo, 12 de março, na cidade de Joaçaba, em Santa Catarina. Além de ser uma demonstração de fé e conversão, sempre no segundo domingo da Quaresma, essa Caminhada tem a marca registrada da veneração ao Servo de Deus Frei Bruno Linden, um “santo” para os catarinenses, especialmente das regiões que presenciaram as suas peregrinações no Oeste Catarinense. O momento também é especial porque será provavelmente a última romaria antes da finalização do processo da Causa do Servo de Deus em nível diocesano, e a expectativa do vice-postulador, Frei Estêvão Ottenbreit, é que a conclusão aconteça até o final de outubro deste ano, quando completará 4 anos desde a abertura do processo no dia 30 de outubro de 2013.

Esta será a 27ª vez que a multidão vai tomar as ruas de Joaçaba numa grande demonstração de fé. Frei Estêvão, que agora reside em Roma, não participará desta Romaria, mas a Província da Imaculada Conceição será representada pelo Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, e o segundo vice-postulador no Brasil, Frei Alex Cianorscki, além de frades de todo o Regional do Oeste Catarinense e os noviços da Fraternidade de Rodeio, cidade em que Frei Bruno viveu por muitos anos. Além dos frades, romarias de cidades vizinhas se juntam ao povo de Joaçaba e Luzerna no domingo a partir das 8 horas.

No último dia 23 de janeiro, Frei Fidêncio participou do encontro dos Ministros Provinciais e Custódios com o Governo Geral da Ordem dos Frades Menores em Roma. Ele conta que teve a graça, de naquele dia, visitar o espaço onde trabalham o Postulador (Fr. Giovangiuseppe Califano OFM) e os Vice-postuladores da Ordem  no incansável trabalho de “postulação pela Causa dos Santos”. “É encantador ver a organização e a grandeza desse trabalho que os confrades realizam na nossa Cúria Geral. Este espaçoso escritório, com milhares de volumes e documentos encadernados, possui a tarefa de estudar, apresentar e seguir junto às Cúrias Diocesanas e a Santa Sé as causas de beatificação e canonização daqueles ou daquelas (principalmente Franciscanos/as ou pertencentes à Família Franciscana) que manifestaram ao longo da vida sinais concretos de santidade no exercício heroico de todas as virtudes. Quando Fr. Giovangiuseppe perguntou aos provinciais quem teria alguma pessoa em processo, imediatamente citei no nome de Frei Bruno Linden. E ele mesmo se recordou da Romaria Penitencial de Frei Bruno, da qual já participou.  E pensei comigo: se Deus quiser, em breve aqui estarão todos os documentos da composição final do processo diocesano da Causa de Frei Bruno Linden”, contou o Ministro Provincial.

“Por isso, ao realizarmos a 27ª Romaria Penitencial, queremos pedir ao Pai da Misericórdia a graça da nossa conversão e da penitência. E ao mesmo tempo devemos interceder pelo bom êxito do Processo da Causa do Servo de Deus, Frei Bruno Linden”, pediu o frade.

A CAUSA DO SERVO DE DEUS FREI BRUNO

Segundo Frei Estêvão, este é um momento especial para os devotos de Frei Bruno com a conclusão do processo diocesano. “Foi, e está sendo, muito trabalhosa esta etapa, que consiste em provar através de depoimentos que o candidato à beatificação praticou em grau heroico as virtudes cristãs. O mesmo aconteceu com o trabalho da comissão histórica, feito minuciosamente por Frei Clarêncio Neotti, que culminou na publicação da biografia de Frei Bruno”, explica Frei Estêvão, revelando que a condução dos trabalhos foi elogiada pelo Postulador da Ordem Franciscana, Frei Giovangiuseppe Califano.

“Agora devemos fazer o trabalho minucioso para finalizar esse processo diocesano: enumerar todas as páginas e cuidar para que toda a documentação esteja em ordem e cronologicamente correta”, explica Frei Estêvão, que é guardião na Fraternidade do Antonianum de Roma e virá ao Brasil em julho para acompanhar os trabalhos desta etapa.

Segundo o vice-postulador, no encerramento solene, as caixas serão lacradas e entregues na Congregação para a Causa dos Santos, em Roma. “A Congregação, então, edita as folhas enviadas em um ou dois volumes e, aceitando a causa, declara Frei Bruno Venerável. Em seguida, é redigida a “Positio” e impressa como livro. Trata-se, no fundo, de um resumo de todas as folhas anteriores (depoimentos e história)”, esclarece o frade.

Segundo Frei Estêvão, receber o título de Venerável é a parte mais importante de uma causa de canonização, a mais trabalhosa e exigente. É nesse processo que se estuda minuciosamente, até a exaustão, toda a vida da pessoa, ou, no caso de martírio, todas as circunstâncias do mesmo. Além da vida e das virtudes, analisa-se também se essa pessoa tem realmente ‘fama de santidade’. A partir do decreto de Venerável, a Congregação para a Causa dos Santos não vai mais examinar a vida e os atos de um Servo de Deus, se ele viveu realmente como um exemplo de cristão ou não, se pode ser Venerado pelos fiéis, ou se foi realmente um mártir pela fé em Cristo. Também o que ele escreveu ou ensinou não é mais objeto de estudo ou julgamento, frisa Frei Estêvão. A questão agora, reforça o frade, é o milagre pela intercessão de Frei Bruno, que traz de volta o processo em nível diocesano, recolhendo documentação do antes, durante e depois da cura.

“Essa demonstração de fé e piedade do povo, que é vista todo ano na Caminhada, é muito importante neste momento para que Deus nos dê um sinal comprovando a santidade de Frei Bruno”, reforça Frei Estêvão, lembrando que na Congregação dos Santos há milhares de processos à espera de um milagre. “Devemos distinguir um verdadeiro milagre de graças alcançadas, que por sinal são muitas no caso de Frei Bruno”, observa o vice-postulador da causa.

Quanto aos custos deste processo, Frei Estêvão explica, aliviado, que hoje o Papa Francisco publicou uma tabela de custos, tornando o processo menos oneroso e mais transparente para o povo.

AS ETAPAS CUMPRIDAS ATÉ AGORA

Desde a abertura do processo diocesano com a instalação do Tribunal eclesiástico pelo bispo diocesano D. Mário Marquez, foram dados os seguintes passos:

01 – D. Mario Marquez aceita o pedido de abertura da Causa do Servo de Deus feito pela autora Província Franciscana da Imaculada Conceição (29/06/2011);
02 – A Província nomeia o Postulador da Causa Frei Giovangiuseppe Califano, e vice-postuladores Frei Estêvão Ottenbreit e Frei Alex Cianorscki; o postulador se surpreende com a multidão na Romaria Frei Bruno em 2012;
03 – Investigação sobre a vida do candidato, nomeando a comissão histórica sob a coordenação do Frei Clarencio Neotti em fevereiro de 2012;
04 – O Bispo solicita o nada obsta – nihil obstat – à Santa Sé. (8/12/2012);
05 – A Congregação para a Causa dos Santos concede o nada obsta e titulo Servo de Deus (7/5/2013);
06 – Instituição do Tribunal da Vida e Virtudes do Servo de Deus, com nomeação do juiz delegado do bispo, promotor de justiça e notário atuário. (30/10/2013);
07 –  Lançamento da biografia “Frei Bruno Linden, tudo para todos” – 02/2014);
08 – Encerramento do Processo de vida e virtudes (com previsão para outubro).