Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Romaria Frei Bruno: 25ª edição neste domingo

24/02/2015

Notícias

Moacir Beggo

O povo catarinense tem motivos de sobra para dar outra grande demonstração de fé durante a Romaria Penitencial Frei Bruno, neste domingo, 1º de março, a partir das 8 horas. Além de comemorar os 55 anos da morte do frade franciscano Frei Bruno Linden, esta Romaria vai marcar os 25 anos de sua criação. Nos últimos anos, faça sol ou faça chuva, uma multidão de mais 50 mil pessoas tem tomado as ruas de Joaçaba para celebrar a memória deste Servo de Deus e já “santo” para os catarinenses, especialmente o povo de Joaçaba, Xaxim e Rodeio, onde o frade viveu muitos anos.

Este momento histórico terá atenção especial dos Frades da Província Franciscana da Imaculada Conceição, a mesma de Frei Bruno, que será representada pelo Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, e pelo Vigário Provincial e Vice-postulador da Causa de Frei Bruno, Frei Estêvão Ottenbreit. Além de frades de toda a Província, destaque especial para a presença dos 18 noviços de Rodeio na Romaria.

Frei Fidêncio e Frei Estêvão viajam nesta sexta-feira para Xaxim, onde se encontrarão com Frei Alex Ciarnoski, também vice-postulantador para a Causa do Servo de Deus, e a equipe que está trabalhando no processo diocesano.

O processo da Causa do Servo de Deus recebeu o “Nihil obstat” (nada obsta) no dia 7 de maio de 2013, quando o Cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, enviou documento ao bispo da Diocese de Joaçaba (SC), D. Mário Marquez, OFMCap, informando não existir impedimento para iniciar oficialmente o processo de beatificação do frade franciscano.

Segundo Frei Estêvão, desde então a Comissão Diocesana nomeada pelo bispo tem trabalhando incansavelmente e deverá encerrar essa fase do processo neste ano, faltando apenas recolher relatos de eventuais milagres.

“Desde a nomeação do Tribunal Eclesiástico, em 2013, por D. Mário, estamos  recolhendo os depoimentos juramentados sobre as virtudes do candidato. Simultaneamente a Comissão Histórica está reunindo os documentos relativos à vida de Frei Bruno e uma comissão a ser constituída vai juntar e analisar os possíveis milagres de Frei Bruno”, explicou Frei Estêvão, Vice-postulador da Causa.

“Renovo o apelo para que diante de qualquer dificuldade, o fiel devoto recorra à intercessão de Frei Bruno”, pede Frei Estêvão, para que as graças e milagres sejam documentadas antes, durante e depois de ocorridas.

Frei Clarêncio Neotti, presidente da Comissão Histórica do Processo de Beatificação e Canonização de Frei Bruno Linden, estará presente na Romaria, divulgando a biografia “Frei Bruno Linden, tudo para todos”, que foi escrita por ele como parte do processo de beatificação.

A Romaria acontece sempre durante a Quaresma porque é um tempo propício para conversão, penitência e preparação para a Páscoa do Senhor. Ela terá início às 8 horas na Catedral Santa Terezinha, passando em seguida pela rua 15 de Novembro e seguindo pela rua Caetano Branco até chegar no Cemitério Municipal Frei Edgar, onde, será celebrada a missa.