Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Acompanhe a Novena Virtual Frei Bruno

19/02/2021

Notícias

O frade franciscano Frei Bruno Linden, que todo ano é lembrado durante a Caminhada Penitencial em Joaçaba (SC), neste ano terá sua memória celebrada pela Província Franciscana da Imaculada Conceição durante uma Novena Virtual na TVFranciscanos, envolvendo as Fraternidades de Norte a Sul da Província. Para celebrar este momento, a novena terá como tema principal “Junto com Frei Bruno, evangelizando sempre”.

Os fiéis devotos poderão acompanhar a novena todos os dias às 20 horas. Esta devoção antecede à 31ª Caminhada Penitencial Frei Bruno, no dia 28 de fevereiro, o segundo domingo da Quaresma, que este ano será virtual na cidade catarinense onde morreu Frei Bruno. Esta Caminhada é uma demonstração de fé e penitência na região Meio-Oeste de Santa Catarina e que cresceu muito com o processo de beatificação do frade brasileiro no Vaticano.

“A novena virtual surge como forma de mantermos a comunhão de louvor e gratidão pela bela missão evangelizadora de Frei Bruno e de todos os confrades que construíram esta bela história no território onde nossa Província está presente. Rezar a partir de belas histórias do passado também serve para nós animar no presente, nutrindo a certeza de que Deus continua a nos impulsionar. Tenho certeza de que vamos fazer um belo percurso de oração sob a interseção de Frei Bruno”, explicou o Vigário Provincial e Secretário de Evangelização da Província, Frei Gustavo Medella.

HOJE, ÀS 20 HORAS!

A Novena Virtual começa hoje, às 20 horas, e vai até o dia 27 de fevereiro, véspera do dia da Caminhada Penitencial em Joaçaba.

PRIMEIRO DIA – “Frei Bruno e a coragem do discípulo missionário”

Neste primeiro dia, 19 de fevereiro, o tema “Frei Bruno e a coragem do discípulo missionário” destaca o jovem alemão, que aos 18 anos ingressa no Noviciado dos Franciscanos da Saxônia, em Harreveld, na Holanda, e veste o hábito franciscano no dia 13 de maio de 1894. O famoso padre-mestre Frei Osmundo Laumann deixou-lhe lembrança indelével nas poucas semanas que passou debaixo de sua tutela. Logo ele e um grupo de frades foram destinados para a “Missão Brasileira”. Trocaram o convento por um navio transatlântico que os levou à Bahia. Aportaram em Salvador aos 12 de julho de 1894″.

No primeiro dia de nossa novena, vamos à Fraternidade do Divino Espírito Santo, em Vila Velha, ES, de onde reza conosco Frei Clarêncio Neotti, autor do livro “Frei Bruno Linden para todos” e que tem trabalhado firme no processo de beatificação do Frei Bruno.

ACOMPANHE NA TV FRANCISCANOS (youtube.com/tvfranciscanos) ÀS 20 HORAS!


SEGUNDO DIA – “Frei Bruno, Ministro de Cristo na Igreja”.

Neste sábado, 20 de fevereiro, às 20 horas, o tema é “Frei Bruno, Ministro de Cristo na Igreja”.
“Na virada do século, foi enviado para Petrópolis (RJ), onde foi ordenado sacerdote em 1º de maio de 1901 e aprovado para a cura d’almas em fins do mesmo ano”. E é de Petrópolis, na Fraternidade do Sagrado Coração com Jesus, que reza conosco  Frei Felipe Medeiros Carretta.

 

TERCEIRO DIA – “Frei Bruno, Evangelizador do Sul do Brasil”

Em 1904, Frei Bruno foi transferido para Gaspar, Santa Catarina, primeiro como superior e pároco até 1906, continuando no mesmo lugar mais três anos como coadjutor”.

Neste domingo, 21 de fevereiro,  vamos para Gaspar, junto com a Fraternidade São José e Paróquia São Pedro Apóstolo. Quem reza conosco é o pároco, Frei Paulo Moura.


QUARTO DIA  – “Frei Bruno, fiel nas tarefas mais simples”

“A próxima transferência levou-o a São José, região de Florianópolis, Santa Catarina, na função de coadjutor e bibliotecário; mais tarde, isto é, desde 1914, como vigário da paróquia”.

Vamos a Florianópolis, rezar com a Fraternidade Santo Antônio. Quem está conosco é o pároco, Frei Germano Guesser. Paz e Bem, Frei Germano!


QUINTO DIA – “Frei Bruno, filho amado de São Francisco”

“Entre 1926 e 1945 teve uma prolongada estadia em Rodeio, Santa Catarina, no Convento do Noviciado, onde quase todo o tempo era guardião e vigário. Durante quase 20 anos edificou sem cessar o povo de fora e os religiosos de dentro com seu exemplo de autêntico frade menor e arauto de Cristo”. Nossa parada hoje, 23 de fevereiro, é em Rodeio, junto à Fraternidade São Francisco, de onde reza conosco o Mestre de Noviços, Frei Rodrigo da Silva Santos. Paz e Bem, Frei Rodrigo!


SEXTO DIA  – “Frei Bruno, testemunho de dedicação à missão”

“O Capítulo Provincial de 1945 transferiu Frei Bruno de Rodeio para Esteves Júnior. Lá permaneceu só poucos meses, pois no fim do mesmo ano foi designado superior e pároco de Xaxim, Santa Catarina. Completou dois triênios à frente da casa, continuando no mesmo lugar como coadjutor até 1956”.

De Xaxim, junto à Fraternidade São Luis Gonzaga, reza conosco o Pároco, Frei Gilson Kammer.


SÉTIMO DIA – “Frei Bruno, entusiasmado até o fim”

” Luzerna a fim de passar uma temporada de repouso, ou, como ele mesmo entendia, preparar-se para a morte. No entanto, apesar dos sofrimentos da idade avançada e das fragilidades na saúde, Frei Bruno fazia questão de continuar suas caminhadas para espalhar o bem a todos. A pedido dos confrades, foi passar uns dias em Joaçaba, onde descobriu novas oportunidades de apostolado. Voltou a Luzerna sem dizer nada, mas quatro dias depois apareceu outra vez em Joaçaba, disposto a ficar. Era o dia 2 de fevereiro de 1956″.

De Luzerna, Santa Catarina, Junto à Fraternidade São João Batista, reza conosco o vigário paroquial, Frei Luiz Toigo.


OITAVO DIA – “Frei Bruno, do coração do povo à glória dos santos”

Em seus últimos anos de vida, Frei Bruno celebrava sua Santa Missa às 5h30 no altar de Nossa Senhora. Aí, ele dava a comunhão às pessoas que madrugavam. Após a missa, no confessionário era sempre procurado. O confessionário de Frei Bruno era uma armação muito simples. De um lado a cadeira de confessor, do outro, o banquinho de ajoelhar para o penitente. Terminando com as confissões, Frei Bruno costumava ajoelhar-se naquele banquinho. Faleceu no dia 25 de fevereiro de 1960 e deixou seu nome gravado no coração do povo de Deus.

Hoje quem reza conosco é a Fraternidade São Pedro Apóstolo, de Pato Branco, Paraná. De lá fala conosco o pároco e vice-postulador da causa de Frei Bruno, Frei Alex Sandro Ciarnoscki.


NONO DIA – “Frei Bruno e seu legado para nós hoje”.

Frei Bruno é exemplo de quem se fez tudo para todos.  Ter em nossa história o dom da vida deste confrade é imensa responsabilidade para todos nós franciscanos. A entrega generosa deste homem que atravessou o oceano e venceu toda sorte de dificuldades serve de modelo e provocação à nossa Missão Evangelizadora. Com muita justiça, Frei Bruno é candidato aos altares da santidade reconhecida pela Igreja. Tal elevação, ele adquiriu na humildade e no espírito de serviço, buscando cada dia se conformar ao Cristo do lava-pés, ao Cristo da entrega, ao Cristo da Cruz. Ousadia e desprendimento jamais lhe faltaram, bem como a disposição obediente de ir aonde fosse enviado, sem medo ou amarras.

Concluindo nossa novena, agradecemos de coração a você que se dispôs a fazer conosco este percurso. Rezemos, com toda fé, a oração pela Beatificação de Frei Bruno.

 


A CAUSA DE FREI BRUNO

O processo da Causa de Frei Bruno recebeu o “nihil obstat” (nada contrário) no dia 7 de maio de 2013, quando o Cardeal Angelo Amato, então prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, enviou documento a D. Mário Marquez informando não existir impedimento para iniciar oficialmente o processo de beatificação do frade franciscano da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.

No mesmo ano, no dia 30 de outubro, foi instalado o Tribunal Eclesiástico da Diocese, formado por: Pe. Davi Lenor Ribeiro dos Santos, delegado do bispo, Pe. Clair José Lovera, promotor de justiça; Michelle Selig, notária (secretária); e Cláudio Orço, notário auxiliar. Trabalhou neste processo também uma Comissão histórica formada por Frei Clarêncio Neotti e a historiadora Iraci Lopes, que teve a missão de recolher toda a documentação sobre Frei Bruno, tudo o que se escreveu sobre ele e todas as referências à vida e santidade de Frei Bruno. Também é vice-postulador desta causa Frei Alex Sandro Ciarnoscki, hoje residindo na Fraternidade de Pato Branco (PR).

A Romaria de 2013 contou com a participação do bispo diocesano Dom Frei Mário Marques, do então Vigário Provincial Frei Estêvão Ottenbreit e do postulador franciscano da causa dos santos que reside em Roma, Frei Giovangiuseppe Califano, que pôde testemunhar essa devoção popular em vista da Causa de Frei Bruno.

O PROCESSO ESTÁ NA FASE ROMANA

A Congregação para as Causas dos Santos, presidida atualmente por Dom Giovanni Angelo Becciu, deu parecer positivo  à causa de Frei Bruno em dezembro do ano passado. Esse parecer está sendo submetido a votações de uma Comissão Teológica e, depois, passará por uma comissão dos bispos e cardeais membros da Congregação. Se eles decidirem pela continuidade da causa, enviarão ao Papa o pedido para um decreto de reconhecimento das virtudes heroicas. Se o Papa aceitar a solicitação, o candidato passará a ser chamado “Venerável”.

Para ser beato, ou bem-aventurado, que significa representar um modelo de vida para a comunidade, será necessário o reconhecimento de um milagre realizado por intercessão do Servo de Deus. No caso de Frei Bruno, já existem relatos de graças e eventuais curas que serão analisadas pelo Tribunal da Diocese de Joaçaba. “Deve-se, portanto, incentivar o povo cristão a pedir um milagre pela intercessão de Frei Bruno”, enfatiza o vice-postulador Frei Estêvão Ottenbreit, que é guardião na Fraternidade do Antonianum em Roma.

Depois, ainda é preciso passar por mais uma fase: a canonização. Para ser proclamado santo é imprescindível a comprovação de outro milagre, que deve ocorrer após seu reconhecimento como beato. Frei Estêvão lembra que é importante rezar e comunicar as graças alcançadas.

 


VEJA TAMBÉM O ESPECIAL FREI BRUNO