Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Paróquia São Luiz Gonzaga celebra Frei Bruno com grandiosa festa

A Paróquia São Luiz Gonzaga de Xaxim (SC), celebrou no domingo (10), a 12ª Festa em honra a Frei Bruno Linden. A Santa Missa celebrada, às 10h, foi presidida pelo Ministro Provincial Frei Paulo Roberto Pereira e concelebrada por Frei Gilson Kammer, Frei Alex Sandro Ciarnoski e o diácono Frei Danilo Santos Oliveira.

As festividades em honra a Frei Bruno tiveram início na sexta-feira (01), com a novena. A cada dia um tema era celebrado e uma comunidade da paróquia foi responsável pela liturgia e cantos. Vocação, missão, a Campanha da Fraternidade foram alguns dos temas. Freis das paróquias de Coronel Freitas (SC), Concórdia (SC) e Pato Branco (PR), fraternidades próximas a Xaxim, celebraram na Igreja Matriz durante a semana.

O pároco, Frei Gilson Kammer, presidiu o primeiro dia da novena com o tema “Frei Bruno e as famílias”. A Santa Missa foi animada pela equipe do bairro Frei Bruno. No segundo dia da novena, Frei Jacir Zolet presidiu a Santa Missa que foi animada pela equipe Vocal, com o tema “Frei Bruno e os trabalhadores”. O terceiro dia foi celebrado com o tema “Frei Bruno e os benfeitores do restauro da igreja Matriz”, momento em que o pároco falou sobre o processo do restauro. Ele destacou a presença de Frei Bruno, em Xaxim, e o empenho do frade para o início da construção da igreja, que hoje está sendo restaurada. O quarto dia foi celebrado por Frei Danilo Santos com o tema “Frei Bruno e os enfermos”, a celebração foi animada pela equipe da Comunidade de Fazenda Santo Antônio.

Frei Alex Sandro Ciarnoski, pároco da Paróquia de Concórdia, presidiu o quinto dia da novena com o tema “Frei Bruno e a oração”, a celebração foi animada pela equipe do coral infantil. Conforme o frade, este momento marca a fé que o povo de Xaxim tem por Frei Bruno.

No sexto dia da novena, Frei Moacir Longo, pároco da Paróquia de Coronel Freitas (SC), celebrou com o tema “Frei Bruno e a amizade social tornam possível a fraternidade”, tema com base na Campanha da Fraternidade 2024. A Comunidade de Marema, foi a responsável pelos cantos e leituras.

A quinta-feira (07), marcou o sétimo dia da novena com o tema “Frei Bruno e as missões”. A Santa Missa foi presidida por Frei Alisson Zanetti, vigário da paróquia de Concórdia. Na liturgia e cantos, o bairro Primavera.

O oitavo dia da novena foi animado pela Comunidade Nova Brasília com o tema “Frei Bruno e as vocações”. Frei Evandro Balestrin, pároco da Paróquia São José Operário de Pato Branco, presidiu a Santa Missa. Uma breve encenação de momentos da vida de Frei Bruno, foi apresentada ao povo de Deus presente na igreja e aos que acompanhavam pelas redes sociais da Paróquia.

Frei Antônio Mazucco, vigário da Paróquia de Pato Branco, presidiu a Santa Missa que foi concelebrada por Frei Paulo Pereira, no último dia da novena com o tema “Frei Bruno e a nossa oração pela sua Beatificação”. A Santa Missa foi animada pela Comunidade do bairro Alvorada.

No domingo (10), a grandiosa festa celebrando Frei Bruno. A Santa Missa teve início, às 10h, e foi presidida por Frei Paulo Roberto Pereira, Ministro Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. Frei Gilson Kammer, Frei Alex Sandro Ciarnoski e Frei Danilo Santos concelebraram.

A Comunidade São Cristóvão, do bairro Ari Lunardi, foi a responsável pela liturgia e cantos. O início da celebração foi marcado pela encenação da vida de Frei Bruno, coroinhas, crianças e adolescentes representaram trechos da passagem do frade desde a sua chegada no Brasil, os momentos que esteve em Xaxim, no oeste e meio oeste de Santa Catarina.

Frei Paulo cumprimentou a todos que estavam presentes e se apresentou a comunidade de fé que estava na igreja matriz, aos que acompanhavam pelas mídias digitais e aos que acompanhavam pela rádio local.

Em sua homilia, o Ministro Provincial cumprimentou os freis da fraternidade São Luiz Gonzaga e o Frei Alex, representando todos os outros frades da Província. Destacou o período da Quaresma e também o quanto Frei Bruno foi importante na vida das pessoas que o conheceram.

“Inicialmente quero saudar o Frei Gilson, também Frei Danilo e Frei Jacir que receberam da Província a incumbência de serem os servidores de Deus, a partir desta paróquia. E tendo esta paróquia conhecido Frei Bruno, tenho certeza de que a régua que mede os frades aqui, é uma régua mais exigente. Conhecendo um frade tão Santo, normalmente vão exigir mais. E é bom que exijam que os frades aqui sejam santos também. Muito obrigado Frei Gilson, Jacir e Danilo por buscarem a santidade servindo o povo de Xaxim, desta paróquia”, afirmou Frei Paulo.

O sacerdote ressalta a união do povo pedindo e rezando por Frei Bruno. “Estamos todos unidos em um mesmo objetivo. Agradecer pelo exemplo de Frei Bruno. Agradecer a Deus pelo dom de crer na proteção, na intercessão dos Santos. Agradecendo a Deus, porque ele nos convoca a também, nós, sermos Santos. Busquemos nos assemelhar nos Santos, esta é uma tarefa nossa. Por isso, que esta celebração ganha um sentido muito bonito”.

No final da celebração, Frei Gilson Kammer agradeceu a todos presentes, aos que rezaram durante os dias novena, aos voluntários, as comunidades e a todos que, de alguma forma, contribuíram com a 12ª Festa de Frei Bruno.


Texto: Camila Mendo / Fotos: Diogo Rossoni