Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Romaria das Pessoas com Deficiência chega à 15ª edição

23/04/2022

Notícias


A Festa da Penha, como espaço de manifestação da fé e da devoção do povo capixaba, acolheu mais uma vez a Romaria das Pessoas com Deficiência. Realizado desde o ano de 2006, o ato reúne diversas instituições de atenção e apoio aos deficientes e seus familiares da capital Vitória, de Vila Velha e de outras cidades do Estado. Depois de dois anos de edições virtuais, a Romaria pôde ser realizada pela 15ª vez, resgatando a sua relevância para a garantia de direitos e sendo um grito contra preconceitos.

A concentração, neste sábado, 23 de abril, ocorreu na Praça Duque de Caxias, no Centro de Vila Velha, de onde os participantes percorreram a distância de 01 quilômetro, até chegar em frente à Igreja do Rosário, onde foram acolhidos por Frei Gustavo Medella e pela equipe de voluntários da Romaria.

Chegando ao destino, os romeiros fizeram saudações a Nossa Senhora da Penha e, em seguida, começou a Missa de encerramento, presidida pelo Padre Carlos Pinto, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Alfredo Chaves.

Antes da homilia, foi lido uma Carta da 15ª Romaria das Pessoas com Deficiência da Festa da Penha. “Nós, pessoas com Deficiência e todos os participantes da 15ª Romaria das Pessoas com Deficiência na Festa da Penha, partilhamos deste importante momento de religiosidade do povo capixaba para expressar nossa espiritualidade, celebrando nossas conquistas, pautando nossas lutas e reivindicações perante a sociedade e as autoridades públicas”.

Segundo a carta, mais de 24% da população, ou seja, 46 milhões de brasileiros e brasileiras, e cerca de 900 mil capixabas têm algum tipo de deficiência – intelectual, visual, física, auditiva ou múltipla. “Superamos em parte a exclusão e o esquecimento e conquistamos o direito de participação e de cidadania (Lei Brasileira da Inclusão, 13.146 de julho de 2015). Entretanto, para assegurar o exercício pleno de nossa cidadania, precisamos de políticas públicas eficazes, ações e atitudes que garantam o pleno exercício de nossos direitos”, aponta o documento.

Um papo com o Vigário Provincial e ganhou o lugar do celebrante (toque nas imagens para ampliá-las)

“Negar a igualdade de oportunidades é promover a exclusão. Nossa sociedade não avançará na busca de justiça social se fechar os olhos para essa realidade”, denuncia a carta do Fórum de Entidades das Pessoas com Deficiência do Estado do Espírito Santo, lembrando que a realidade pandêmica nos últimos anos privou-os de avançar em novas conquistas e revelou demandas gritantes. A carta lista uma série de reivindicações e faz uma denúncia: “Registramos nossa indignação diante das ameaças de perda de direitos que vem nos assombrando, com a proposta de reforma da Previdência e o fechamento de órgãos colegiados, inclusive o Conselho Nacional de Direitos da Pessoa com Deficiência – CONADE, que é uma afronta à democracia do nosso país”.

Na homilia, Padre Carlos explicou que a romaria, além de um ato de fé e devoção a Nossa Senhora da Penha, também deseja ser um espaço de manifestação das lutas junto à sociedade, ao poder público e à Igreja. “É preciso irmãos e irmãs, na simplicidade acolher na humildade do nosso coração a presença do Cristo Ressuscitado. É preciso dar testemunho, porque da nossa palavra muitos precisam se reerguer, se reanimar, se fortalecer. Mais do que nunca, não me canso de lembrar nesta Romaria, cada um de vocês que estão aqui são anunciadores do Evangelho, não importa sua condição, esteja na cadeira de rodas, no cuidado especial de outra pessoa, ou através das instituições”, pediu.

“Anunciem a esperança, levem a esperança, anunciem a Boa Nova. Dê seu testemunho de fé. Cada um que está aqui é uma graça, um presente de Deus. Não esqueçamos disto. E todas vezes que nós reconhecemos a presença da graça de Deus em nós, somos agentes transformadores. São vocês que são agentes transformadores. Sejam vozes proféticas, vão para as ruas, não tenham vergonha de anunciar o Evangelho. Pais, todas a vezes que vocês buscarem a melhoria de vida dos seus filhos, vocês estarão anunciando o Evangelho”, animou Pe. Carlos.

A celebração contou com a participação efetiva das pessoas com deficiência. Acompanhando com devoção e fé, os familiares também não pouparam esforços para estarem juntos daqueles a quem no dia a dia dispensam amor e atenção.


Comunicação da Província da Imaculada Conceição