Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Retiro termina com Missa de Ação de Graças e festa junina

22/04/2017

Notícias

Moacir Beggo

Agudos (SP) – O Retiro dos Benfeitores do Pró-Vocações terminou com a Missa em Ação de Graças, às 18 horas, e com uma festa junina, que começou às 20 horas. Frei João Francisco da Silva, o pregador deste encontro, presidiu a Celebração Eucarística e lembrou que a liturgia deste Domingo da Misericórdia apresenta a nova comunidade que nasce com a fé no Ressuscitado.

Segundo o celebrante, do amor pelo Ressuscitado nasce a nova comunidade que é a Igreja de Cristo. “E ela tem justamente a missão de revelar essa novidade trazida pelo Ressuscitado”. Ao citar o episódio de Tomé no Evangelho, Frei João recordou que o apóstolo estava ‘fechado em si’ e não se abriu para o Ressuscitado. Ele relutou em acreditar, mas quando se convenceu, reconheceu Jesus como Senhor e Deus, exclamando: “Senhor meu e Deus meu!”

Segundo o celebrante, naquele ambiente de insegurança, a comunidade não deixou de rezar e celebrar a Eucaristia. Por isso, segundo o frade, quando a dificuldade vier, não devemos nos afastar de nossos irmãos.

Durante o ofertório, Frei Alvaci promoveu um dos momentos mais emocionantes da celebração. Ele revelou que algumas pessoas perguntaram a ele porque não tinha nesta celebração as cestinhas para doações. Segundo o frade, a maior doação era a vida dos benfeitores e convidou a todos a se juntarem ao celebrante no altar, onde permaneceram até a comunhão.

No momento de ação de graças, Frei Alvaci não poupou agradecimentos aos benfeitores pela fidelidade e compromisso com este serviço em prol das vocações na Província. Para finalizar, leu um acróstico em gratidão aos benfeitores, escrito por Frei Walter Hugo de Almeida.

missa_220417_2Bendito seja Deus que os fez nossos irmãos,

E pra ajudar a Igreja de nosso Senhor;

Nos deu vocês e na união dos corações,

fazemos hoje, sim, muitas canções de amor!…

E a Província em sua missão de serviço,

iluminada pela sua prece linda,

traz as forças e os dons, o vigor e o viço,

o amor de Deus, que nos traduz em Graça infinda…

Restituição só Deus, certo, lhes dará,

e em comunhão a Província ora – Tudo anil!…

Sempre unido ao Pró-Vocações se alegrará,

para o bem do reino, da Igreja e do Brasil.

Recebam nossas bênçãos, nossa gratidão,

o amor de todos e de cada um de nós,

Vocês, companheiros desta estrada de irmão,

o amor do reino, obedecendo à Santa Voz.

Cantem, sim, sempre inventem novas primaveras,

amem sempre, palmo a palmo, o chão da estrada,

cantem, sim, sempre inventem novas primaveras,

Ousem levar sua oblação, bela e sagrada,

e felizes vão, apontando novas eras!…

Seja o Senhor bendito para sempre! Amém!

missa_220417_4

Pedro e Elisabeth, o casal que estará completando 50 anos de casamento no dia 13 de maio, dia de Nossa Senhora Fátima, foi chamado pelo celebrante para receber uma bênção especial.

Isabel, pelos benfeitores, agradeceu aos frades pela acolhida e pelos ensinamentos. “Os frades nos conquistam pelo carinho e não por imposições. Levamos muitas lições deste retiro. Vocês estarão sempre nas nossas orações”, disse, pedindo para rezar uma Ave Maria.

missa_220417_5

Frei Alexandre e o funcionário Marcelo Miranda explicam as novas regras para o boleto de doações.

O retiro teve na parte da tarde um momento com Frei Alexandre Rohling, que apresentou aos benfeitores a Província da Imaculada Conceição, suas fraternidades, paróquias e casas de formação, assim como a Missão de Angola.

O Retiro terminou com uma Festa Junina com direito a fogueira, quentão, pipoca, doces…. Frei Alexandre Rohling não parou um só minuto e garantiu a animação dos cerca de cem benfeitores, funcionários e frades que se juntaram para a festa de despedida. Todos receberão a bênção do envio neste domingo, logo após o café da manhã.