Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Retiro quaresmal reúne Família Franciscana de Angola

11/03/2019

Notícias

Frei Crisóstomo Pinto Ñgala

Neste 1º domingo da Quaresma (10/3), a Família Franciscana de Angola reuniu-se no Mosteiro Sagrado Coração de Jesus das irmãs Clarissas para realizar o seu retiro quaresmal, que começou com a Missa dominical e teve como pregador Frei Afonso Teca, atual presidente da Família Franciscana de Angola e Ministro Provincial dos Frades Capuchinhos. O Retiro contou com a presença dos membros das três Ordens Franciscanas em Angola (1ª Ordem, Clarissas e Ordem Franciscana Secular), sendo que este retiro foi o primeiro a ter a participação das Irmãs Clarissas.

O pregador centrou sua reflexão no tema da conversão, próprio para o tempo da Quaresma. E destacou que as práticas a cumprir são três: a oração, a luta contra o mal e o jejum. Sobre a oração, Frei Teca fez saber que “não se pode reduzi-la a uma monótona repetição de fórmulas, pedindo graças, milagres e favores”. Para o Ministro dos Capuchinhos, a oração é um ato incessante de conversão e crença em Deus. Ao mesmo tempo, chamou a atenção sobre as vaidades, o trabalho, o sucesso pastoral para que não nos escravizem, controlando as nossas ações, fazendo nos esquecer do Senhor.

Em alusão ao Evangelho do dia, que falava das tentações de Jesus no deserto, o presidente da Família Franciscana lembrou que as paixões desregradas, o orgulho, o egoísmo, a avidez pelos bens temporais nos afastam de Deus. E frisou que “contra estes espíritos maus somos chamados a lutar durante toda a nossa vida”.

Frei Teca explicou a finalidade do jejum, dizendo que não se trata de é um ato isolado, um ato mágico, mas pressupõe privações em favor de um objetivo. Segundo Frei Teca, o verdadeiro jejum leva sempre a gestos de amor.

Os participantes, depois de dois momentos de reflexão, realizaram o seu deserto no Kimbo São Francisco e no Pátio da Fraternidade São Francisco. Ao meio-dia, puderam soborear um delicioso almoço, partilhado no bosque da Fraternidade São Francisco, ocasião para se conhecerem melhor.

O retiro terminou com a Oração das Vésperas e Adoração ao Santíssimo Sacramento. Frei José Antonio dos Santos, na condição de membro do Conselho da Família Franciscana como tesoureiro, agradeceu à adesão, participação e representação de todos.