Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Encontro dos Frades Estudantes da Província começa nesta quarta

27/07/2021

Notícias

Petrópolis (RJ) – O Encontro dos Frades Estudantes do Tempo da Filosofia e Teologia da Província da Imaculada Conceição do Brasil começa nesta quarta-feira (28/07), e vai até no sábado (31/07). Com o tema “Fraternidade contemplativa em missão: nossa regra é o Evangelho, nosso claustro é o mundo” e lema: “Juntos se constroem os sonhos”, os frades estudantes se reunirão de maneira remota.

O cronograma do evento prevê dias de retiro, oração, partilhas, formações, lazer e contará também com momentos de encontro entre os frades que residem na mesma fraternidade. A proposta e o objetivo do encontro é aprofundar o tema e o lema do Capítulo Provincial previsto para acontecer em novembro deste ano, estimulando uma participação ativa e consciente dos frades estudantes de ambas as etapas, bem como dos que estão no ano missionário.

Segundo o representante dos frades estudantes da Teologia, Frei Thiago da Silva Soares, essa será mais uma oportunidade de conversa e partilha entre os frades à luz de temas tão relevantes, como a fraternidade, oração, trabalhos e missão: “Tudo isso possibilita um amadurecimento da nossa vocação religiosa franciscana, concomitante nos faz perceber os desdobramentos dos assuntos partilhados dentro das Frentes de Evangelização da Província”, destacou, acrescentando: “Estar unidos como irmãos, mesmo que à distância é muito importante”.

O Definidor Provincial, Frei Daniel Dellandrea, conduzirá o primeiro dia do encontro com reflexões que favorecerão um dia de retiro. No segundo dia pela manhã, o guardião da Fraternidade São Boaventura, Frei Jeâ Paulo Andrade, ministrará reflexões sobre o Documento “Entre fidelidades e abandonos”, bem como sobre as perspectivas a partir desse documento. No período da tarde, Frei Antônio Michels, Coordenador da Frente das Paróquias, Santuários e Centros de Acolhimento, será o assessor e fará reflexões e provocações a partir do tema e lema do Capítulo Provincial bem como seus desdobramentos. A manhã do terceiro dia será de partilha das fraternidades e do ano missionário, com sugestões e apreciações a serem enviadas ao Governo Provincial sobre cada realidade. Além disso, no período da tarde, prevê-se momentos de lazer e descontração. Já o quarto e último dia do encontro será conclusivo com alguns encaminhamentos. Durante os dias do encontro estão previstas também as participações do Secretário para a Formação e Estudos, Frei João Francisco da Silva, e do Visitador e Definidor Geral, Frei César Külkamp.

Para Frei Gabriel Dellandrea, um dos organizadores do evento, preparar um encontro é sempre um desafio, mas quando se trata da modalidade on-line, torna-se ainda mais exigente. “Isso porque a tradicional forma de os frades estudantes se prepararem para o Capítulo Provincial sempre foi presencial e dinâmica. Agora, com os tempos que vivemos, foi preciso se adaptar, repensar e elaborar uma estrutura de atividades que não torne o momento cansativo, uma vez que a maioria dos participantes vivencia a modalidade on-line já nas aulas. E pensar isso do zero foi um trabalho que a equipe desempenhou com muito esmero. Foi uma lavra em conjunto, a fim de que pudéssemos aproveitar o máximo daquilo que está ao nosso alcance!”, frisou. Para ele, a pandemia não deu uma cartilha de como fazermos as coisas. “Mas é no espírito fraterno e com a luz do Espírito Santo que vamos sonhando novos caminhos e concretizando aquilo que precisa ser feito”, concluiu.


 Frei Augusto Luiz Gabriel e Frei Bruno de Deus