Evangelização é tema no final do Encontro Provincial
04/08/2016
Rondinha (PR) – Depois das reflexões que abordaram o tema “Comunicar e evangelizar em tempos de crise” no primeiro dia do 4º Encontro da Frente de Comunicação da Província da Imaculada Conceição, em Rondinha (PR), o coordenador Frei Gustavo Medella proporcionou aos dezessete leigos que participaram do evento, e que são profissionais e pessoas ligadas à comunicação da Província, a chance de conhecer melhor o significado de evangelização antes dos trabalhos em grupo e do encerramento do encontro. Além dos estudantes de Filosofia que residem na Fraternidade São Boaventura, oito frades que trabalham na área se inscreveram para o encontro.
Frei Gustavo abriu este dia com um documentário sobre a Evangelii Gaudium, mostrando que, para o Papa Francisco, evangelizar é sempre uma experiência feita com alegria. Nesta Exortação, o Papa afirma: “Sonho com uma opção missionária capaz de transformar tudo, para que os costumes, os estilos, os horários, a linguagem e toda a estrutura eclesial se tornem um canal proporcionado mais à evangelização do mundo atual que à autopreservação” (EG 27).
Frei Medella também tomou como base do Plano de Evangelização da Província, que foi votado no último Capítulo Provincial no início deste ano, que propõe avançar no diálogo e na comunhão em torno de nossa presença e atuação no mundo da comunicação. Frei Medella fez um pequeno aceno da riqueza do termo evangelização através de algumas citações do Evangelho, como Jo 10,10 – promover a qualidade de vida integral; Lc 19,5, despertar as qualidades do outro; Lc 22,27, conscientizar para a partilha, a doação e o serviço; Mt 5,38-42, crítica dos valores anti-evangélicos; Mc 4,22, testemunho de vida pautado na coerência e na transparência etc.
Nos trabalhos em grupo, o coordenador da Frente de Comunicação pediu para apontar possíveis encaminhamentos práticos, para este ano e para o triênio, que qualifiquem ainda mais o nosso serviço evangelizador na comunicação. O encontro terminou ao meio-dia com um festivo almoço da Fraternidade São Boaventura.
VEJA TAMBÉM
“A crise é uma chance e não uma ameaça”
Confira as entrevistas: