Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Repam: um novo serviço eclesial em prol da Amazônia

10/04/2015

Notícias

repam

Uma graça, um sinal de esperança, uma resposta de Deus aos muitos desafios na Amazônia. Estas são algumas das expressões usadas para referir-se à criação da REDE ECLESIAL PAN-AMAZÔNICA – REPAM. O próprio Papa Francisco apoia e abençoa esta iniciativa.

Repam quer ser um serviço, um esforço conjunto, uma expressão de comunhão e solidariedade, um reforço na Pastoral de Conjunto para melhor defender, promover e cuidar da vida, da criação, dos povos e comunidades da Amazônia com suas culturas, sua fé, sua religiosidade, seus valores. Ela se propõe a unir forças, criar caminhos de diálogo, cooperação e articulação, uma confluência de esforços das Igrejas locais, Congregações religiosas, Instituições eclesiais e do laicato, e organizações afins, com voz profética e ao serviço da vida, da criação, dos pobres, e do bem comum. Ela quer acolher e envolver em rede as muitas organizações, entidades, pessoas, grupos, que de fora demonstram solidariedade e interesse pela defesa e pelo cuidado da Amazônia.

Diversos Encontros realizados na América Latina prepararam a gestação e o nascimento da Repam. Ela nasceu propriamente no Encontro de Brasília, na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM), do dia 9 a 12 de setembro de 2014. O Encontro teve o patrocínio de quatro Instituições Eclesiásticas: o Departamento de Justiça e Solidariedade do Celam, representado por D. Pedro Barreto; a Comissão para a Amazônia da CNBB, representada pelo cardeal Cláudio Hummes; o Secretariado da América Latina e do Caribe da Caritas (Selacc), representado por D. José Luís Azuaje; a Conferência Latino-Americana e Caribenha de Religiosos e Religiosas (CLAR), representada pela Ir. Mercedes Casas. Estava Tebaldo Vinciguerra pelo Pontifício Conselho de Justiça e Paz, levando apoio à iniciativa. Além deles, participaram representantes de 11 países, entre eles os que compõem a região: Brasil, Bolívia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela. Foram convidados representantes de diferentes Dioceses, Organismos, ONGs, Entidades e Congregações Religiosas, entre as quais a Ordem dos Frades Menores.

repam2A Repam ganhou reforço no Encontro de Roma, do dia 2 a 4 de março de 2015, com o envolvimento direto do Pontifício Conselho de Justiça e Paz, na pessoa de seu Presidente cardeal Peter Turkson. Este Encontro iniciou na Sala de Imprensa da Santa Sé com um ato oficial de lançamento e apresentação da Repam diante da imprensa internacional, de autoridades do Vaticano, de Redes fraternas, de representantes oficiais, de amigos e amigas. As Instituições presentes em Brasília, por ocasião da criação da Rede, e outros convidados estavam presentes em Roma. No Encontro houve ampla e participada reflexão sobre as realidades desafiadoras da Amazônia e sobre a necessidade de reforçar a solidariedade, dentro e fora, em forma de rede articulada. A expansão do grande capital na exploração da Amazônia através da mineração, agropecuária, construção de estradas, hidrelétricas e empresas madeireiras exige da Igreja maior presença profética.  “A Igreja na Amazônia quer se juntar a uma rede para somar esforços, para encorajar uns aos outros e ter uma voz profética nos níveis internacionais mais importantes, quando a Amazônia e seu povo estão em questão”, afirma cardeal Cláudio Hummes que foi escolhido para ser o animador e coordenador na construção e solidificação da Repam, junto com Maurício Lopez no serviço de Secretaria.

Você está convidado a conhecer a Repam, participar dela e divulgá-la. Visite a página web:  www.redamazonica.org , bem como www.cnbb.org.br na seção Comissões Episcopais buscando o item Amazônia. Ali vai encontrar muitas informações. Além disso, veja o vídeo de lançamento da Rede  e a carta pastoral Confira a íntegra do texto.

 Frei Nestor Inácio Schwerz,

Definidor geral da Ordem dos Frades Menores (OFM). 

 Roma, 07/04/2015