Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Rede Franciscana de Solidariedade: sementes de paz

15/03/2022

Notícias

“Gostaria de exortar mais uma vez a acolher tantos refugiados nos quais Cristo está presente e agradecer a grande rede de solidariedade que se formou”, foram as palavras do Papa Francisco no Angelus de domingo, 13 de março de 2022. .

Portanto, a solidariedade começou no mundo franciscano, como na Sicília, onde “até agora recebemos 18 pessoas, a maioria mulheres e crianças. Duas famílias, depois de alguns dias, partiram para se juntar a seus parentes que estão em outras nações europeias”, como confirmou Frei Antônio Catalfamo, Ministro Provincial da Sicília, em resposta concreta às consequências da guerra que assola a Ucrânia e está em andamento há três semanas agora.

Frei Antônio acrescentou que “o acolhimento é feito em todos os conventos da Província, particularmente no convento de Baida, Palermo, e também várias famílias da OFS se disponibilizaram para o acolhimento”.

De acordo com o relatório do ACNUR, da Agência das Nações Unidas para os Refugiados, a guerra na Ucrânia afetou 18 milhões de pessoas, das quais 6,7 milhões estão deslocadas internamente e quase 3 milhões fugiram para países vizinhos, especialmente a Polônia, que já recebeu quase 2 milhões de refugiados. Estima-se que, se a situação não melhorar, em julho o número de pessoas que fugiram da Ucrânia pode chegar a 4 milhões.

Fonte: Ordem dos Frades Menores (www.ofm.org)


“Uma mão franciscana à Ucrânia”, a campanha dos frades de Assis

Nesta emergência humanitária, as cinco comunidades da Custódia da Santa Cruz na Ucrânia passaram a agir de forma direta, rápida e eficiente para acolher e apoiar os refugiados. , incluindo os “táxis franciscanos” que levam ucranianos para locais seguros do outro lado da fronteira.  Está em andamento a campanha de solidariedade dos Frades Menores Conventuais da Basílica de São Francisco de Assis, em apoio aos conventos franciscanos da Ucrânia.

“Nossos confrades estão na linha de frente na acolhida aos refugiados que fogem da guerra: acolhem diariamente famílias desesperadas e as acompanham até a fronteira. Damos uma mão franciscana à Ucrânia, basta um pequeno gesto: uma mensagem de texto ou chamada de um número fixo para 45515 para apoiar nossos frades ao lado das populações em fuga”, é o convite dos frades de Assis.

“As imagens de sofrimento das irmãs e irmãos ucranianos estão diante dos olhos de todos nós – disse o porta-voz do Sacro Convento, frei Giulio Cesareo -. Não podemos desviar o olhar. Com sua vida e seu exemplo, São Francisco nos deixou a tarefa de estar próximos de quem sofre. Em seu nome, os frades franciscanos, nossos irmãos, trabalham todos os dias para aliviar o sofrimento daqueles que fogem da guerra, porque o amor e a solidariedade são verdadeiramente a luz que vence o mal”.

“Uma mão franciscana à Ucrânia”
Nesta emergência humanitária, as cinco comunidades da Custódia da Santa Cruz na Ucrânia passaram a agir de forma direta, rápida e eficiente para acolher e apoiar os refugiados.

“São famílias, principalmente mulheres com filhos e idosos”, explica frei Mikola Orach, frade do convento de Lviv. “Eles precisam de tudo: comida, roupas, produtos de higiene, saneamento e um lugar seguro para dormir e começar. Em alguns conventos “construímos” abrigos antiaéreos e também nos ocupamos da transferência de pessoas para fronteiras seguras; há outros nossos confrades que os ajudam a continuar o seu caminho. Verdadeiros “táxis franciscanos” que garantem a chegada em um local seguro para quem procura esperança longe dos bombardeios, do outro lado das fronteiras”.

Para quem vive na Itália, é possível apoiar a campanha “Uma mão franciscana à Ucrânia”, de 14 de março a 1° de abril, com a doação de 2 euros com um SMS ao número 45515 de celulares com as operadoras WINDTRE, TIM, Vodafone, iliad, PosteMobile, Coop Voce, Tiscali. Ou 5 ou 10 euros com uma chamada de uma rede fixa TIM, Vodafone, WINDTRE, Fastweb e Tiscali e 5 euros com uma chamada de uma rede fixa TWT, Convergenze, PosteMobile.


Fonte: Vatican News