Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Comissão organizadora apresenta identidade visual e tema da Festa da Penha 2023

09/12/2022

Notícias

                                                                                                                                 Imagens: Convento da Penha

A Festa da Penha 2023 foi oficialmente apresentada na manhã desta quinta-feira, dia 8 de dezembro, na Casa Verde, aos pés do Convento da Penha, em Vila Velha, ES. O evento teve a presença de autoridades políticas estaduais e municipais, de parceiros e patrocinadores, e de profissionais de imprensa do estado. Na ocasião, foi divulgada a identidade visual da festa da padroeira dos capixabas que destaca símbolos locais tradicionais.

Ao iniciar a cerimônia, Frei Djalmo Fuck, Guardião e Reitor do Convento, agradeceu a presença de todos e destacou que a Festa de 2022 foi uma celebração do reencontro e do recomeço. “Esse ano de 2022 foi a festa do reencontro, do recomeço, a festa em que de novo os capixabas puderam se encontrar, se abraçar e festejar a sua padroeira”. Na sequência, após a exibição de vídeo institucional, o frade apresentou o tema. “Com Maria, chamados a servir”, uma alusão ao 3º Ano Vocacional que está sendo celebrado pela Igreja no Brasil até novembro de 2023.

Frei Djalmo explicou ainda que o formato virtual da festa vai permanecer, já que pela internet é possível atingir um número grande de fiéis e em várias partes do mundo. “O formato da festa pela internet veio para ficar. Vamos conservar o formato online e vamos somar a ele o formato presencial, que é o habitual, ou seja, nossas romarias dos homens, das mulheres, as grandes Missas no Parque da Prainha, o Oitavário no Campinho do Convento, tudo isso será mantido; mas também no seu formato virtual, o que agrega ainda mais participação das pessoas sobretudo daquelas que estão em casa. A gente quer ainda aumentar o tamanho da santa iluminada e levar para outros lugares do Espírito Santo”, disse o Guardião.

Padre Renato Criste, pároco da Catedral de Vitória, era até então o Coordenador de Pastoral da Arquidiocese. Ele falou sobre a escolha do tema da festa. “No centro da identidade visual a gente traz a imagem da padroeira do Estado do Espírito Santo Nossa Senhora e ela nos apresenta Jesus, na verdade Ele é o motivo, o centro da nossa fé, da nossa alegria e no entorno da imagem nós buscamos resgatar elementos da cultura capixaba, particularmente da cultura agrícola, evidenciando que todos nós somos chamados a servir. Ela é a serva fiel, obediente do Pai e todos nós somos vocacionados, todos nós somos chamados ao serviço e quem responde a este chamado gera bons frutos. O Espírito Santo sem dúvida alguma é uma terra fértil que produz esses frutos de generosidade, de partilha, de solidariedade, de amor. A Festa da Penha é um patrimônio não somente do público católico, mas de todo o povo capixaba, é padroeira do Estado e queremos reforçar isso”, afirmou.

O atual Coordenador de Pastoral Arquidiocesano, Padre Cláudio Alves falou da experiência de assumir o Departamento de Pastoral de Vitória em meio aos preparativos para a mais esperada celebração de fé do povo capixaba. “Para nós católicos, Maria é um modelo. Jesus Cristo é um modelo por excelência e depois dele, a Virgem Maria. Para mim é uma honra, uma alegria já começar envolvido com uma festa tão grande, desafiadora. Acompanho, aprendo, vou vendo como funciona a estrutura, as preparações… Eu sempre estive do outro lado, agora estou do lado de cá”, na sequência, destacou que todo católico é chamado ao serviço. “Todos nós somos chamados a vida, a servir e a sobretudo, a sermos cristãos na prática do dia a dia. Temos em Maria uma figura importante na qual todas essas coisas se realizam. Maria foi toda de Deus e seu ‘sim’ foi permanente a Deus, neste contexto, somos chamados a imitá-la, a fazer o que Seu Filho nos pede, por isso, nesse sentido todos nós nos colocamos a serviço”, finalizou.

Por fim, antes de encerrar o evento de lançamento, o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, anunciou que a prefeitura está analisando a possibilidade de reformar o Parque da Prainha antes da festa. “A Prefeitura de Vila Velha desde 2021 vem trabalhando num projeto arquitetônico para que a gente possa requalificar o Parque da Prainha. O projeto está pronto para que ele possa ser licitado, onde o Parque da Prainha vai ser todo requalificado e também o Largo do Frei Pedro Palácios (que fica aos pés do Convento da Penha, na antiga entrada), para que depois, num segundo momento a gente faça a infraestrutura onde já existe das peixarias, das cooperativas, da companhia de polícia. Nós estamos falando que a Prainha vai receber um novo parquinho das crianças, um ‘petparque’, academia da melhor idade e multifuncional, feira gastronômica e artesanal, estacionamento para veículos de passeio, veículos dos romeiros e dos fiéis que vêm à Nossa Senhora da Penha”, comentou.

O evento de lançamento contou com as presenças da primeira dama do Estado, Maria Virgínia Casagrande; do prefeito de Vila Velha, Arnaldo Borgo; a superintendente do Iphan, Elisa Taveira; representantes das prefeituras de Vitória e Cariacica e de secretarias do Governo do Estado, além de patrocinadores e parceiros da Festa da Penha.

Confira os detalhes na reportagem de Cristian Oliveira