Rede Celinauta de Comunicação conquista prêmios de jornalismo
07/12/2015
Marilena Chociai (Texto) e Rubens Camargo (foto)
A revelação dos vencedores do Prêmio Amsop de Comunicação foi no dia 27 de novembro, em Francisco Beltrão, Paraná.
Profissionais da Rede Celinauta de Comunicação de Pato Branco, foram vencedores em sete categorias do Prêmio Amsop de Comunicação 2015. O evento de reconhecimento a profissionais da imprensa é promovido pela Associação dos Municipios do Sudoeste do Paraná e foi realizado na noite do dia 27 de novembro, em Francisco Beltrão.
Na 21ª edição do Prêmio Amsop foram inscritos 249 trabalhos em nove modalidades – jornal impresso, revista, fotojornalismo, crônica, televisão, rádio, campanha publicitária, comunicação cidadã e portal jornalístico, nas categorias Temática Especial Carta Sudoeste 2014, e Tema Livre. Os melhores foram definidos por uma banca examinadora formada por 12 profissionais de oito instituições de ensino do Paraná.
Os profissionais da Rede Celinauta de Comunicação classificaram-se nas seguintes modalidades:
Em reportagem de Rádio, Edson Honaiser da Rádio Celinauta conquistou o 1º lugar na temática especial e 3º lugar na temática livre. Em reportagem de televisão, Thiago Tessaro da Tv Sudoeste ficou com o 3º lugar na temática livre e 3º também na especial. A jornalista Marilena Chociai da Tv Sudoeste ficou com o 1º lugar em reportagem de televisão na temática especial. Também conquistou troféus de 2º e 3º lugares com reportagens produzidas para a Revista Olhar, da Diocese de Palmas e Francisco Beltrão.
O diferencial das reportagens produzidas pelos profissionais da Rede Celinauta de Comunicação é que elas tratam de questões sociais e programas educativos. A 1ª colocada em rádio, do jornalista Edson Honaiser, mostra o fortalecimento das cadeias produtivas a partir da união dos pequenos agricultores. Já a reportagem vencedora em televisão, da jornalista Marilena Chociai, mostra um programa implantado em escolas do campo de Francisco Beltrão, que incentiva estudantes a se manterem na atividade leiteira. As outras reportagens premiadas, tratam de temas como a organização nos acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-terra, destinação do lixo urbano e alimentação saudável.