Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Missa de 7º dia de Ir. Crescência Maekawa

18/09/2018

Notícias

irma_crescencia_180918 830

São Paulo (SP) –  No dia 13 de setembro, faleceu em São Paulo Ir. Crescência Maekawa, religiosa do Instituto Secular das Catequistas Missionárias de São Francisco de Assis.

Quem morou e passou alguns dias no Convento São Francisco, em São Paulo (SP), provavelmente conheceu Irmã Crescência. Foi ali que ela trabalhou de 1974 a 2010. Ela começou como secretária paroquial da Pastoral Nipo-brasileira e depois assumiu como secretária da Paróquia. Foram 40 anos de dedicação.

Do Jaraguá, onde residia, fazia diariamente uma boa caminhada de trem, de ônibus, de metrô e a pé até o Convento. Nunca reclamava e sempre esbanjava alegria.

Natural da cidade japonesa de Uto Gum, nasceu no dia 25 de agosto de 1934. Irmã Crescência apreciava uma boa culinária. Gostava de criar pratos novos e não gostava de batata doce, pois dizia que comeu muito na época da guerra. Teve uma infância marcada pela perda precoce dos pais. Ainda criança, soube o que é a fome na guerra.

Na vida fraterna era humilde. Na idade avançada, sentia muita dor, tinha dificuldades na visão e locomoção. A última palavra, a caminho da mesa de cirurgia, foi: “Sou macaca velha!”

A missa de 7º dia será realizada amanhã, 19/9, às 7h30 na casa das religiosas, localizada na Rua Gertrudes Jordão, 133, Jaraguá, em São Paulo. Ao meio-dia, os frades do Santuário e Convento São Francisco (Largo São Francisco, 133, Sé) rezarão em sua intenção e em agradecimento pelos anos de trabalho e amizade.